Fim de semana moral, cívico, espiritual... molhado

 Então já estamos em 2011. Um ano que promete ser mais calmo, de reflexão, organização e estruturação. Ano regido por Mercúrio. Ano 4... Tá legal, chega. É isso aí. Eu realmente espero que todas as previsões esotéricas para esse ano sejam verdadeiras. Ainda mais quando vou colocar o meu apartamento abaixo com uma reforma que deve durar uns seis meses... Haja organizar e estruturar depois!!!:)

Mas esse fim de semana de réveillon foi do C.!!!! Acho que nunca passei um 31/12 e 1º de janeiro tão significativos na minha vida. Portanto acredito que 2011 promete muito em matéria de autoconhecimento, serenidade e civilidade.

Pra ser sincera, não estava esperando muita coisa do meu último dia do ano. Cansada, em Brasília, dois meninos pequenos, chuva, chuva, chuva... Entretanto meu primo-irmão de Goiânia resolveu vir me alegrar com sua tranquila presença. A companhia dele me fez sair da inércia, à procura de alguma programação especial. Era o nosso primeiro réveillon juntos. Tinha de ser marcante. E foi.

O trio pronto para as experiências espirituais e mundanas da noite
Primeiro, participamos da cerimônia das 108 badaladas do sino no Templo Budista. Terminar um ciclo de perdas e dor e iniciar um novo ano pensando positivo era preciso. Meditando e cantando com as bênçãos do monje Sato. De quebra, ainda encontrei a querida Ceci, só para tornar o fim de ano ainda mais radiante. Foi reconfortante poder apertar as mãos do meu marido e tocar os pés da amiga naqueles minutos que antecediam a contagem regressiva. Incensei minha alma com desejos de tranquilidade, paciência e iluminação.

Na fila para badalar o sino budista
Já na fila para badalar o sino, brindamos com saquê a chegada de 2011!! Nossa badalada, a de número 57, ecoou pelo céu chuvoso alcançando os fogos de artifício que ainda coloriam o céu aqui e acolá. Com os pés sujos de lama e o espírito renovado, deixamos o templo rumo à casa dos padrinhos do meu marido. Ali, uma família calorosa nos esperava com uma ceia de deuses, toda preparada pelo dono da casa. Não pude abrir mão de experimentar carne de coelho pela primeira vez. Deu medo, deu uma certa angústia, mas inovar também é fundamental. Iguaria aprovada.

No meio da madrugada, debaixo de um toró fenomenal, rumamos para uma balada doida nos bons moldes do tempo da UnB. Dica da cunhada, aportamos numa "festa estranha com gente esquisita" lá no setor de mansões do Lago Norte. Mais universitária, impossível. Músicos e poetas de Brasília dançavam ao som do DJ-cabeça. Recordei com carinho as noitadas em que encontrávamos a madrugada deitados no teto do Faculdade de Direito olhando as estrelas. Caimos na cama às cinco da matina, bendizendo a sogra por estar com os netos e assim voltarmos a ter 20 anos e nenhuma responsabilidade.

Mas o primeiro dia de 2011 ainda prometia muitas emoções. Não estava em meus planos acompanhar a posse de Dilma. O dia, instável, cinza, não ajudava. A noite não dormida também. Todavia meu primo estava na capital federal e eu não poderia deixar de levá-lo a esse evento máximo de cidadania. E lá fomos nós, por volta das quatro da tarde, para a Praça dos Três Poderes. Não havia uma multidão como na primeira posse de Lula, o que nos colocou num lugar com certa visibilidade para a rampa e parlatório do Palácio do Planalto.

Coração começa a bater mais forte. A 1ª presidenta está a caminho
Não esperava me comover como daquela vez, quando segui Lula em carro aberto acenando para o mar de gente. Mas não existe nada como cantar o Hino Nacional rodeada de centenas de brasileiros ruidosos, esperançosos e devidamente paramentados de verde-amarelo e vermelho PT. O patriotismo tomou conta e as lágrimas se misturaram aos respingos da chuva fina. Tchau, Lula!!! Bem-vinda, Dilma!! Faça um governo justo, limpo e cidadão!

Dilma discursa, Lula se despede. Brasil total!

É bonito ver Brasília cumprindo sua vocação popular

Um Brasil vermelho de contente

Meu primo amado


Juventude e fé

Patriotismo na veia

Várias formas de acreditar

Agitam-se os sonhos!

De um país que voa alto...

Unido em seus diversos matizes e gerações

Na confiança de que Dilma será capaz

De governar acima das paixões partidárias

... Além de qualquer radicalismo

Só se for um radicalismo contra a corrupção

... Contra a violência...

E a favor dos dizeres estampados no cidadão que pediu para tirar a foto comigo

Que o olhar profundo da menina seja o olhar de todas as gentes

Que as cores da nossa gente sejam as cores da verdade

Da contagiante inocência

... Da vívida sabedoria

De um país que se ama e se respeita

E que desce e sobe as rampas da vida com dignidade

Para alcançar um horizonte amplo e moderno

Plural em oportunidades...

Militante na luta pela justiça social...

Esperançoso e apaixonado por política cívica
E quando eu pensava que o coração já não era capaz de suportar tantos abalos, ainda demos conta de ficar para o show. Estava com mais energia que pilha duracell quando Fernanda Takai subiu ao palco. A chuva forte que caiu um pouco antes espantou boa parte dos presentes. Por isso, o primo, o marido e eu estávamos estratégicamente posicionados em frente ao portão que isolava a geral da área reservada para os vips. Fernandinha, numa sacada condizente com a ocasião, ponderou: "Vocês estão muito longe. Hoje, quem é vip são vocês!" E solicitou à produção que abrisse os portões para que o povo se aconchegasse bem embaixo do palco.

Ai que endurecer, mas sem perder a ternura jamais

Resultado: nunca em um show gratuito estive tão frente a frente com os cantores. E a noite fluiu lindamente por meio das vozes de mulheres de raça como as talentosas Takai e Zélia Duncan. Elemento surpresa: Gabi Amarantos, a Byonceé do Pará. Caramba, a rapariga é poderosa!! Não vou discutir a qualidade musical do seu repertório, mas a danada tem presença de palco, graciosidade e tamanho para abalar o Brasil. Ainda rolaram Martinália (que não acho grande coisa, não sei o porquê desse tititi todo em torno dela) e a indefectível eletricidade de Elba Ramalho, mostrando que ainda tem pernas lindas, ao contrário do rosto, devastado por cirurgias plásticas.

Fernanda e Zélia cantam Legião Urbana e me desmancho

Na sua cidade, Zélia vibra em luz maior

Martinália chega com o pé do samba quebrado, mas não perde a alegria

Furacão Gabi ruboriza a plateia

Elba em momento Ramalho, mas o Zé

O quinteto feminino se reúne na apoteose da cidadania
Voltamos da marotona lá pelas 10 pm. Exautos, porém de bem com a vida. Aquela vibração cívica provocou uma sensação de que o país vai dar certo. Se metade da intensidade das boas intenções e promessas desse início do ano vingar, só pode dar.

No embalo desse crença, torci para que a chuva insistente desse primeiro fim de semana de 2011 tenha lavado e levado para longe as vilanias da corrupção. Que brasileiros do povo e do poder possam trabalhar na construção de uma sociedade diversa na igualdade. Plural nas oportunidades. O fim da miséria está próximo. É preciso.
A nação tremula altiva no início de mais um ano

 O Palácio é o abrigo de um horizonte mais azul para os brasileiros

Comentários

  1. Muito bem colocado, Lu. Que a Dilma, sua equipe de trabalho e todos nós sejamos capazes de enfrentar com coragem e competência os grandes desafios que nos aguardam em 2011. Também reservei o dia primeiro para renovar a fé na vida e suas imensas possibilidades. Compareci à prainha dos Orixás e joguei flores para minha querida Iemanjá. Axé, Namastê, Aleluia e Amém!!! Sendo de luz, tô dentro.

    ResponderExcluir
  2. As legendas ficaram ótimas.
    Você conseguiu sintetizar muito bem o espírito do momento.

    Curioso isso, né prima?
    Estávamos lá, sabíamos da importância e da singularidade histórica do momento, mas só agora, revendo as fotos, conferindo a elegância poética do seu texto, é que a ficha caiu.

    Uma história pra contar pros netos.

    Beijos.
    E obrigado por uma virada de ano inesquecível.

    Valdeir Jr.

    ResponderExcluir
  3. Oi amigaaaaa!!!

    Pois é Lu...essas regências anuais são muito questionáveis...faz parte de uma astrologia cabalística muuuito antiga. Tanto que as regências anuais só vão até saturno, que era o último planeta que se sabia no céu..., mas acredito que se até hoje se fala nisso é porque tem uma razão de ser...
    Quanto a numerologia do 4, sou apenas observadora de como funciona, porque não sei nada sobre esse tema, apenas acredito.

    Que pena que não conheci seu ap na forma original (só por algumas fotos) deu pra ver que é muito aconchegante , bem decorado e de bom gosto, claro.

    Mas gostaria de fazer a famosa comparação do antes/depois. A reforma prevê cantinho para hóspedes?!! rsrs também estou cá reformando o deck da piscina e pintando o ap ( mais que na hora)

    Bem, querida, te desejo grandes voos, seja através de sua escrita ou de qualquer outra forma de expressão.

    O importante é que numa paradinha ou outra em alguma nuvem, nos encontremos (com ou sem reforma).

    Bjão amigaaaa!

    Marcia

    ResponderExcluir
  4. Márcia, amiga do peito, queridíssima e evoluidíssima!!!

    Adorei o seu texto com todas as referências cabalísticas,numerológicas e astrais. Se não fosse você, não poderia ter começado o texto do blog como comecei. Você me deu a inspiração de hoje para escrever o ontem, eternizá-lo.

    Mas é claro que terá lugar para hospedes. Já tem. Mas é bem esculhambadinho :). Com a reforma, vai ficar lindinho!!!

    Te adoro e obrigada por iluminar a minha vida com a sua doçura e serenidade. Você é a minha guru!!!!:)

    BelBel, primo e demais seguidores das minhas aventuras, aqui deixo o meu apreço e a minha gratidão. Vocês são gente com G!!!

    Abraços fraternos e vamos que vamos,

    Lulupisces

    ResponderExcluir
  5. Luciana,

    P A R A B È N S! ! !

    Você sabe que eu adoro os seus textos e esse por exemplo foi fora
    de série, fantástico. A D O R E I.

    Beijão,
    Selma

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu,
    Estava lá, me emocionei demais.
    Você conseguiu expressar muito bem o momento,as fotos, as legendas, amei!
    beijo,
    Gelza

    ResponderExcluir
  7. Lulu, adorei o texto e as fotos. Eu já passei um Ano Novo no Templo Budista e essa energia é pra lá de positiva. Quanto à posse, assisti pela televisão do conforto da minha casa, mas com a certeza que ao vivo e a cores o negócio é tremendamente mais emocionante. Parabéns pela virada do ano, foi muito emocionante mesmo! Tudo de bom! Beijos, Débora

    ResponderExcluir
  8. Lembra Luzinha, como a gente ficava repetindo nos anos 80, imitando o Lula com sua linguinha presa: "Eu vô, eu vô, eu vô subi a rampa!"...rrs... pois é, o tempo passou e aí está você, vendo o Lula subir a rampa, depois descer a rampa... quanta emoção! Ah, como eu teria gostado de ter feito esses programas com você, com gostinho de liberdade, direito a badaladas e baladas...rs... Curti muito as fotos. Bom demais!!!

    ResponderExcluir
  9. Surpreendente!
    Se tem um lugar onde eu jamais imaginaria que você iria no primeiro dia do ano é na posse da Dilma!
    Meu reveillón foi mais no meu estilo. Passei na casa de amigos, com pouca gente, bem família, sem muito barulho, do jeito que eu gosto!
    Que 2011 seja um ano de muita saúde para todos aqueles que nós gostamos. Quando a gente tem alguém da família com problema de saúde descobre que o resto é irrelevante (mas você sabe disso melhor que eu). Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Adorei sua visão personalíssima e fico feliz que seu reveillon tenha sido bacana. As fotos ficaram muito legais e adorei a criatividade das legendas. Ando meio desiludida c/ o PT, mas espero que a nação Brazuca prospere pelo bem de dos 190 milhões que somos. Desejo que a igualdade se materialize na nossas vidas e que o amor à Pátria Amada seja mais forte que a corrupção e os interesses privados.

    Bjs com votos de doçura, alegria, saúde, paz , união e prosperidade pra você e toda sua lindíssima família!

    Juliana Meneses

    ResponderExcluir
  11. Oi Lulu, sou Belinha (para os íntimos), prima da Ana Catarina. Amei sua visão da posse da Dilma, não só com suas palavras de poeta, mas com as fotos que revelam sua grande sensibilidade. Beijo. Izabel Mattos

    ResponderExcluir
  12. Oi Belinha, bem-vinda ao blog!!! Obrigada pelos elogios!!! Assim vou ficar "vermelha"!!!:)

    Nade sempre por aqui, tá?

    Abração,

    Lulupisces.

    ResponderExcluir
  13. Oi, querida amiga, realmente sua virada foi agitadíssima, fiquei exausta só de ler, mas foi um pique bom (só não senti falta da festa estranha, confesso). Nós dançamos em casa mesmo, e fizemos umas danças muito loucas, os meninos morreram de rir, mas acompanharam (ainda bem, senão eu ia ser a única maluca da casa). Mas enfim, eu também acompanhei a posse da Dilma e adorei estar lá, bem pertinho, praticamente de camarote. O discurso dela no Congresso foi muito abrangente e, além de objetivo, estruturado e focado em metas (características masculinas), foi também feminino, falou de amor e de generosidade e de união. Eu gostei muito e estou esperançosa nesse governo. Pelo menos, se ela disse, podemos nos mexer e cobrar, como cidadãos participantes que somos - ou podemos ser se quisermos! Um grande beijo e um 2011 doce para nós!

    ResponderExcluir
  14. Oi Luciana,

    grata pelo prazer e emoção de viver através de você aquele momento sob o céu de Brasília, o céu mais lindo que já vi.

    Sabe, naquele dia primeiro, passei-o todinho em frente à TV, com um lenço da bandeira brasileira sobre meus ombros,

    de quando em quando, nos momentos mais importantes da posse de Dilma, eu ficava em pé e brindava com uma taça de champanhe, para ela, para nós, dando tachau e obrigada ao Lula que inspirado demais a pensou como nossa primeira presidenta mulher.

    Foi um dia de grande emoção e felicidade para mim,

    e agora lendo no seu site sobre aquele dia, registrado da forma como você o fez, repeti a dose. Valeu!

    Abraços,
    Guti

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos