Rescaldos da Copa




Sabia que iria começar a ler os velhos discursos brasileiros de sempre: "nós somos mais do que futebol!" "Isso foi só um jogo!" O mais do mesmo papinho abjeto da superação... 

Claro que isso é só um jogo. Mas ele diz muito sobre nossa incompetência de séculos. Ele diz muito sobre nossa falta de compromisso com a nação. Ele diz muito sobre nossa falta de responsabilidade de achar que o mundo é ainda amador quando todos já entenderam que precisam ser profissionais. 

Ninguém aqui estava achando que o Brasil era melhor do que a Alemanha. Mas o que aconteceu foi totalmente inadmissível. Esses jogadores, incluindo o técnico, ganham muito bem. São profissionais, entretanto agiram como moleques. Não tiveram a menor preocupação em honrar a camisa verde-amarela e agora seremos, para sempre, motivo de chacota no futebol. Não é nada, não é nada, mas era um orgulho nacional. E agora eles vão chorar e a população vai ficar com pena? Oras, assim caminha o Brasil, sempre passando a mão na cabeça dos incompetentes! 

Perder da Alemanha com dignidade seria bastante razoável. Sofrer essa "derrota pornográfica" (assim diria Nelson Rodrigues) é outra coisa... Todo mundo vai lembrar pra sempre desse jogo patético!! Nunca mais o Brasil será o mesmo no futebol. Ninguém mais vai respeitar a camisa verde-amarela como fez até hoje. É o fim da era de supremacia brasileira nesse esporte. Quanto ao restante, vamos voltar a viver nas nossas cidades incivilizadas porque a Copa nos deu uma aparente sensação de bem-estar: policiais nas ruas, tráfego tranquilo, transporte público nos limites razoáveis de lotação... Na semana que vem, tudo volta ao caos normal de sempre. 

E ainda tem gente maluca querendo que a Argentina vá pra final!!!!!!!!!!!!!!! Caramba, eu sou apenas uma menina latinoamericana sem dinheiro no bolso, sem parentes importantes e nascida no planalto central, mas não curto relação sadomasoquista não! Querer que a Argentina ganhe uma Copa no Brasil depois desse fiasco brasileiro em berço esplêndido? Ah, vai ter síndrome de vira-lata longe de mim, né? 



"Só falta eles ganharem a Copa", é a manchete do jornaleco Alô na manhã de hoje. Jornaleco que me lembra o Fuleco, tão pobrezinho, esquecidinho... Um tatu refugiado em sua toca. De certa forma nós, brasileiros, agora acuados em nossa própria casa, envergonhados, embaraçados, tristonhos. A Copa foi épica, linda, esfuziante. Mas não deixa de ser uma insuportável ironia os brasileiros terminarem o seu mundial de forma tão melancólica. "O Crepúsculo dos Deuses". Sinceramente, acho que não merecíamos esse ocaso tão deprimente. 

Ontem, fui buscar meus meninos na aula de karatê e estava começando a disputa de pênaltis. Todos os frequentadores do clube Vizinhança de frente para TV e torcendo pró Holanda, como eu acho justo, normal. Estranho pra mim é ver brasileiros querendo que a Argentina erga a taça e seja tricampeã em pleno Maracanã! Como se essa fosse hora para reivindicar uma unidade latino-americana que nunca existiu de fato e que nunca vai existir pelo viés do futebol. No futebol, somos rivais. Somos quase inimigos. Eles jamais teriam essa gentileza conosco. Jamais torceriam para que o Brasil fosse campeão no quintal deles. 

Mas a Argentina chegou lá. Ou aqui, né? E todos saíram ainda mais cabisbaixos da frente da TV. Sofremos dois golpes terríveis de um dia para o outro. E a Copa vai acabar com um gostinho de fel caso a Alemanha não leve o título. Me incomoda e MUITO a Argentina ganhar essa Copa. Exatamente porque os argentinos não são tão bonitinhos assim quando o assunto é futebol. Não dá pra relevar todas as vezes que nos chamam de macacos ou coisas piores. E toda a chacota que já estão fazendo por causa da goleada alemã em cima da gente. 

Com toda sinceridade, eu fico com os germânicos. Eles merecem mais do que nenhum time levar esse mundial. Foram impecáveis, gentis, alegres, bacanas, sociáveis e sociais! Como os argentinos jamais serão com a gente quando se tratar de futebol. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos