Desvirginada


Me amarro nos processos de estrear em algo nunca feito antes. É como propõe uma dessas palestras edificantes da internet: "tente, em 30 dias, fazer algo diferente, algo inédito". Para mim isso não é problema, pois eu sempre me permito desbravar uma seara desconhecida. Tudo o que eu menos gosto nessa vida está incluído na palavra rotina.

Não que eu queira viver emoções ilimitadas o tempo todo, não é isso. Não sou uma viciada em adrenalina. Mas tenho o bichinho da aventura passeando nas veias. Fuçar, eis algo muito meu. E numa dessas incursões ao ainda não experimentado, participei de um curso mulherzinha de automaquiagem. Afinal, nunca é tarde para aprender que corretivo não é só palmada na bunda dos guris, né?

Pois não é que funciona... (os dois tipos de corretivo, diga-se de passagem). Adorei descobrir que existe correção para as marcas de olheira e, mais especificamente, para as marcas dos óculos nas laterais do meu nariz. Sempre me debati com essas tatuagens nasais involuntárias e, apesar de já ter ouvido falar N vezes de corretivo, nunca havia experimentado nenhum. Segredinho de mulherzinha bacana esse, viu? O tal corretivo ainda esconde manchas escuras do cantinho da boca, uma panaceia. Adotei!

Instigante eu ser vaidosa e esse lance de maquiagem nunca ter me atraído. Mas é mesmo fácil se transformar em alguém mais luminoso com pequenos complementos de lápis e rímel. A verdade é que sempre me considerei muito desastrada, sem habilidade para a coordenação motora fina que fazer uma maquiagem descolada exige. Mas eis que a instrutora do curso, a dona do salão, me sai com essa: "Estou vendo que você tem muito jeito para passar o delineador. Você tem a mão bem firme". Ôpa, nada como uma quebra de paradigma!!!

Pois então, nesse meu lenga-lenga de não ser habilidosa para me maquiar, fui ficando até chegar aos 40 ignorante de quase tudo sobre essa arma nem-tão-secreta-assim da beleza feminina. Era fácil me manter na zona de conforto por ter uma pele naturalmente boa, sem manchas ou cicatrizes. Imagina se o meu vício em chocolate me tivesse legado inúmeras marcas de espinha? Qual o quê. A sorte sempre esteve ao meu lado nesse ponto. Escapei! E quando eu precisava de  algo assim, vamp, eu recorria à bat tia Leila, que teve uma carreira de modelo na juventude e é versada nesse quesito mulherzinha.

Mas dar um up grade sempre é boa pedida e por que não o curso? Mais um presente do maridão by Grupoun. Xi, sei não, acho que o Bernardo já está me trocando por duas de 20 e anda com a consciência pesada ou é mesmo só óbvio: vontade de ver a mulher dele feliz, essas coisas.

Admito que cheguei ao salão no fim da Asa Norte um tanto ressabiada. Sem jeito, como se cometesse um crime, entendem? É que meu lado Camille Paglia é muito apurado... A futilidade do mundo das revistas de mulheres, a opressão da vaidade na sociedade de consumo, a exploração do corpo feminino na Publicidade e demais teorias chatinhas das feministas que acabaram colocando a espécie nesse limbo masculinizante esquizô.

Porém, venci o desconforto e me entreguei de mente aberta aos toques do curso, muito interessante e longo, acreditem! Maquiar bem é também uma arte e, como tal, leva tempo para se iniciar. E gente, perdi a virgindade das partes molhadas superiores... Não, não comecem a levantar suposições estranhas por aí. A instrutora passou lápis na parte superior dos meus olhos. Ali, no inverso de onde costumeiramente rolamos o lápis.

Como meus olhos são muito pequenos, sempre achei que o lápis preto ao redor deles reduzia ainda mais o perímetro olhal. Mas o lápis na parte superior dá um tchan impressionante. Quando ela pegou o meu olho e tum, encostou o lápis lá em cima, quase enfartei. "Calma, lá, garota! Relaxa!" (Ai, esses processos de defloração... Quando acabam, hein???) Depois, eu consegui sozinha no outro olho e amei o resultado. Adotei também!

A instrutora, Vilma, muito simpática, deu dezenas de dicas úteis, como a do delineador: "Um básico da Avon já serve. O importante é ser curto, que você possa apoiar a mão na bochecha para encontrar a firmeza necessária para riscar uma linha fina e constante". E também sobre o blush: "Trace uma linha da orelha rumo ao nariz e depois espalhe. Nunca em direção à boca. E nunca ao contrário, pois vai parecer que você tem duas bolas vermelhas nas bochechas".

Ela também disse que a linha da Catharine Hill é muito boa e pode ser encontrada num quiosque da marca no Shopping Pátio Brasil. O corretivo do Contém 1 grama também dá para o gasto e por aí vai. Saí do curso às seis da tarde com uma maquiagem bem bonita feita por mim mesma, um triunfo! (Quem atesta a qualidade da minha self production é a amiga Isabel, que me encontrou em seguida e disse que eu estava linda). OK, ela é camarada do coração, mas BelBel também é uma dessas mulheres iniciadas na arte da sedução, que me confessou ser uma viciada em maquiagem na adolescência: "Pintava a mim e a todas as minhas amigas".

O que achou o marido? Bem, ele estava no meio do Lago Paranoá contemplando o pôr-do-sol com dois machos num barco à vela... Nem tudo é perfeito, não é verdade?:) Mas para mostrar que sou uma mulher sem ressentimentos, prometo fazer uma produção avant premier quando der...

Comentários

  1. AMOOOOOOOOOOOOOOOOO maquiagem e estou por dentro de TUDO o que vc precisar e quiser sabe, Lú! Já fiz uns 4 cursos desses de auto-make, são ótimos... Só falta fazer um profissionalizante pra quem sabe me ajudar no orçamento de casada! $$$$
    Beijos,
    Denden

    ResponderExcluir
  2. Oi, Loo!!!
    Olha, vou dedurar o Bernardo: ele e dois machos no barco?!!! Duvido muito! Esses passeios de barco são é regados a cachaça e mulherada... Esposa bobinha, mas linda. rsrsrs
    Ah, curso de maquiagem é legal sim, já fiz um há séculos. Deve ter mudado tudo. Hoje em dia o máximo que eu faço já é uma mistura do que aprendi com dicas de revista - tem umas dicas boas. Delineador mesmo eu não uso mais, prefiro sombra com um pincel fininho molhado (dica de uma revista!). Mas isso é conversa para um dia de fofoca! E maquiagem todo dia eu não dou conta... Mas vamos marcar um encontro pra trocarmos experiências! Quem sabe regado a vinho e... fofoca, claro.
    Beijo.
    Má.

    ResponderExcluir
  3. Genten, eu sou chic, tenho a minha propria beauty advisor. Se trata da minha irma que trabalha para a Estee Lauder, ela "hook me up" com lancamentos e tecnicas!!!

    Falando serio agora, sou uma pessoa basica me contento so com o batom e oculos escuro!

    Beijos,

    Eve

    ResponderExcluir
  4. Engraçado, um dia, fuçando na internet o nome de uma psicóloga conhecida minha, que já era uma cinquentona na época em que a conheci (há uns três anos atrás), descobri algo sobre ela que me fez tomar um susto! A mulher, que era tão sem vaidade que não passava nem um batonzinho sequer, agora tem, pasme, um canal no you tube só sobre maquiagem!!! Você não sabe a mudança que a mulher sofreu! rs. E o pior (ou o melhor) de tudo é que acabei me interessando pelos vídeos dela e até já comprei um creminho que ela indicou, é mole? (que vergoinha... rs). E, imagine eu, uma pessoa tão sem vaidade como ela era antes, já consegui até dar uma dica de make para a minha sogra! Sim senhora, minha sogra, que é super vaidosa e põe maquiagem até prá ir na padaria, não sabia o que era um "Primer" e eu dei essa dica prá ela! rs. Que vitória!

    Sabe, tô afim de usar maquiagem (Que a feminista Lola aí do Blog não me escute). Será que é coisa dos 40? Outro dia, fui numa loja comprar esse tal primer prá minha sogra, que não o estava encontrando no Rio, aí a vendedora me convidou prá fazer o curso de auto-maquiagem, mas eu também fico sem jeito de fazer! Elas não ficam empurrando produtos prá gente comprar, não? (isso é um outro problema... rs). Também fico sem jeito em lojas que vendem maquiagem, falam com você como se você já fosse versada no assunto, sabe como é? Aí fico olhando tudo "de longe" prá ninguém me abordar... é muito engraçado.

    Super me identifiquei aí com esse post. E quero ver uma foto sua maquiada, hein? Posta! Posta! Posta!

    Beijos

    Patty

    ResponderExcluir
  5. Lú,

    Adorei o texto. Só sugiro que pegue leve na visão que teremos do seu ubber husband...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    O equilíbrio está nessa diferença... O encontro da cabeça ultra moderna de liberdade que você tem como mulher e da suposta praticidade e exatidão que eu imagino que Bernardo tem. Afinal de contas, ele é EXATAS e você...mesmo que muitos não imaginem, ANIMA.

    Parabéns pelo super texto! E muito sucesso! Almejo ver em breve teu livro. Desconta, tá! É excelente ter essa liberdade como mãe, mulher. É muito bonito esse casamento "open" onde ninguém tem que fazer exatamente o que o outro espera.

    Quantos aos machos...dá um desconto! A gente só cresce - alguns - no tamanho. Por dentro, é tudo igual. Gostamos de bola de gude, pipa e rolimã.

    Bjus,

    Davide

    ResponderExcluir
  6. Comentadores queridos,

    também não sou adepta da maquiagem todo santo dia... Haja luluzice!!!:) Mas o curso quebrou tabus... Não é fútil se maquiar. É apenas cuidado, amor consigo mesma, bem-estar.

    No dia a dia, um batom e um lápis na parte molhada superior já tá de bom tamanho.;)

    Nada como ir aprendendo com as oportunidades, né?

    Má, vamos sim sair para fofocar sobre maquiagem e outras cositas...

    Beijos,

    Lulupisces.

    ResponderExcluir
  7. Definitivamente vou experimentar esse lápis na parte molhada superior, hehehe!

    Também sempre pensei que, por ter olhos pequenos, lápis demais os tornaria menores ainda.

    Beijos e adorei as dicas,
    Fabíola

    ResponderExcluir
  8. É, de fato um lapizinho bem colocado tem o seu valor... eu que há anos só passava baton (depois que enchi o saco de me maquiar com tudo o que compõe o ritual) voltei a curtir umas cores nos olhos. Azul cobalto, lilás, marron, negro. Tudo depende do astral do dia e da produção, claro. Já dá o maior efeito e, melhor ainda, não preciso nem tirar se volto pra casa doida para cair na cama e dormir, hahahaha. bjitos vaidosos Isa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos