Negativos





Abril abre-se em paixões e traições da vida. Um mês que arde e resplandece de matéria humana. Vida e morte, Luciana. Tudojuntoemisturadoaomesmotempoagora. 

Busca entre os guardados, qualquer achado descolado entre outros bordados e babados. Confere gavetas, fecha portas, folheia o antigo álbum de infância, rola o cursor de fotos. Caça sentimentos no afã de resgatar o que não é mais concreto. Restaram ectoplasmas de ternuras; de calor que sensor algum capta, a não ser aquele que dispõe o fundo do coração. 

Descobre, combalida, que entre a pele maternal e a carência filial havia tantos outros nomes... Presenças intensas, cobradores, coletores, bocas a alimentar. A mão estendida da pessoa que implora pra não cair, porém que não se alcança a tempo. Entre ela e a mãe teria sido sempre essa distância diária difícil de encurtar? 

A ausência de fotos “à duas” revelou a intermitência. Era mais prudente para aquela filha abraçar quem não fosse tão escorregadia e pudesse sumir de repente. Pois a mãe dela era liberdade em estado bruto. Diamante de lapidação incompreensível. As não-imagens escancararam atos falhos que nem os anos de terapia desvendaram: a filha não confiava no amor da mãe ao ponto de se entregar aos flagrantes de afeto para a posteridade. 

Confortável era posar ao lado da madrinha, da tia, rodeada de irmãos e sobrinhos. A mãe e a filha caçula sempre em segundo plano no olhar, no toque, na intimidade. Ela, que compartilhou o mesmo quarto com quem lhe botou no mundo durante toda infância e adolescência, dormira ao lado de uma estranha que lhe sorria todos os dias. 

O rastreamento nos baús resultara nesse clarão terapêutico chocante: mais de 30 anos de convivência e menos de dez fotos em dupla. A menina de dentro ainda ressabiada, mesmo na maturidade. Ferida pelos abandonos reais e imaginários: os monstros dentro do armário. 

A mãe sempre sorrindo; a menina amuada nas vísceras. A simpatia leviana daquela mulher seria traço de personalidade ou mecanismo de defesa? A filha, mais uma vez, ficou sem resposta. A mãe apenas viveu a lançar seu brilho diamântico sobre a grande família de sangue e de afinidades. E a menina só se permitiu deitar no regaço – sem freios - da mãe, quando a luz dela já não lhe amedrontava. 

No dia da partida, a filha se aninhou no calor do corpo que deveria ter sido seu abrigo essencial desde sempre. Entretanto, a frágil alma da matriarca alçou voo rumo ao desconhecido sem alarde. Não houve tentativa de capturar o espírito da mulher numa derradeira e redentora fotografia. Dos moribundos, não se anseia registros. A morte é fria e vazia. Atemporal e irrevelável.


Comentários

  1. Texto forte, verdadeiro e belo, assim como você é.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Muito bonito esse texto! Gostei muito!

    Márcia Holanda

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos