Que o próximo ano não te cancele!
Adoro o barulho dos pneus espalhando água da chuva. Isto quer dizer que o dia está denso e cinza-reflexivo. Como você pode estar de bom humor numa manhã chuvosa como essa? Estou. A chuva me fecunda. Dias londrinos me dão uma leveza diametralmente oposta ao peso das nuvens no céu.
Natal tem de ser assim: branco. A autora da frase é Claudia, a amiga do mercado comum europeu. Ela não gosta de inverno (um paradoxo para uma austríaca), mas admite que Natal tem de ter neve. É verdade. No caso do Brasil, no mínimo, tem de ter gris-pluviométrico. Família reunida ao redor da mesa trocando presentes combina com noites aconchegantes de inverno. O verão pede festa com amigos no meio da rua. É duro comer tanto pernil, peru e farofa suando em bicas.
Bem que a gente podia ter um mês de frio. Só um mês bem frio, para casacos até os tornozelos e cachecóis. O equilíbrio no mundo poderia existir ao menos no clima. Acontece que com o termostato planetário cada dia mais azuretado, babau.
Fico fula da vida com as decorações de Natal importadas com ursos. Entendo o Papai Noel, mas ursos? Aí meu primogênito fala: mas se tem Papai Noel, que não é brasileiro, também pode ter urso. É, o argumento procede. Todavia, acredito que Papai Noel é uma instituição globalizada. Ele veste aquela roupona pesada e quente porque vem do Polo Norte e lá só tem gelo (cada vez menos, infelizmente). Tá explicado. Porém, ursos nos shoppings brasileiros? Ah, nem!! Não dá para trocar por bicho-preguiça, por tatu-bolinha ou canastra, lobo-guará, mico-leão-dourado? Dourado combina bastante com o Natal.
Por isso sempre sonhei em ser vitrinista de loja. Criaria uma decoração Mata Atlântica para a temporada de fim de ano. Papai Noel de férias nos trópicos. Alegres trópicos; não tristes, tá, Claude Lévi Strauss? E aí o velhinho chegaria aqui e trocaria suas roupas pesadas por uma sunga e boné vermelho, besuntado de protetor solar fator 70. Se bem que ainda prefira um Natal chuvoso. Daí o Papai Noel estaria no meio do cerrado verde com uma capa impermeável vermelha brilhante, tipo emergência 193.
Tomara que chova até o dia 25,26,27… Que os pneus continuem espalhando barulhinhos bons que ouço da janela. Esclareço: plúmbeo, no máximo, até dia 30/12. Que o sol venha no último dia do ano para nos levar rumo ao mar (ainda que metafórico). Réveillon com chuva, definitivamente, não dá.
QUE O NATAL SEJA O TAL e NOS ABASTEÇA COM MEMÓRIAS TERNAS!
QUE 2025 VENHA SERENO E DIVERTIDO!
❤️
ResponderExcluirQue delícia de texto Grata por mais este Gostoso ler como vc escreve cara Luciana, vou imaginando as cenas descritas nas suas palavras, e agora cenas natalinas desde o presépio até a 🎄Em linda sala envidraçada - Que não sejamos canceladas/os Que muitos natais e anos novos ainda aconteçam, com gentileza e ternura 🥰🙏🏼Abreijos pra toda sua família 🤗😘🪷
ExcluirQue texto aconchegante Lulu,que pena que cada ano as lembranças ficam acima da media e como a familia e gigante, fica dificil com nossos salario curtinhos. Nao estou reclamando dessa familia cheia de AMOR pra dar, gracas a Deus!
ExcluirQue presente maravilhoso! Às vezes fico buscando na memória o momento em que plantei as sementes para colher tanta beleza. Alma se alimentada, fortalecida e grata .Feliz Natal família!
ExcluirLindo texto 😊 adoro reflexões natalinas…um Natal Feliz , pra essa família feliz! Ano Novo, vida nova, casa nova, tudo de Ommmm🙏🥰🌷🦋☘️
ResponderExcluirCynthia 🪷
Há de peferência com muita saúde pra quem acompanha seu blog no ano de 2025...
ExcluirLindo texto prima do meu coração! Que a família Zéprépré seja muito feliz na nova morada e que muita música, textos e criações do Boby pai e Bob filho agreguem as histórias!!! Bjosss
ResponderExcluirSeu texto me fez lembrar de uma polêmica que aconteceu anos atrás em Tocantins, estava eu lá a trabalho em época Natalina e me deparo com um uma estátua de Papai Noel de calção Vermelho e camiseta regata vermelha e seu gorro foi mantido, uma Mamãe Noel bem sexy e de mini saia com cropped. Achei justíssimo, afinal as temperaturas em Palmas são extremas, mas a noite qdo chego no hotel enquanto olho meu e-mail ligo a TV e no jornal local o rebuliço, protesto da "tradicional família brasileira " contra as figuras de Papai e mamãe Noel muito fresquihas. O fim!
ResponderExcluirAnna Luiza
Que texto lindo.
ResponderExcluirFeliz Natal pra vc também!
Jandira Costa