|
Em algum lugar entre Minas e São Paulo |
Pode ferir, pode matar. Incomodar, cutucar... Instigar, maltratar, empurrar, ameaçar, incomodar. Penetrar... Não poderia ter nome mais acertado o Parque Nacional do Itatiaia. Em matéria de natureza, melhor não contrariar nossos ancestrais tupis: pedra pontiaguda, pontuda: Itatiaia. Sua beleza nos provoca sensações extremas. Ora medo, ora deslumbramento. Penetrante experiência.
|
No sopé do Parque |
Conheci Itatiaia antes de ser mãe. Voltei tantos anos depois e bendigo: viva quem inventou essa história de parque nacional!!! Tudo do mesmo jeito, intocado, avantajado e deslumbrante.
|
Rio Campo Belo |
O Itatiaia é nosso, graças a Deus, ao Visconde de Mauá - antigo dono daquelas terras que não foram maculadas pela sanha “progressista” do Homem - e ao botânico Alberto Loefgren, que tanto insistiu que conseguiu do Getúlio Vargas um decreto para resguardar, para sempre, o maciço de Itatiaia da maciça e ininterrupta especulação imobiliária que impera no Brasil.
|
Amor natural |
Sendo assim, já dá para sacar que o Itatiaia é o parque mais antigo do país. Completou 75 anos de pura mata, rios e cachoeiras embasbacantes. Lá dentro, a gente pode curtir de tudo: vistas fenomenais, água límpida e potável para matar a sede ao longo das trilhas, cantos de pássaros maravilhosos, um museu bem bacaninha com exemplos da flora e fauna locais, hotéis alpinos para curtir um inverno romântico-calórico, a aparição brejeira de macacos, esquilos e algumas aves e ateliês maneiros de artistas plásticos simpáticos e talentosos.
|
Alguma dúvida de que as férias foram incríveis? |
Em compensação, temos Penedo bem ali, a 19 Km. E lá vale bem a pena. Crianças e adultos se esbaldam nos chocolates e sorvetes vendidos na Pequena Finlândia. E de quebra você pode até conhecer a casa do Papai Noel por dentro, com o próprio no papel de cicerone.
|
Cachoeira Véu da Noiva |
Só vou torcer para que ele seja mais bem humorado nas próximas férias de inverno. Afinal, é pra lá que vocês vão, certo?
|
Conquistando o Pico do Pinheiro... Deu até para suar a camisa, ou melhor, tirar a camisa! |
Oi Luciana.
ResponderExcluirfoi bem legal rever as suas fotos.
Agora com as suas observações e comentários.
Valeu!
Beijo.
Paulo.
Lindas fotos, conheço esse paraíso, Penedo também é uma graça.
ResponderExcluirGrata sempre por compartilhar com a gente esses momentos seus de felicidade.
bj.Namastê!
Cynthia
Gostei mais de Itatiaia, hein?!
ResponderExcluirRealmente este esquema floresta com águas cristalinas e ar rarefeito me acolhe... me sinto completo!
Só de olhar já me sinto renovado!
Me lembrou muito a região da serra no RJ (Petrópolis, Teresópolis e Itaipava).
Passamos um finde numa comunidade Hare Krishna Vrajabhumi Dhama em Teresópolis... zero grau de noite na cabana aquecida a lenha para não congelar... advinha quem ficou a noite inteira colocando lenha na lareira? risos... infelizmente acho que foi a região afetada pelos deslizamentos de 2010/2011.
Certamente vou lá conhecer Itaipava um dia desses...
Bj,
Rodrigo.
Bom-dia, Rodriguetes!
ExcluirÉ, eu também me sinto muito acolhida nestas paragens... Vamos montar uma comunidade zen por lá?
Eu fiquei na dúvida, sabe? Também adorei aquela brejeirice mineira de Virgínia... Aquela paz de criança dormindo e só olhar e ver montanha, montanha, montanha... Morar entre as duas, ali perto. Em Itanhandu, Passa Quatro, Itamonte... Seria fantástico!
O próximo destino de inverno será a região serrana do Rio. Vocês não topam ir com a gente? Já falei com o Bernardo para a gente ir em julho do ano que vem para lá... Tenho loucura para conhecer Itaipava, Teresópolis, Friburgo...
Beijão,
Lulupisces.
Bosque de pinheiros, esquilos, macacos, cachoeiras, trilhas na mata...
ResponderExcluirQue lugar é esse, mulher?
Já estou procurando uma casa em Itatiaia.
Queros ser enterrado bem ali, perto daquela ponte velha.
Lugar lindo e fotos lindas.
Valeu.
Jr.
É primo, Itatiaia é deslumbrante mesmo! Dá vontade de morar dentro do parque...
ExcluirNão sei como é no verão. Deve ser quente à beça. As duas vezes que fomos foi no inverno...
Eu também curto essas paradas mais frias, mais intimistas... Vamos montar uma comunidade literária por lá?;)
Falando nisso, o que foi aquilo ontem com a filha do coveiro????!!!! Quase parei de ler porque homem brutamontes jogando o filho na parede, putz! Foi punk!!!
Pelo menos, enfim, ela o deixou. Sabe-se lá por quanto tempo. Essa novela é mesmo a la Janete Clair...
Beijão,
Lulupisces.
Luciana,
ResponderExcluirPARABÉNS pela matéria das férias!!
Um grande beijo,
Lenízia.