Mentoria
Na casa dela, o fogão se chama Vesúvio; a geladeira, Frida e a máquina de lavar roupas, Apolônia, “pois é nome de matrona, não acha?”
Janjan é uma criança imaginativa e uma vovozinha travessa ao mesmo tempo. Entrou na minha vida por vias oblíquas e trouxe tanta personalidade, que não sei como consegui existir sem o frescor de suas ideias por quase meio século.
O esconderijo da garota miúda fica na superquadra das árvores e das mulheres anciãs significativas e autênticas.
Perto dela, esqueço que sou uma jovem senhora e viro jovem pupila, atenta para sorver a magia de alguém com profundidade lírica imensurável.
Ela me diz: “não me canso de seus contos”. Respondo: poeta, acho bonito você chamar de contos o que eu escrevo. Tô mais para contadora do que para contista.
E ela tem o livro com a capa dos fósseis de peixinhos à mão, ao lado da televisão. “Sempre volto a eles. Não tenho mais paciência ou cabeça para os romances cheios de personagens. A memória está por um fim e ontem já é antigamente”, enquanto me passa o chá e mostra as pastinhas árabes que encomendou.
Bebericamos, mastigamos e falamos de literatura, arte e gatos. Sim, pela sala circula a Shadow. Mas há outros menos exibidos, escondidos em armários ou debaixo da cama.
Entre os felinos, um canídeo tamanho P: Piolho, amorosamente chamado de Pi.
Ela, poeta porreta arretada paraibana-candanga, com conhecimento de causa, me indica livros e confessa desejos e paixões: "Quero ler 'O Fim do Homem Soviético'; não canso de ler 'Casa Tomada'. Tudo no Cortázar é inquietante e insólito. Gosto muito de 'Armas Secretas' -  'As babas do diabo'  originou o filme  Blow-up (Antonioni), mas nada supera  'O Capote' de Gogol”.
Os papos fluem ao vivo e online. Sensível incentivadora, a mestra Jandira envia mensagens imprevistas à discípula: “Leio e releio o seu ‘'Van Gogh Nos Trópicos' porque não conheço o Delta do Parnaíba. Fico pensando na lancha deslizando e na beleza da paisagem”.
Sou Gêmeos (signo natal) com ascendente em Peixes que, dizem, predomina a partir dos 30 anos. Por isto vivo nas galáxias rsss. Qual o seu ascendente?”
Hoje estou lesma e ainda não acordei. Deve ser o tempo seco. Boa noite e durma bem”.
No encontro recente, um presente: “poemas à palma da mão. São seus, pois é inútil querer traduzir a notável Emily Dickinson. Seria como partir à procura da terceira margem do Guimarães Rosa e acabar se perdendo no vasto horizonte das palavras. Você domina a língua e esta relíquia vai aquecer o seu coração”.
Ah poeta, a bênção de você partilhar comigo o seu tempo-espaço é uma fogueira ardente  para minha alma inepta.
It's all I have to bring to-day
This, and my heart beside,
This and my heart, and all the fields,
And all the meadows wide".


%2018.25.22_f7379d7f.jpg) 
 
%2010.38.30_876d128e.jpg) 
Fascinante! Um amigo vale um tesouro.
ResponderExcluirKarla Liparizzi
Lindo texto.
ResponderExcluirQue bela homenagem! Ela parece especial. Adoro vovozinhas! "A memória está por um fim e ontem já é antigamente". KKK! Gostei.
ResponderExcluirRodrigo Holanda
Que lindo!
ResponderExcluirVirgínia Pozzatto
Encontro de Almas💕💕💕belíssimo texto Lu, ah!vc sempre nos encantando…aprendo sempre muito com seus contos🙏😍🌷
ResponderExcluirCynthia
Amigo assim é tesouro sem preço. 😘❤️ - Paula Batatais.
ResponderExcluirNo seu caso o contrário também é quase imperativo, né prima?
ResponderExcluir*A vida é o que a poesia te dá.*
E tome mais uma Jandira na sua vida.
Gostei do nome do cachorro.
Valdeir Jr.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEsse encontro de mulheres encantadoras nos faz sentir o quanto é prazeroso estar em contato com pessoas amigas, ainda mais entre petiscos e bichinhos. O tamanho P do canídeo tb me fez rir. Sabe, já percebi que dos comentários de seus leitores-amigos dá pra escrever um belo texto, Lu.
ResponderExcluirQue lindo! Queria muito ter esse dom de usar as palavras para descrever sentimentos, encontros, emoções. Vc conseguiu perfeitamente e poeticamente compartilhar esse encontro. Jandira é um ser humano ímpar, que nos presenteia de corpo e alma com o seu existir.
ResponderExcluirQue lindo,! Mamãe merece! 😘😘😘 Adorei o texto, Luciana! Ainda mais com as citações da Janjan!
ResponderExcluirMateus
Que lindo! Amizades que aquecem o coração
ResponderExcluir