Alicerce




16 de janeiro é a data-natal de mamãe. Gosto do fato de ela haver me contado que a mãe dela havia lhe contado que ela não havia vindo ao mundo no dia 1° de maio de 1937, e, sim, cinco meses antes, em janeiro. Acontece que naqueles tempos embrutecidos de vida na roça, os pais não se importavam com a exatidão dos nascimentos dos filhos. Eram tantos, como um ano após o outro. 

Meu avô aproveitou o feriado do Dia do Trabalho para ir até a cidade e lá pernoitou a fim de comprar mantimentos e, de quebra, registrar minha mãe sob o signo de Touro quando, na verdade, Maria (interessante o pai ter escolhido a grafia simples, sem os acompanhamentos religiosos típicos. Seria ele um agnóstico?) era capricorniana.

Tenho especial apreço pelos carneiros. Eles são o meu fio-terra. A solidez de mentes que não divagam, mas refletem com sensatez. 

Nada de reticências, hipérboles, onomatopeias, fugas comuns de piscianas diletantes. Carneiros são portos-seguros e naves-māe, como a aniversariante de anteontem, amada amiga Marisa.
São fortaleza e elegância, como o próprio cabrito montanhês a filosofar sobre a vida, fincado sobre a rocha íngreme. 

Assim é o aniversariante de hoje, querido RegisBama, Reginaldo, timão naqueles mares traiçoeiros da Comunicação do STJ.

Mamāe também era dessas pedras gigantescas açoitadas pelas ondas insistentes. Não sucumbiu à amargura que seria fácil diante dos sofrimentos todos que a vida lhe deu. Cultivava jovialidade e simpatia invejáveis. 

Ainda que a filha caçula estivesse em eterna piracema, remando contra a maré, a matriarca nunca perdeu a resiliência de falésia. E desse modo silencioso e discreto, que mais ouve do que se mostra (como os capricornianos em geral), cumpriu sua missão de ser meus quatro pontos cardeais.

Comentários

  1. Mães... as nossas... e, hoje, você, têm um papel fundamental na vida de todos o seres humanos.
    Muitas semelhanças entre as histórias da sua mãe, e a da minha.

    Quando você diz:
    "Mamāe também era dessas pedras gigantescas açoitadas pelas ondas insistentes.
    Não sucumbiu à amargura que seria fácil diante dos sofrimentos todos que a vida lhe deu.
    Cultivava jovialidade e simpatia invejáveis."
    São palavras que se ajustam muito bem à minha própria mãe!

    Até essa questão de ter nascido em uma data muito distante daquela registrada na certidão de nascimento.
    Louco né?!

    Eu tenho a certidão de nascimento original da minha mãe, lá consta uma data de nascimento em Julho! Enquanto que, de fato, foi no dia 02 de Maio!
    No ano de 1927!! Ou seja, dez anos antes da sua mamãe.
    E, o mais louco! O nome! Na certidão da mamãe consta: Anna, e só!! E assim, com dois enes!!
    Eu nem sei bem como foi que ela conseguiu mudar isso mais tarde, quando fez a primeira Carteira de Identidade, onde aparece tudo certo.
    Outros tempos....

    Luciana, um beijo.

    Paulo Magno

    ResponderExcluir

  2. Carlos também era Caprica do dia 19/01 prático e direto, com humor invejável. Texto muito bom!

    Anna Luíza Lima

    ResponderExcluir
  3. Luz sempre brilhante, da Tia Maria!!!

    Fabíola Taveira

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto, como sempre. E parabéns pra mamãe onde ela estiver.

    Nelson Reis de Albuquerque

    ResponderExcluir
  5. Lindíssimo, Lu.

    Rê Osório

    ResponderExcluir
  6. Tia Maria, sorridente e enigmática!

    Marisa Reis

    ResponderExcluir
  7. Bem, eu tenho 2 capricórnios e 4 caneiros em casa (os gêmeos são duplo-áries!). Eu, justo eu, ventania de mão dupla. Não despenhasco eles, mas dou umas belas lufadas. Depois sumo que nem brisa...

    Elisabeth Ratz

    ResponderExcluir
  8. Como sempre ótima e eloquente escritora.

    Maria Helena Andrade

    ResponderExcluir
  9. Feliz aniversário dona Maria... Que Deus a ilumine e abençoe onde quer que você se encontre.

    Eduardo Rodrigues

    ResponderExcluir
  10. Viva a Dona Maria querida! Que me ensinou a fazer doce de leite no fogão de lenha da Fazenda. Só lembro coisa boa dela!

    Andréa Bolzon

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos