Jogo de búzios






(...) "Era uma vez viagens e descobrimentos.
(...)
Era uma vez - e ainda respira em mim
como um cavalo alado,
- aquele mar".

Lya Luft



Ainda que concentrada, de cócoras sobre a imensidão dos corais de Cajueiro da Praia/PI, ela me notou vagando pelos ermos do mar, no pico da maré vazante, e gritou de longe:

- quer catar búzios? Mas ponha a chinela! 

Na ignorância de menina interiorana, que conheceu o mar aos sete anos de idade, acreditava que procurar conchas para a minha coleção significava "catar búzios". Porém, ao me aproximar dela, a simpática moradora de Belém do Pará me explicou: 

- Apanho as moelinhas, as chapotas e as galinhas arrupiadas e levo para a minha cidade, pois lá não tem. Eu cozinho e carrego no gelo.

Enquanto falava me apontava cada uma daquelas casinhas marítimas que - para uma peixa do cerrado, apenas traduzem a beleza e o mistério dos oceanos, achados anônimos, jamais fonte de alimento. 

Tenho horror aos frutos do mar (tirando camarão e lula). Deles, só almejo os lares retorcidos, resistentes e, de preferência, abandonados às ondas. Objetos do desejo ocos e magníficos. Entretanto, não me importo de assassiná-los, caso a residência seja de rara arquitetura. Mergulho os tesouros em álcool e deixo o tempo agir. Que psicopata!

Ah, se a paraense imaginasse que se tratava, ali, de uma turista privilegiada, acostumada a pegar sol por prazer, não por precisão. E se decepcionada descobrisse que eu não passo de uma mulher burguesa e má...

Despedimo-nos sem conhecer nossos nomes, sem apertos de mão. Todavia, nunca mais caçarei qualquer búzio-presa sem dela me lembrar.




Comentários

  1. Bela reflexão , como sempre! Belo o olhar desta senhora que respeita e tira alimento do mar!

    Não há um texto no qual eu não viaje junto!

    Parabéns Lu!
    Da sua fã número 1:

    Anna Gabis

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essa viagem!

    Rodrigo Holanda

    ResponderExcluir
  3. Não aguento: Muito bem escrito! Te invejo por esse dom.

    Karla Mendes

    ResponderExcluir
  4. Show!!!
    Parabéns!

    Isabel Frantz

    ResponderExcluir
  5. Muito legal!

    Simone Aragão

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos