Arte ao alcance de um clique


Museu Casa Portinari


Viajar sem sair do lugar; conhecer o mundo em um clique. Não, ainda não inventaram o tele transporte, mas ainda bem que existe a internet. E com ela, um sem fim de opções fascinantes para desbravar os ilimitados campos do saber. Um deles vem ganhando opções cada vez mais instigantes de navegação: o Museu Virtual. 

O museu virtual ainda é novo na museologia, mas muitos o consideram bem mais que um site de museu. Trata-se de um espaço virtual de mediação e de relação do patrimônio com os visitantes. Ou seja, para ser um museu virtual não basta que imagens das obras de arte, devidamente catalogadas, estejam disponíveis para o acesso via internet. É necessário prever atividades nas quais o público possa interagir com estas referências patrimoniais. Sua função é paralela e complementar à do museu físico, pois privilegia a universalização do conhecimento de acervos, antes acessíveis somente em caráter presencial. 

Os museus virtuais favorecem o contato com os mais variados tipos de patrimônio por meio de ações museológicas, sem que você gaste com passagem, hospedagem ou ingresso. Alguns deles, inclusive, existem apenas no ambiente da rede, sem nenhuma estrutura física. 

Impulsionados pelas novas tecnologias da informação, estes museus são a interatividade e conectividade na prática, sem apresentação de passaporte. Talvez você precise de noções básicas de inglês ou espanhol para navegar pelas páginas, mas, com certeza, os museus online oferecem a fruição de obras de arte, história das civilizações, ciência, arquitetura, cidades, quadrinhos e inúmeras outras coleções que, talvez, nunca tivéssemos oportunidade de conhecer in loco. 

Quebrando paradigmas para levar o conhecimento a todos os webusuários, os sites dessas instituições ultrapassam as fronteiras e vão até onde você está: sentadinho na sua estação de trabalho ou no sofá. 

Já pensou em personalizar a sua visita por um museu, detendo-se nas obras de maior interesse com calma, sem sentir dores nas pernas ou enfrentar a multidão para chegar perto daquele quadro famoso? O museu virtual dispõe dessa possibilidade e de muitas outras, como baixar imagens com excelente qualidade (aqui não é proibido fotografar!); consultar bancos de dados para pesquisa e visitar acervos fotográficos e de obras raras. 

Em alguns desses museus, é possível unir a história que aprendemos nos livros e a experiência de ver as imagens que as complementam num passeio 3D, por exemplo. Além disso, você pode fazer o seu tour a qualquer hora do dia ou da noite, de qualquer lugar do mundo que tenha conexão com a internet.

Então, o que você está esperando para começar a sua viagem cultural? Clique e curta a seleção de links que preparamos para você!


Para ver e amar:

1)      Instituto Moreira Salles: http://www.ims.com.br/ims
2)      Museu da Pessoa: http://www.museudapessoa.net/pt
4)      Dezessete dos principais museus de arte do mundo: http://googleartproject.com/



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos