Paulo Freireanas


Tempo Pedagógico 


"A leitura do mundo precede a da palavra."

(Paulo Freire)


Pessoas descobertas 

Despidas de senões.

Espaço, 

ágora do saber.

Realfabetizar o olhar,

a atenção.

Palavras-chaves da vida

reivindicam, da cidadania,

o quinhão.

Processos possíveis,

inéditos viáveis,

aspirações,

sinapses.

Somos todos brasileiros.

Motivação de tal ordem nos unge.

A escrita não é suficiente.

Urgem entranhamentos,

transmutações da realidade. 




Alfabetizar é Libertar!

"que eu me organizando posso desorganizar"
(Chico Science) 

Uma balinha acolhe,

um olhar.

Palavras geradoras,

grávidas de cidadania.

Libertação do oprimido

autonomia.

Banir a vergonha,

as pedras do caminho

contornar. 

Transformar a própria história,

criar outros mundos.

Escolher a direção,

construir pontes.

Infinitas trajetórias.



Comentários

  1. “Alfabetizar pra libertar”👏👏👏 e tão ou mais importante, pra mim ,é o que vc escreveu…”realfabetizar o olhar , a atenção,” é urgente e preciso🥰🙏
    Cynthia

    ResponderExcluir
  2. Preciosa, adorei os poemas. Estamos sempre a nos alfabetizar. E a epigrafe: "que eu me organizando posso desorganizar"
    (Chico Science) Demais 🤗

    Karla Melo

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Lu. Excelente ser parte da formação.

    ResponderExcluir
  4. Ah, Lu… Eu fiz Magistério no final dos anos 80, em uma escola salesiana. Tive o privilégio de ler Paulo Freire, de discutir seus textos com colegas e professoras, em um tempo em que eu ainda não queria “professorar”. Quanta sorte a minha, quanta luz na minha jornada. Obrigada pelo poema, Lu. Melhor maneira de sextar! Beijos,

    Adriana Túlio

    ResponderExcluir
  5. O letramento nunca chega ao término. Ainda mais se ele passa pela leitura poética do mundo.

    ResponderExcluir
  6. Lindo, maior grito de libertação.❤✨

    Renato Assumpção

    ResponderExcluir
  7. Belos poemas libertadores 👏👏👏

    Adriano Schulc

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos