Um viva para a extinção dos anos!






"Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho." 
(Êxodo 23,20)

“Ai, Jesus, que esse ano não acaba...” diz a senhora ali do lado. Mas pra quê que a gente quer que acabe mesmo? Porque história boa é a que tem começo, meio e fim. É aquela na qual a gente compreende a moral e não fica com cara de pastel. Por isso filme francês às vezes é tão chato. E Ingmar Bergman, bem, melhor deixar pra lá. 

Ninguém quer ano tipo Luis Buñuel, a vida presa num espaço-tempo por obra de um anjo exterminador que não permite que se saia da festa de gala na mansão. Já imaginou não conseguir findar um ano e recomeçar outro? A sociedade global, já tão truculenta, se tornaria completamente incivilizada, insuportável.

Nossas máscaras pessoais desabariam ao passar das horas infinitas de um ano eterno. Seria o fim da raça humana! Algumas outras raças soltariam fogos de artifício para comemorar a extinção da nossa espécie, mas somos animais egocêntricos e queremos a imortalidade. 

Portanto, não apenas a beleza é fundamental como também o fim do ano. Pois que é a fagulha da expectativa de um novo ciclo que nos deixa esperançosos de que tudo vai mudar para um patamar mais legal. Que vamos perder quilos e ganhar mais dinheiro. Que vamos rever nossos conceitos e preconceitos. Que, enfim, conseguiremos driblar nossos defeitos arraigados desde de, bem, melhor deixar pra lá. 

A ideia idealizada do recomeço nos torna propensos às delicadezas, ao perdão, às gentilezas e também às sutilezas. Fechar a Gestalt depois de 365 dias é o que nos move. Nossas mesquinhas crônicas diárias ganham um tom cor de rosa da bundinha do neném que acaba de nascer. 

E alguns bebês realmente nascem, o que é surpreendente. As famílias crescem e se ramificam como raízes de um baobá infinito. O ano termina com mais crianças do que começou, bênção angelical. Outros viraram luz, pó de estrelas, o mistério circular da existência. Alfa e ômega, o cu com as calças, essas coisas poéticas e patéticas todas. 

Que venha 2015 que a gente dá conta! Porém hoje dançamos, preparamos a ceia, dormimos mais cedo pra ficar acordado até mais tarde na despedida. Hoje, armazenamos nossas energias para celebrar o fim de um eu menor e o renascimento do EU MAIOR. 

A gente alumia o céu com 20, 24 segundos de pirotecnia para relembrar que ainda não estamos extintos. Para agradecer ao anjo exterminador por nos ofertar mais uma chance de recontar os doze meses do ano, construindo narrativas repletas de possibilidades de finais felizes até o próximo início. 


Comentários

  1. Muito bom... Que este ano acabe bem para todos nós, que tenhamos mais saúde do que hoje, que consigamos (ou pelo menos, que eu consiga rs) economizar mais um pouco, enfim, tudo de bom em 2015!

    Beijos,

    Ana Claudia

    ResponderExcluir
  2. Luciana,

    espero q vc não desista.
    É muito difícil escrever pelo simples prazer da coisa. Tomo eu mesmo por exemplo.
    Vou ver se contribuo um pouco mais tb, para não ficar só no blá-blá :-)

    Fique bem, bjs.
    Celso

    ResponderExcluir
  3. Feliz final, Feliz início de um ano que astrologicamente promete ser mais suave, segundo o horóscopo chinês, estamos saindo do ano regido pelo cavalo , mais yang e entrando no ano da cabra mais yin, isto significa mais tranquilo, em paz...ah! E o mantra dezte ano segundo o aastrólogo Gilson Chuveid é: ESTOU MUITO FELIZ 2015!!! então promete , né?
    bj.Namastê!

    ResponderExcluir
  4. Lu linda que encheu 2014 com seus textos maravilhosos! Seus textos são poesia pura, mesmo quando você usa a palavra "cu" no meio! kkkk Você é demais! Que 2015 lhe traga muita inspiração para continuar nos presenteando com sua magia nas palavras! Um beijo grande! :)

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia, querida Luciana! já está na hora deste blog ir para livro também, o que acha? Feliz 2015! quem sabe neste ano?!!!!!

    Beijos, abraços, cheiros, até dia primeiro de 2015!

    Carinhosamente,
    Guti.

    ResponderExcluir
  6. Luciana,

    Que 2015 seja muito legal para vocês também!!

    O negócio é recarregar as baterias neste final-começo de ano, e então, retomar o Novo Ano com bastante energia!!

    Um grande abraço para o Bernardo e os meninos, e um beijo pra você!!

    Uma ótima passagem-de-ano para todos!!

    Paulo.

    ResponderExcluir
  7. We enjoy the enthusiasm of your posts, in any language. Even after many years, we miss the huge rise in spirit that comes when you visit. Sadly, it is much more challenging (and expensive) to travel with four, as you know. Not to mention school days. But perhaps Frog will come to another Brazilian MRS in Rio some day.

    Brian

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos