Behaviorismo

 Minha mãe me olhava e me dizia o seu silêncio agrário: A profissão do sonho não tem salário.

(Clodo Ferreira) 

 

Prêmios Jabutis de ayer e de hoy, ligados pelos laços da terra. Vibes rurais, misérias diárias e farturas intermitentes.

Talvez em honra ao irmão morto, irmão ogro. Ele, à mamãe, ao meu pai, aos meus avós e às demais ascendências. Todos tubérculos, germinados e geminados no profundo chão goiano.

Calhou de ter em mãos esses lirismos rural-raízes em prosa e verso. Nada a ver com latifúndios monotemáticos. Exatamente o contrário: milho, mandioca, roças esparsas: as lavouras eram arcaicas.

Vaquinhas esquálidas, pangarés, galinhas no terreiro, porcos nos chiqueiros (fétidos). Criações levianas.

Alma lavrada; arada em grotas e cascalhos.

A água brota em fios d'água e cachoeiras gélidas.

Tudo é raro no cerrado, menos a fantasia da criança que brinca de explorar o mundo. E o universo é poeira, carrapato, pé de baru e manga no pé.

Do pó viemos e ao pó retornaremos. Mas alguns nunca deixam de ser barro. Pó-durante: estrellas fugaces, cadentes, carentes de desejos atendidos.

Trazia o coração numa tipoia

Era do somenos

(Maria Lucia Alvim)





Em briga de ex-marido e ex-mulher, a gente mete a colher? Porque eu quis muito dar um pagadão naqueles dois imaturos indo à forra em frente ao pequeno filho, que não sabia se corria para um ou para o outro.


Eu sei quão complicada pode ser a dinâmica de muitos ex-relacionamentos, mas, por gentileza, não estraguem uma água de coco matinal nessa discórdia pública. Ao menos, deixem o filho com os avós ou na casa de algum amiguinho e acertem as contas no privado.


Fiquei com dó da nova namorada do pai. Tentava fazer cara de paisagem em face daquele vexame. 


Num fiapo de voz, deu tchau para o menino e para a ex-mulher, enquanto os dois, já de costas, se afastavam rumo ao carro.



Comentários

  1. Palmas!

    André Luiz Alvez

    ResponderExcluir
  2. Tem horas que precisamos passar de "tontos" e oferecer gelo. Quem sabe, a água fica tibia e causa um tupor social. Que Deus nos ensine ou melhor que nos lembre a civilidade aprendida. Excelente.

    ResponderExcluir
  3. Amei! Acho que sou barro-ainda. KKK!

    Karla Liparizzi

    ResponderExcluir
  4. Show, sensacional!

    Mateus Cellano

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos