Para todas as outras coisas existe Mastercard





Ele está sentado ao meu lado, mas não está ali. Seus pensamentos focados na conversa com os os amigos no whatsapp... Encaro e admiro o perfil do meu filho. Tão límpido; tão bonito. Ele sente a pressão dos meus olhos sobre ele: 

- O que foi, mamãe? 

- Tomás, Tomás... 

- O quê? 

- Você está crescendo. E eu não posso fazer nada além de me conformar... 

Vida de pai e mãe: o conflito de preparar o solo para amadurecer uma alma que você quer que permaneça infantil. Não por superproteção, mas por super afeição. Daqui a pouco não poderei mais vê-lo pelado, beliscar seu bumbum ou fazer ataques de beijos no sofá. 

Ontem foi ele quem me devolveu a chuva de beijinhos e quase me machuca com sua força, hoje mais perto da potência de um homem feito. 

- Ei, assim não vale, você já está ficando muito mais forte do que eu! 

Vai dormir e ainda responde “também te amo, mamãe, tenha sonhos coloridos”. Sabe-se lá até que mês. Outro dia, papeava com uma misteriosa garota pelas teclas ágeis. 

- Com quem tanto conversa, filho? 

Não quis me dizer o nome da menina e se era da sala dele. Pronto: segredos à vista. Lá vamos nós para a turbulência avassaladora da adolescência. 

Fez um cartão de Dia dos Pais se desculpando: “sei que estou numa fase muito difícil”. Que bonitinho! Sabe de nada, inocente. A pedreira da juventude é uma subida radical, sem rede de proteção.

Por enquanto, assimilo as penugens do buço; a agudização da rabugice; a germinação da vaidade e o afastamento gradual (associado à exasperação) do irmão mais novo. 

Quando vai pedir para ter um quarto só para ele? Vai pedir? Ontem, voltei para casa e ele brincava de batalha de googles no chão. Quando vai romper em definitivo com a infância? Resta-me quedar de butuca. Ora observando, ora cutucando. 

Acompanhar da coxia a evolução misteriosa e milagrosa de um ser humano é o privilégio sem preço da maternidade.



Comentários

  1. Eh prima linda,estamos passando pela mesma fase com apenas 1 mês de diferença de idade dos priminhos.
    Foi assim comigo.
    Fazendo as malas pro acampamento ,e minha filha diz:mamãe é apenas um fim de semana mas preciso de 7 sutiãns,e meu gloss!!!������
    Parei....sentei....e fiquei pensando...
    Sutiã?!Mas vc é meu bb e ainda não precisa kkkk
    #sóquenao bb crescendo !!!!
    Socorro!!

    Djelaine

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, Luciana!!!
    É bem assim mesmo!!!
    Bj,
    Regina

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei a adolescência do leo. Adorei acompanhar todas as mudanças e angústias. Adorei ver ele se distanciando mas ao mesmo tempo se aproximando cada vez mais e mais. Adorei ter as crises de pânico de uma mãe de adolescente. Sabe o que eu acho, que interpretamos essa fase como tenebrosa, quando na verdade ela é doce e sutil, basta a gente ser leve e deixar eles respirarem em paz... sem deixar de estar ali, ao lado. Eu sinto falta do filho adolescente. Mas tô amando o filho adulto. AMANDO!

    Juliana Cruz

    ResponderExcluir
  4. Vi tanto o Digo no texto. Ele está mais na frente e ainda alterna as ausências com esses esmagamentos repentinos de fofura. Às vezes é muito ranzinza, às vezes é cabeça dura e às vezes é de uma meiguice sem tamanho. Já faz a barba, já tem conversas estranhas e já se arrisca nas escolhas. É tudo muito lindo! Posso dizer, Lu, pra você e para mim, que vem muito mais pela frente.

    Cecília Barroso

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos