Sirenas






..." ele pôde dar-se o gosto de ver os incrédulos contemplando, com a boca aberta, o maior transatlântico deste mundo e do outro, encalhado diante da igreja, mais branco que tudo, vinte vezes mais alto que a torre, e mais ou menos noventa e sete vezes maior que o povoado, com o nome gravado em letras de ferro, halalcsillag, e ainda gotejando pelos lados as águas antigas e lânguidas dos mares da morte".
(García Márquez)



Assombrada pelo Titanic há alguns dias, desde que li o conto “A última viagem do navio fantasma”, de Gabriel García Márquez. 

Me dei conta de que os naufrágios me atemorizam. Com a leitura, fui transportada de volta ao Porto de Santo Antônio, em Fernando de Noronha, onde, no ano passado e pela primeira vez, mergulhei para conhecer os restos mortais de uma embarcação. 

O Maria Stathatos aportou na maior ilha do arquipélago em junho de 1937 (ano de nascimento de outra Maria, minha mãe), quando foi consumido pelas chamas de causa desconhecida. Os tripulantes abandonaram o convés à noite, resgatados por um navio alemão, enquanto o vapor grego queimava até às ferragens e afundava para sempre em águas brasileiras. 

A carcaça de aço está a uns cinco metros de profundidade. É fácil, com a limpidez do mar de Noronha, visualizá-la, ainda sólida e recoberta de líquens, sem que seja preciso mergulhar, o que facilitou minha vida de sereia fajuta. 

O sobrevoo líquido sobre aquele esqueleto me deu calafrios. A curiosidade cedeu à angustia. Não tinha ideia, até o encontro, que a cena me remeteria a sentimentos desoladores. A decrepitude e o abandono do Maria emergiram meus fantasmas. 

Não me esforcei para chegar mais perto. Permaneci à superfície e observei, de óculos de mergulho, aquela monstra morta debaixo de mim apenas por alguns minutos. Foi o bastante. Decidida, bati os pés em retirada com a força que me foi capaz, pois intuí que dessa fuga dependia minha sobrevivência. Precisava ir para o mais longe possível da presença do casco afogado. 

O pavor de submergir é muito humano. Ou talvez muito símio, uma vez que os macacos também não têm muito apreço pelas aventuras molhadas. Parece um paradoxo não saber nadar de forma instintiva, se experimentamos nove meses de vida aquática antes de nos tornarmos terrestres. Mas do desconforto em relação aos navios afundados, não fazia caso até me deparar com um deles fora das telas do cinema. 

Cara a cara com o Maria, senti uma espécie de vórtice a me atrair para aquele esquife oceânico. Nem a possibilidade de me transformar num exótico coral habitado por peixes multicoloridos apaziguou o temor pelo fundo do mar, pela fossa abissal que é ter pulmões num ambiente de guelras. 

A distância da areia da praia, a descomunal diferença entre a estrutura do navio e a estrutura do meu corpo, os gritos dos afogados ancestrais, a densidade monumental do Atlântico: tudo, de súbito, era âncora a me levar ao fundo. Escapei por pouco de sucumbir aos apelos das sirenas. 

Há muitos anos eu não imergia na escrita de Gabo. Percebo que todo autor tem suas obsessões estilísticas e temáticas. Escreve-se mais do mesmo em cada conto, romance ou crônica, mesmo que de forma magistral. Não há nessa afirmação uma crítica, apenas a constatação da identidade de quem cria. 

E, sem saber se os assuntos nos escolhem ou se somos escolhidos por eles, após o conto mágico de Gabo, leio a curiosa notícia sobre um hotel na Namíbia que se inspirou em réplicas de naufrágios e anda fazendo sucesso. Eu hein, não pagaria um real pela hospedagem. 

Como afirmei, estou sofrendo uma perseguição implacável de Andrea Doria e outros transatlânticos fantasmagóricos. A prova cabal do que digo foi tomar conhecimento de que no STJ, a milhas e milhas da costa, acontece nessa semana o "VIII Congresso Nacional de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro". 

A vida tripudia, não? 


Comentários

  1. Adorei a crônica, eu já tive vontade de ser peixe. Ou de voltar a ser.
    Tem épocas que prefiro ser passarinho. Mas semana passada me disseram ser camaleoa. Até encontrei umas imagens com as quais me identifiquei rsrsr.

    Thalynni Lavor

    ResponderExcluir
  2. Ah que gostoso...estou lendo sua crônica em Aiuruoca, enquanto espero lavar o carro imundo, de quem mora na zona rural. Partindo rumo à BH e depois Brasília. Na segunda estarei aí.
    Tenho uma sensação de muita melancolia e pânico quando o assunto é naufrágio. Fico sempre tentando imaginar como foram os últimos minutos, o desespero, a falta de ar, affe!

    Cynthia Chaib

    ResponderExcluir
  3. Bacana o texto!Eu odeio mergulhar!
    Tenho pavor das infinitas possibilidades das profundezas...
    Sou de ar!
    Gosto dos picos dos montes!
    Voar....

    Rodrigo Holanda

    ResponderExcluir
  4. Nossa, adorei! Você escreve muito bem.Eu escrevo absurdamente mal kk!
    Escreve bem e é divertida a leitura. Obrigada.
    Vou acompanhar. Vai me avisando quando atualizar.

    Thaís

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu, obrigado.
    Adorei. Parabéns.

    Christiano Emery

    ResponderExcluir
  6. Lu e seus textos que nos levam a viajar com ela, sentir tudo, experimentar 🥰

    ResponderExcluir
  7. A nostalgia que tenho o mar dentro de mim acompanha todo o meu entendimento de gente. Mas você escreveu algo que madou a charada: "experimentamos nove meses de vida aquática antes de nos tornarmos terrestres.
    Eis aí a minha fixação pelas águas, pelo silêncio em volta delas! Obrigada, Luciana, minha escritora Preciosa

    ResponderExcluir
  8. Viver tem a ver com ler, mergulhar, ouvir as sereias e sempre quase não voltar.

    Lunde Braghini

    ResponderExcluir
  9. Epifania pura e universo em conexão, um mergulho em águas então desconhecidas.

    Bombom!

    Emmanuel

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos