Coração na boca

  
Assim se passaram dez anos
Sem eu ver teu rosto
Sem olhar teus olhos
Sem beijar teus lábios assim
Foi tão grande a pena
Que sentiu a minha alma
Ao recordar que tu
Foste meu primeiro amor
Recordo junto a uma fonte
Nos encontramos
E alegre foi aquela tarde para nós dois
Recordo quando a noite abriu seu manto
E o canto daquela fonte nos envolveu
O sono fechou meus olhos, me adormecendo
Senti tua boca linda a murmurar
Abraça-me por favor minha vida
E o resto desse romance só sabe Deus
(Rafael Hernandez)

Tá, tá bom, não precisa empurrar! Ei, beliscar não vale, né? Tá, tá, eu conto! Eu conto! Comprei o guia Minha Nova York daquela debiloira da TV (redundância?) Didi Wagner. Pronto. Contei. Me entenda, gente: eu não gosto de dar dinheiro para quem acho que não vale a pena. Entretanto eu precisava me atualizar sobre a Big Apple e talvez ela, a debiloira, tivesse algo minimamente diferente para dizer. Afinal, a menina morou anos na cidade e de lá apresentava o programa Lugar Incomum, no canal Multishow.

Eu tentava assistir Lugar Incomum de vez em quando, mas era sofrível, pois Didi, assim como a maior parte das apresentadoras de programas com bons argumentos, não tinha nada mais tocante para acrescentar. Más nós duas temos algo em comum: fizemos Comunicação Social. Uma faculdade que aprendi, dolorosamente, estar mais para as debiloiras do que para as pretensas intelectuais. Taí porque a menina lança guia de NY e apresenta programas maneiros enquanto eu estou aqui, “nessa de horror”.

Devia ter seguido a sugestão da minha madrinha e ter me tornado uma advogada. Ou mesmo antropóloga, para abrir a boca e despejar tese em cima dos amigos. Háháhá, essa é boa!!! Tô ficando totalmente maluca, só pode! Deve ser TPMVNY (errou quem pensou em nome de rádio americana. É tensão pré-viagem para NY). Até ontem não tinha caído a ficha. Eu tava de boa, ar blasé, assim, OK, vou para Nueva Iorque, e daí? Nada demais. Eu até já morei lá, essas coisas.

Só que não é nada disso. NY é o umbigo da civilização ocidental. É a cidade sem para-raios da humanidade (definição que roubei do livro que estou lendo, muito bom, chamado “Uma crença silenciosa em anjos”. Não, não é autoajuda e esoterismo. É um policial bacanérrimo). E só ontem eu me dei conta de que eu vou mesmo. É na sexta. Meu coração se aperta há 48 horas. Uma emoção angustiante e vibrante ao mesmo tempo.

Então fui até a Livraria Cultura atrás do guia da Didi. Achei. Pequeno, de bolso, prático e descolado para carregar na bolsa. Ponto para ela ou para editora, ou para as duas. Entrando no clima cosmopolita, sentei na sorveteria-café Freddo e comecei a folhear o livrinho com sofreguidão... A primeira coisa que procurei, claro, foram as dicas de “onde comer”. Eu tenho mente gorda, confesso. É um mistério eu ainda não ter sucumbido de vez à obesidade...

Ej’s Luncheonette chamou logo a minha atenção. De acordo com a debiDidi, é um legítimo diner americano com um dos melhores waffles e “flapjack pancakes” de NY. Tô dentro! Aos poucos, saboreando meu freddo duplo de Tramontana e Frutti di Bosco, eu fui entrando naquele universo tão familiar, resgatando os sons e a fúria da metrópole do mundo...

Lá estava, nas dicas de compras, a loja Anthropologie. Achei fofo a debiDidi falar da minha loja de estimação em NY... Acreditava que só eu notava a existência dela. Eu costumava babar em frente à vitrine dessa loja. Mas era jeca2, mais dura do que poste. Nunca comprei nada daquelas peças “brechó de mentira”... Só entrava e namorava. Agora minha vingança será maligna! Vou curar a dor de cotovelo!

E debiDidi também conta do teto da Grand Central Station e eu também amo o teto da Grand Central Station, com sua constelação zodiacal... E dá o bizu da CVS Pharmacy, o paraíso para quem quer comprar quinquilharias e papelaria, como os cartões Hallmark mais cutecutes do planeta. E das bargains de livros na deleitável Barnes and Noble.

Didi também revela o segredo maravilhoso que é atravessar a ponte do Brooklyn a pé. Quem mandou, debinemtãodebi assim? Ou eu sou mais debi do que eu pensava ou a Didi Wagner não é das piores loiras da TV.

Inveja é foda, mas não mata!

Trilha para véspera do retorno à NY:

http://www.youtube.com/watch?v=_x2wQUlYik8

Comentários

  1. Aproveite bem sua viagem.
    Te vejo na volta.

    Valdeir Jr.

    ResponderExcluir
  2. Oiii Lu,
    tudobom?
    Boa viagem,boas compras...boa cultura enfim tudo de bommm!!!
    Aproveite,
    Bjos,
    Dje.

    ResponderExcluir
  3. Eita, já está indo para NY? Bueno, boa viagem e até a volta.Aproveite e devore aquela maçã.

    Amanhã sigo pro Rio encontrar com Luiz e depois voltarmos pra casinha juntos... love.

    Sei que como moradora daquela cidade, vc já deve ter toda a sua programação pronta, mas segue uma ajudinha com agenda dos Museus.

    Ah, o New Museum, se vc já não foi, é imperdivel.
    Tem uns passeios a pé pela empresa BIG Onion walking tours, não fizemos porque tava um fio do caralho, mas no verão deve ser legal.

    Se bem que andar naquela cidade deve ser o que vc mais fez e sabe de có.

    Na sua volta, quero conferir as novidades.
    Bjs e boa viagem,
    Platz

    ResponderExcluir
  4. É Luzinha, concordo com você e é como o Gustavo fala, as pessoas não sabem aproveitar as viagens, fazem o roteiro básico e pulam de lá prá cá. Quando ele foi prá Québec ficou só por ali mesmo, criou uma pequena rotina e realmente sentiu o lugar. Enquanto isso, as pessoas corriam ofegantes para pegarem os próximos vôos e bicarem outros mil lugares próximos. É como paquerar várias pessoas, mas não beijar nenhuma delas, entende? E por isso as pessoas voltam das viagens e não sabem fazer um balanço legal sobre, uma observação interessante do que sentiu, do que avaliou a respeito do clima (metaforicamente falando), do lugar, das pessoas, da cultura, nada. Melhor mesmo ficarem só mostrando fotos... você não amiga, você sabe aproveitar!

    Ia te perguntar mesmo esses dias que livro está lendo... coincidência!

    Beijos

    Patty

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga Lu,
    tenhais vós a melhor das viagens. E que os ventos da liberdade de expresão te leve, e que a comunicação interna (filosoficamente falando, é claro) se faça onde quer que estejas na "Aple City".

    Do Regis

    ResponderExcluir
  6. Uau. Bom demais ler esta letra sem aquela voz gritante de Gal Costa, me perdoem os apaixonados por Gal, mais assim apenas nas letras a coisa ficou de arrepiar. Vai com Deus Lu, excelente viagem. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Boa viagem Lu!Aproveita bem e depois me conte tudo hein? pois não conheço NY,mas faz parte de nossos próximos roteiros de viagem, meu e do Caca, mais aí pra frente.Parabéns sempre pelos belos, inteligentes e interessantes textos...bjão!
    Namastê!
    Cynthia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos