Ortografia enfeitiçada





Afeita ao metafísico, fã de anjos, crente nas conexões telúricas, ardorosa incentivadora dos mistérios. Sou um prato feito para cair de patinho nas teorias conspiratórias. E pior: propagá-las sem remorso. É exatamente o que vou fazer agora. 

Suspeito que o corretor ortográfico dos nossos espertos celulares foram criados por mentes diabólicas. Analistas de perfis mais maléficos do que os da Cambridge Analytics, um grupo formado de psiquiatras e de psicólogos freudianos, junguianos, lacanianos, recrutados ao redor do planeta (maldita globalização!), de várias nacionalidades e que atuam sob codinome, para expor, nos textos despretensiosos, desavisados e quase sempre apressados que digitamos, o que mais de profundo esconde nossa psique. 

Não é de hoje que venho percebendo essas revelações dos estados de alma por meio da troca da ortografia e, com ela, dos significados. Você escreve o que quer dizer, porém o corretor apresenta o que jaz sob a superfície das intenções. O corretor diz tudo o que você de fato queria extravasar, tipo assim aquela letra do Gonzaguinha:

Chega de tentar, dissimular e disfarçar e esconder
O que não dá mais pra ocultar
E eu não posso mais calar
Já que o brilho desse olhar foi traidor
E entregou o que você tentou conter
O que você não quis desabafar
E me cortou

Visionário o cara, hein? Ele nem chegou a conviver com os corretores de texto digitais, porém fez a mais perfeita descrição desse mapeador das psicoses do século 21. Talvez Gonzaguinha seja como Raul Seixas, seres extraterrestres evoluídos (eles são sempre mais evoluídos do que nós, humanos, mundanos, mesquinhos). MIB explica.

Eu gostaria de haver feito soar o alarme mais cedo, caros amigos. Deveria ter catalogado todas as evidências, todavia, como uma legítima personagem secundária de um enredo sombrio, guardei para mim as minhas suposições até então, com medo de vir a ser mal interpretada. Não queria passar de bolsonarista, adepta das fake news. 

Peço desculpas se faltou coragem, contudo vocês agora estão a par. Já sabem que devem tomar todo o cuidado possível na hora de escrever qualquer mensagem, pois cada uma delas poderá ser enviada com uma troca precisa que pode entregar você, de bandeja, para o inimigo. Se for um comunista? Pronto, a ruína está posta.

A última que me ocorreu, só para vocês comprovarem que o que digo é a mais pura observação da verdade, se deu assim: 

Por isso, resolvi sair do gabinete. Não dava para esperar o fim da pandemia, algo que parece não ter fim. Estou desligada a partir de hoje. Fico triste e aliciada ao mesmo tempo.

Notem que o corretor captou o que eu tentava ocultar. Escrevi aliviada, mas ele trocou para aliciada, sensação que me consumia mergulhada no submundo do tráfico de drogas e da violência contra a mulher no qual me encontrava naqueles relatórios e votos à espera de revisão. 

Atentem-se como Inescrupulosos cérebros colocam a gente em assombrosas transações jamais vistas. 

O corretor capta nosso subconsciente. As imagens subliminares se tornam palpáveis ao receptor. Atos falhos (e fálicos) desmascarados, às vezes, diante de grupos inteiros! Por que vocês acham que o verificador de texto também é chamado de spell check? O feitiço está claríssimo, caríssimos!

Tá dado o recado. Quem avisa amigo é.


Comentários

  1. Valha-me Deus! Esse corretor ortográfico deixa a gente doido mesmo kkkkkkkk Por isso, nada de enviar mensagens sem revisar, hein!?O problema é que a gente se acostuma com essa praga na hora de digitar, por isso, ainda não o desativei. Vamos que que vamos. Faço minhas as suas palavras, Lu!

    ResponderExcluir
  2. 😂...adorei o texto Lu. Você é fera! Fiquei imaginando um livro infantil (ou infanto- juvenil) com esse tema. Até para trabalhar a alfabetização.
    Você se aposentou ou foi o corretor que me aliciou a entender isso!?😊

    ResponderExcluir
  3. Hahahaha. Adorei o texto! Hoje li no twitter sobre isso a moça contando que o corretor a traiu, ao tentar avisar ao chefe que ia se atrasar e o corretor sorrateiramente trocou para Transar. O chefe deu ok e de a dica para ela se prevenir, usando camisinha ��

    ResponderExcluir
  4. Kkkk... .Genial Descobriu os malditos. Precisarão de truques cada vez mais sorrateiros.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Li e gostei e já sou sua seguidora!

    Maria Félix Fontele

    ResponderExcluir
  6. Nossa, bem real seu texto!
    Acredito nessas evidências... Parece ato falho, no fundo, realidade.

    Patrícia Dellany

    ResponderExcluir
  7. Tu ficas aí a culpar a tecnologia, tão benévola e bem intencionada, quando está patente que o que se deu foi uma barbeiragem sua: o *c* e o *v* são vizinhos.

    Valdeir Jr.

    ResponderExcluir
  8. Gostei!
    Do texto também, mas principalmente da atitude!
    Buscar a satisfação é muito importante.
    Não podemos postergar eternamente a realização dos nossos desejos... O futuro pode não chegar!
    Raul alienígena!
    Kkkkk
    Gostei também!
    Com certeza quem consegue enxergar por cima da manada tem algo especial...

    Rodrigo Holanda

    ResponderExcluir
  9. Kkkkkkk. Odeio esses corretores!

    Maria de Fátima Venceslau

    ResponderExcluir
  10. Aliviada por aliciada não é quase igual, né kkkkkkkk?
    Ótimo texto.
    O corretor pediu para o rapaz da informática acessar minha "maquiagem" agora kkkkkk!!! É a minha máquina...

    Catarina França

    ResponderExcluir
  11. Tem hora que vai errado mesmo. KKK!
    Estes corretores são chineses...

    Marisa Brasiliense de Assunção

    ResponderExcluir
  12. Ótimo, Lu! Esse corretor nos deixa malucas mesmo.

    Cecília Soares

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos