A posteridade de alguns minutos

Quem acompanhou o Diário da Maçã recorda eu ter escrito que não havia me tocado da importância da data histórica – dez anos do atentado ao WTC – quando agendei minha viagem de dez dias para Nova Iorque. Mas foi interessante essa coincidência do destino.

Ou talvez não tenha sido coincidência, mas algo que está relacionado à minha passagem nesta encarnação... Vai saber... Acho que vou estar para sempre ligada a esse acontecimento histórico balizador do mundo contemporâneo. Eu sou demais!:)

Semana passada, Bernardo e eu demos uma entrevista, por telefone, para a Rádio Câmara sobre as nossas impressões daquele 11 de setembro. O que a gente viu, sentiu, aprendeu, colheu. Foi interessante reviver tudo aquilo.

Intrigante ver como a experiência foi diferente para o Bernardo, um tanto distante e pouco emotivo sobre o fato, relatando calmamente e sem grandes dores no peito o que se passou para ele naquele dia; do meu relato, que continua profundamente passional até hoje.

Mas eis que nessa “volta ao lar” (sem mortos, por enquanto), reencontrei meu “Diário dos Jecas 1 e 2”, as mensagens impressas que enviei, ao longo de 2001/02, para os amigos e colegas. Relatos imensos e corriqueiros, um protoblog, se tivesse tido o insight de perceber que estava criando uma nova mídia. Não tive, mas o legado está aqui comigo. São registros para a posteridade, minha gente!

E agora, em segunda mão, já devidamente denominado post do blog, eu começo a escanear a série de mensagens pós-atentado escritas há dez anos, no calor da hora, na visão de uma testemunha ocular dessa guinada global. Palavras contraditórias que expressam minha relação de amor e ódio com os EUA.

Singela homenagem que presto à ferida aberta pela queda - de Constantinopla, da Bastilha, do Muro de Berlim - e das Torres Gêmeas no inconsciente coletivo mundial.



Para melhorar a visualização do texto escaneado, pressione a tecla Ctrl +.

Comentários

  1. Oi Lu, realmente chocante o seu relato.Se para nós que estávamos longe foi punk, imagino para vocês.Foi muito triste para o mundo.Lembro-me do Caca me ligar do trabalho dizendo o que havia ocorrido, pedindo que eu ligassse a Tv pois estava passando a notícia.Qual não foi a minha surpresa quando imediatamente liguei no canal e viu aquele avião varar a Torre,pensando ser um repeteco do primeiro atentado, só que já era o segundo...putz! filme de terror,Uau!
    Bjão.
    Cynthia

    ResponderExcluir
  2. Queria ouvir essa entrevista... vão disponibilizar lá no portal da rádio Câmara?

    Bjs
    Patty

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos