Borboletas no estômago
Melhor do que o Dia dos Namorados seria celebrar o Dia dos Enamorados. E qual é a diferença? Você vai perguntar. Toda, respondo. O namorado é palpável, concreto. É um produto pronto e acabado, digamos assim. O enamorar-se é uma ação, um fazer, um processo; algo sutil e abstrato.
Melhor, portanto, ser enamorado/a do que ter namorado/a. Porque ao enamorar-se você pode até mesmo encontrar um namorado/a que valha a pena e se transforme no seu grande amor. Mas ter apenas o namorado/a, sem estar enamorado/a, não vai lhe levar para muito longe da solidão.
Enamorar-se é uma atitude diária de romance com a vida. É se apaixonar pelas delicadezas que se apresentam na rotina de atribulações que cada um conhece muito bem. É ver graça patética no café derramado na roupa; na chave do carro desaparecida dentro de casa; no atraso corriqueiro que seu filho proporciona por levar anos tomando o Nescau da manhã.
Sei, é difícil amar tudo isso todo dia. Mas que tal se hipnotizar por aquela árvore que fica na frente do seu prédio, tão linda, anciã e ainda verde? Pela réstia de sol que entra sem se fazer de rogada bem no meio da sala? Ou com o Lulu da Pomerânia que cruza a sua calçada com leveza e peraltice?
Você não é do tipo que se abala com os espetáculos da natureza e odeia cachorros? OK, tudo bem, porém você pode se enamorar das histórias de superação compartilhadas nas redes sociais. Na grandeza e na fortaleza que existem nos gestos humanitários; na solidariedade de desconhecidos para desconhecidos; na honestidade de pessoas que movem céus e terras por uma boa causa.
Não, você não é sensível às dores do mundo? Então quem sabe se enamora da sua cidade-natal ou da cidade que escolheu para fincar raízes. Derreta-se pelas opções gastronômicas e culturais que estão à sua espera, a cada nova programação, por que não? Verta lágrimas ao beber aquele cabernet sauvignon ou suspire emotivamente diante de um quadro de Leonardo da Vinci no CCBB. E se de repente você se enamora pelo livro que está lendo ou trava a garganta ao som da orquestra sinfônica de Quixeramobim?
Não curte Caderno Dois? Então se arrepie no passeio de bicicleta; sinta borboletas no estômago descendo de rapel; paquere aquele horário para malhar como algo sensual, saudável e bonito que você faz para você mesmo. Não? Não faz o estilo esportivo? Então mergulhe no amor platônico das massagens terapêuticas; da meditação. Caminhe pelas alamedas e descubra que tem pulmões para aspirar o perfume do amor.
Todavia se você for do tipo caramujo, enrosque-se na sua família. Se enamore dos seus filhos, do/a seu esposo/a, de seus pais, tios e primos. Chore de felicidade por tê-los por perto. E deixe esse sentimento bem claro para que eles entendam como são imprescindíveis para você. E brigue um bocadinho com todos também, pois um bom enamorado é passional, vibra e se levanta para demonstrar sua paixão.
Agora acredito que você já tenha entendido porque enamorar-se é muito mais vantajoso do que ter namorado/a. Enamorando-se você pode ser bígamo e adúltero sem infringir a lei ou sem machucar ninguém. O coração lotado de pessoas, paisagens, situações, surpresas, sustos e desafios.
Ser enamorado é uma postura de aproveitar a estadia no planeta com olhos recém-nascidos. É ter taquicardia e sudorese pelo simples fato de ser um ser humano pronto para o que der e vier, inclusive, namorar.
Ser enamorado é uma postura de aproveitar a estadia no planeta com olhos recém-nascidos. É ter taquicardia e sudorese pelo simples fato de ser um ser humano pronto para o que der e vier, inclusive, namorar.
A não ser que você vá passar por um exame chamado PET Scan, que lê até maus pensamentos hahahaha!!!!! Enamorar-se é delicioso...
ResponderExcluirAna Cristina
Amei!
ResponderExcluirRosa Reis
Muito lindo, Luluca!
ResponderExcluirLourdes Costa
..."enamorar-se é uma atitude diária de romance com a vida"...ser enamorado é uma postura de aproveitar a estadia no planeta com olhos recém-nascido.."
ResponderExcluirUau amiga vc se superou, não tive como não transcrever, a essência que a minha Alma captou como um resumo deste belo texto.
PARABÉNS!!!!!
Cynthia
Profundo, hein? Legal. Gostei!
ResponderExcluirAntônio Augusto
Lu, que texto lindo. Obrigada por tornar esse dia mais bonito! 🥰
ResponderExcluirOnívia
Não podia ser agraciada 🙏com texto mais lindo, nesse dia dos “enamorados”💙🩷e como gosto Lu desse termo…sim, vc descreve um ser humano da mais alta qualidade, um entusiasta pela vida, pelo agora, pelo presente, penso que pra que a gente consiga verdadeiramente ter esse sentimento, passa primeiramente pelo “enamoramento” de nós mesmos a partir daí, tudo o mais será sentido, percebido como dádivas 🙌🙌bjão! Amei💕
ResponderExcluirCynthia
Concordo adorei, o importante é o amor nas mais diversas formas.♥️♥️♥️
ResponderExcluirRenata Assumpção
Que bela crônica, digna de um bom jornal! Obrigada ♡♡
ResponderExcluirAna Cristina Aguiar
Fiquei enamorada pelo seu texto.
ResponderExcluirPara nós, casadas a tanto tempo, enamorar-se é o segredo da vivência a dois e também familiar.
Priscila Mattos
Querida Luciana.
ResponderExcluirTexto muito bonito!!
"Namorar", e "enamorar-se".
Realmente, são ações muito diferentes!!
"Você não é do tipo que se abala com os espetáculos da natureza e odeia cachorros?"
Esse seu amigo aqui, é o oposto!! A Natureza sempre me impressionou muito!!
E, gosto muito de cachorros!!
"OK, tudo bem, porém você pode se enamorar das histórias de superação compartilhadas nas redes sociais. Na grandeza e na fortaleza que existem nos gestos humanitários; na solidariedade de desconhecidos para desconhecidos; na honestidade de pessoas que movem céus e terras por uma boa causa."
Eu poderia ir comentando todas as partes do seu texto. Muito legal mesmo!!
Depois vou tentar ler junto com a Eliane.
Vamos ver se dá certo!!
Um abraço para o Bernardo.
Um beijo pra você.
Paulo Magno
Ah, Lu, eu amei esse texto, que texto maravilhoso! Você e a sua sensibilidade ímpar! Bom demais ler você! Feliz Dia dos Enamorados!
ResponderExcluirCândida Veloso
Excelente Lu. Família, família, família.
ResponderExcluirAdorei o amor platônico das massagens terapêuticas. Haha!
ResponderExcluirE o q dizer da bigamia do penúltimo parágrafo?
Grata pelas inúmeras - e criativas opções q vc sugeriu. Beijocas- bolhas.
Claudia Boudrini
Estou encantada 😍 enamorada com esse texto! Lindo demais! Parabéns!
ResponderExcluirJoyce
Simplesmente encantador!!
ResponderExcluirA vida tem que ser vivida e sem enamorar-se, se perde a essência, os detalhes que a locupletam...
Adorei seu otimismo vibrante!
Amo muito você, irmã!!
Ameiiiii! Como eu me enamoro com as suas escritas!!! São tão refrescantes e inspiradoras!!! Amo! 🥰😍✨
ResponderExcluirCyva Abreu
Uau, Luciana!
ResponderExcluirRubenite
Genial 👏🏻👏🏻👏🏻😍😍😍
ResponderExcluirRoberta
Me sinto lida completamente nesse texto.
ResponderExcluirRe Osório
Que texto maravilhoso! Um refrigério!
ResponderExcluirLuciana Barreto
Enamorei-me do seu texto...olha que você escreve muito bem sempre, mas para escrever este vc devia estar profundamente enamorada! Belo para ler e reler!!!
ResponderExcluirBJ,
Socorro Melo
Uauuuuuuu! Arrasou muito! Que texto lindo! "...aproveitar a estadia no planeta com olhos recém-nascidos." Que lindo isso!
ResponderExcluir