Orçando o sonho

Meu querido diário da argamassa, não tenho novidades sobre a reforma por enquanto. Estamos num momento-limbo, uma parte chatinha, sem gracinha, mas fundamental para que a empreitada tenha sucesso: orçamentos variados. A arquiteta nos apresentou alguns engenheiros e mestres-de-obra e eles agora estão visitando o apartamento para orçar o trabalho sujo. Além disso, estamos levantando os preços dos materiais de construção e acabamento.

Todos as equipes de engenharia e construção contactadas estão muito animadas, não é pra menos, com a possibilidade de por abaixo um apartamento de 170 metros quadrados. Não só porque vão ganhar mais, mas porque deve ser bastante mais emocionante refazer um grande espaço do que reformar apenas uma cozinha, por exemplo.

Um dos engenheiros que nos visitou garantiu que entrega a obra em quatro meses. Bateu com a previsão da própria arquiteta. Confesso que não dá para acreditar muito, mas não deixa de ser sinal promissor de que ambos estão falando  a mesma língua e de que minha família vai ficar acampada por menos tempo do que imaginava.

O engenheiro alertou para as duas coisas que costumam atrasar as reformas: falta de material de acabamento (atrasos na entrega pelo fornecedor) e mudanças de projeto de última hora. Como estamos nos cercando nessas duas frentes, comprando tudo o que é necessário em termos de revestimento antes do quebra-quebra começar, e também fazendo reuniões exaustivas com a arquiteta para que o projeto fique perfeito, acho que não vamos dar mole para os imprevistos.

No mais, nessa expectativa... Não vejo a hora de tudo começar meeeeeeesmo! Sei que vou ter de me mudar e mudança, sem dúvida, é a parte mais abjeta de qualquer coisa relacionada à casa. Ninguém merece, de verdade, essa aporrinhação. Mas temos que pensar que elas existem por um bem maior, literalmente e metaforicamente analisando. E, taí um lance gostoso da reforma: unir o casal. OK, tem gente que vai dizer que a reforma do apartamento acabou em divórcio. Porém, no meu caso, está sendo interessante ter um projeto-começo-meio-fim - em comum com o meu marido.

Não há muitas possibilidades para um físico e uma jornalista estabelecerem um ponto de contato no campo profissional (e até no campo emocional, às vezes), vocês hão de concordar. Então, o projeto do novo lar (sem conotação espírita, mas, sim, espiritual), é uma oportunidade de tocar uma meta conjunta. Os dois palpitando, escolhendo, azucrinando o ouvido da arquiteta, fazendo confidências... É, não é moleza não... A arquiteta acaba conhecendo as manias e loucuras dos habitantes da casa, caso contrário, pode projetar um banheiro que pode desaguar em separação litigiosa.

A reforma do apartamento deu um novo fôlego para a relação. E vai deixar a casa mais aconchegante e calorosa. Um quarto de casal mais romântico, com uma penteadeira que promete evitar atritos diários na hora de dividir a suíte do casal (ela quer se maquear, ele quer se barbear)... Um casamento de séculos precisa de novos desafios de vez em quando. E de espaços individualizados de vez em sempre!!

Sem contar que os meninos estão curtindo a ideia da nova-velha-casa, mesmo sem entender como isso vai acontecer de fato. Outro dia, o meu mais velho até sonhou que tinha ganhado um cachorro na casa nova. Taí, pra mim, esse negócio de realizar o sonho do meu filho no quesito bicho de estimação é cem vezes mais aterrorizante do que qualquer reforma. Vai entender...

Comentários

  1. Dizem que ao arrumar armários ou limpar a casa estamos na verdade nos arrumando e nos deixando bem clean interiormente, jogando fora o que não nos serve mais... se formos pensar em uma reforma dessas então hein? Vão acontecer grandes reformas internas, verdadeiras renovações individuais e em conjunto. Pelo jeito isso já começou a acontecer (maior união do casal)...

    Engraçado, quando pensamos aqui em casa ter uma casa maior é por uma simples razão: poder ter cachorro(s), gato(s) e passarinhos... pode se arrepiar!...rs...

    Beijos

    Patty

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos