Querido Vina, saravá!






Sonho bom é aquele em que encontramos pessoas amadas separadas por miles away ou pela eternidade. Outra viagem onírica de primeira qualidade é aquela na qual estamos em lugares-pilares da nossa vida, sozinhos ou acompanhados. Como a amiga Ana Cristina, que tem um sonho recorrente com a casa de praia da família. No meu caso, é com a sede da fazenda da infância e juventude. Quando estou sem chão, ela costuma me visitar durante o sono.

Não é necessário fazer nenhum sentido para ser acolhedor esse tipo de sonho-terapia. Semana passada, sonhei com a amiga polonesa Agnes, que vive em NYC, na vizinhança de Astoria. Distantes  uma da outra por mais de dez mil quilômetros de oceano e de terra; por culturas e línguas-maternas complicadas, conversávamos animadamente sobre N assuntos. Mas o que me fez acordar animada foi recordar que debatíamos, com muita propriedade, Vinicius de Moraes.

Ela não lê esses meus textos em português, claro. Já me pediu para vertê-los ao Inglês, nosso idioma comum, por isso lhe contei o sonho numa mensagem de áudio. Adorou o relato e quis saber mais sobre o Poetinha. Lá fui eu vasculhar traduções interessantes dos melhores momentos do velho Vina (que não está entre os meus favoritos, porém se intrometeu no sonho que rendeu a desculpa perfeita para entrar em contato com a amiga e escrever esse texto). 

Como uma conexão telúrica puxa outra, eis que leio na revista da Gol (o marido trouxe da viagem a trabalho para BH), uma entrevista de Mart’nália sobre o seu último trabalho, todo dedicado às composições de Vinicius de Moraes. Que coisa!

Hoje, 11 de abril, é aniversário de Agnes e da tia-irmã Leila. Corri até o Spotify para conferir o referido disco da artista que nunca me chamou a atenção (gosto mais do pai dela). Ouço enquanto escrevo e tá bacaninha, tá bonito, tá gostoso. Enviei de presente - pelo zap - para a polonesa que, em 2001, se encantou com as músicas de Adriana Calcanhoto descobertas no apê de Larchmont/NY. 

Ela também gostou de pão de queijo e detestou abacatada: “it´s too sweet”. E se surpreendeu pelo fato de havê-la acompanhado ao aeroporto quando foi embora - arrasada - de volta para a Polônia, pois já se tornara uma new yorker de carteirinha. 

Ainda bem que ela conseguiu retornar aos EUA. Casou com um francês, teve uma dupla de filhos - Sofia e Hugo - e é cidadã da Big Apple, com seu justo green card. Agora, desejo que ela se aventure a conhecer o Brasil da amiga que faz coisas amalucadas “because she is Brazilian”.

Sonhos realizados, sonhos compartilhados. Sonho de seguir na vida entre amigos e reencontros reais e imaginários.




Comentários

  1. Ahhh, você! Gostei de estar nesse texto de sonhos. E amei a imagem também, me identifiquei. Quem sonha, dormindo ou acordado, tem o imaginário funcionando bem, e isto é balsâmico! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Deixei pra ler a crônica dentro do bus, na volta pra casa. Além do texto recente, mergulhei no blog e li várias outras... Tinha um tempo que não lia e achei impressionante como sua cabeça anda fervilhante e producente. Os textos não me impressionam mais: sempre tenho certeza que não serão nada mais que excelentes e inebriantes. Tipo série, que você vê um episódio e no final quer saber o que terá no próximo capítulo. Sugestão... Cria uma lista de transmissão e avisa sempre que postar logo novo. Assim os cabeças de vento como eu não ficam tanto tempo sem acessar.

    Juliana Neto

    ResponderExcluir

  3. Que dica excelente em mais um texto delicioso! Tive a alegria de descobrir que Marti'nália gravou um CD cantando o poetinha Vinicius de Moraes. Corri pro Spotify e lá estava a deliciosa a playlist.

    Renata Assumpção

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos