Corra e olhe o céu* (antes que seja tarde)


Nunca vi nada tão exibido. Escancarado. Pra onde eu olho está ele, solene, mas ao mesmo tempo simplório. Se eu me sento à espera de alguém, ele abre brechas entre o concreto. Se eu dirijo, ele tomba na frente do carro como uma cortina ao fim do espetáculo. Porém é o início do flerte. Ele flerta descaradamente comigo. Cheio de volumes brancos, carneirinhos de algodão que anunciam o frio.
Na manhã é silencioso, espectral. Perfeição que beira à artificialidade. Na tarde, retumbante, opiáceo. Uns rasgos de sangue na tela azul. Varando as ruas, da janela, do parque, debaixo do bloco: presença. Certeza.

Mas ser exibido tem seu preço. A inveja quer lhe roubar. Quer lhe anular. A ira do Homem cada dia mais alta, na busca da prova de que também pode ser impressionante. Para qualquer lado, um gigante de concreto. As escalas, as projeções, o tombamento. Nada parece conter a brutal proliferação da cidade.

Agora uma arena monumental se ergue e apaga um bom pedaço do horizonte. Ninguém se dá conta de que nossa personagem mais importante é exibida porque pode. Porque tem permissão. Porque é o nosso maior legado. Porque é Deus.

Quem foi que disse que metrópole é sinônimo de progresso? Confusão de significados. Luxo é espaço. É praça habitada por crianças nos balanços vermelhos, jovens nas quadras de vôlei, velhos tiritando ao sol. Opulência é árvore frondosa. Chique é ser área livre, preservada da ganância.

Um dia a gente ainda chega lá. Vamos ser outra conurbação, outra aberração. Arranha-céus, não, arromba-céus. O firmamento ferido de morte. Esvaindo azul celeste até virar cinza-parede. A nova São Paulo esmagando seus cidadãos-formigas espremidos em ônibus, metrôs, apartamentos.

Nesse dia, sorte minha, eu já terei aceito a sua corte, amado infinito. E juntos enfeitaremos outras civilizações.


Tema do post(Cartola, na versão de Vanessa da Mata para a música que Bernardo escolheu para a minha entrada de noiva):

http://www.youtube.com/watch?v=ADODrzzmcyU&feature=related


Comentários

  1. Lalaraia laia, laraia laia bom dia!!!Que linda canção.Lendo seu texto, imediatamente olhei para o céu, sou uma apaixonada pela sua imensidão,cor e vibração.Ainda temos o privilégio de poder em nossa cidade tê-lo muito presente acima de nossas cabeças e em todas as direções que olhamos lá está ele,mas confesso o meu medo enorme de perder esse contato tão direto.Em alguns lugares isso já pode ser percebido.Sabe ali indo para o parque da cidade?lembra que dali avistávamos a torre de tv?agora o que se vê?"arromba céus"tapa cèus em forma de hotéis...Deus nos livre desse mal.Belo texto,bela lembrança...bjão!
    Namastê!
    Cynthia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus nos livre, querida Cynthia!! Assim seja, namastê!!!

      Beijão,

      Lulupisces.

      Excluir
  2. Ô Lu, que textão,hein? Digno do céu que nos alimenta, amiga. Corramos e vejamos o céu já e sempre!! É como canta o Kid Abelha em outra música legal:
    "Pra que eu me divirta
    Basta um dia bonito
    Usar a cor azul do céu
    No meu vestido"

    http://letras.terra.com.br/kid-abelha/83045/

    Namastê
    Isa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, BelBel!! Muchas gracias!! Curti a letra da musiquinha do Kid. Não conhecia não.

      "Vou mergulhar no mar
      Mesmo com a água impura
      E vou beber o vinho
      Acima da temperatura
      Prá que eu me divirta
      Às vezes basta um sorriso
      Às vezes uma palavra
      É tudo que eu preciso

      Vou correr atrás da bola
      Até o juiz apitar
      Trabalhar por prazer
      Até o dia clarear
      O dia tá bonito
      Mesmo com temporal
      E o Rio de Janeiro
      Continua lindo

      Vou mergulhar no mar
      Mesmo com a praia escura
      Vou gozar a liberdade
      De uma vida sem frescura
      Pra que eu me divirta
      Basta um dia bonito
      Usar a cor azul do céu
      No meu vestido

      Posso enxergar ao longe
      No meio da cerração
      Posso ancorar no espaço
      A minha embarcação
      A noite vai reluzir
      Mesmo sem lua cheia
      A vida será perfeita
      Mesmo sem perfeição

      Excluir
  3. Lemos (Lê e eu) esse texto no almoço. Está especialmente imagético. Acho que é por aí, parabéns!

    Luiz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lulu, obrigada pela força na peruca literária!!!KKK!!!

      Beijocas,

      Lulupisces.

      Excluir
  4. Belíssimo texto, Lu!

    Fátima Venceslau

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos