Fogo Brando
Bem-vindo, silêncio úmido das igrejas!  Cave à meia luz... Vitrais incandescentes abraçam minha confortável solidão. A tradução da alma em intricados pormenores. 
A nave-útero dissipa dilemas, ruídos, cansaço. A paz negocia comigo e aceito o acordo. Imperceptíveis, brotam de mim raízes que me fincam ao sólido banco de madeira. Deixo-me apegar para encontrar o desapego da comunhão com o diáfano.  Sinto-me plena, reverberando calma de passos sussurrantes e contritos. 
O odor da parafina se consumindo em fogo brando coloca um tempo infantil postado ao meu lado. Minha madrinha acende velas ao seu santo de devoção: São Judas Tadeu. Os castiçais todos tremeluzindo. Uma oração de joelhos. Só agora entendo esse terno afeto pelo Espírito Santo no altar. E o que escondia aquele cubo misterioso que parecia guardar tesouros de real grandeza? Chavezinha na batina do padre. Crepitam, crepitam meus olhos ávidos de vontade de aprontar! 
| Viajando na calmaria da nave-útero | 
Penso que deveria ser uma fervorosa seguidora dos mandamentos. Mas, neste confessionário, admito que a forma encantava-me mais do que o conteúdo. Aquelas imagens sofridas e piedosas. O vazio abarrotado de tranquilidade da igreja fora do horário de missas. As músicas litúrgicas que entoava com ardor artístico.
Não aprendi com a minha madrinha a ser devota. Apenas a imaginar histórias mirabolantes brincando sozinha entre as fileiras que, logo mais, estariam tomadas pelos fiéis. Sob o olhar complacente de Jesus crucificado, Maria - mãe afetuosa – e da sagrada legião de santos, não me redimi de ser criança. 
Nunca resisto a entrar nos templos e deles roubar a amplidão. Magneticamente, sou atraída para o interior de qualquer paróquia ainda não explorada.  Entre a reverência e a clemência, me sinto protegida. O aroma familiar da meninice tem cor âmbar e chama estalante. É como um eterno altar dourado montado em meu coração.
Tema do post:
%2018.25.22_f7379d7f.jpg) 
 
%2010.38.30_876d128e.jpg) 
Me sinto muito atraída também Lu, por templos, igrejas, com seu ar úmido, frio e ao mesmo tempo acolhedor, basta que sentemos por alguns minutos para no silêncio entrarmos numa outra sintonia...que igreja é esta?
ResponderExcluirBeijo e uma semana santa pra você...
Namastê!
Cynthia
Oi querida Cynthia,
Excluiressa igreja é da Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Fica perto da casa da minha amiga, em Botafogo.
Saudades tuas! Hoje, enfim, vou à aula!
Beijos,
Lulupisces.