Teoria da irmandade

Interessante como as mulheres gostam de mostrar suas dores sem pudores. Estava eu de frente para o inacreditável mar de Maceió, de bem com a vida, sozinha, a desfrutar uma salada na Cabana Lopana. No som, o DJ rolava versões bossa-pop de George Michael, The Carpenters, Pink Floyd, Bonnie Tyler, Bob Marley, U2, Madonna e até A-ha, na voz de Michelle Simonal.

O cara bota para tocar “Wish you were here”... Putz! Aí matou a pau. Covardia com o espécime feminino que também estava sentada alone à mesa ao lado. Entretanto, ao contrário de mim, parecia sofrer com vários holofotes voltados para ela. Mulher nova e charmosa bebendo cerveja sozinha num dia de sol pode saber: tem algo errado. É evidente que este pensamento machista atravessou a minha cabeça e a dos demais felizardos que curtiam aquela cabana. O mesmo devem ter pensado de mim – reparem na falta de modéstia pelos autoelogios – quando ali me postei encarando o mar.

Mas logo adotei uma postura mais confiante: eu me garanto. Estou radiante. Ai, que pentelhação é uma mulher ainda ter de pedir licença para si mesma a fim de se divertir sem companhia alguma em lugares públicos. Ainda somos vítimas da nossa própria patrulha, como se os olhares desconfiados dos outros já não fossem chatos o bastante. Que horror!

Todavia a moça ao lado confirmava o clichê. Ela estava sozinha, mas preferiria estar acompanhada. E logo estampou a dor dela em manchete de jornal, reclamando - para todos ouvirem - que alguém estava mexendo no jipezinho descolado estacionado do outro lado da rua, que calhava de ser exatamente o dela.

Se a moça queria atenção, conseguiu. Estabeleci contato visual com a companheira de solidão e me solidarizei. Ela aproveitou a deixa e lascou: “Mulher sozinha já viu, né? Eles já querem se dar bem...” Eu sei, ela estava procurando um afago. Não podia deixá-la na mão: “É verdade, os espertinhos ficam de plantão”, respondi.

Acudida pelos garçons, a mulher se aquietou, mas foi por apenas alguns minutos. Ela queria quebrar a paz da casa, afinal estava sofrendo, pô! Resolveu implicar com o DJ: “Não tem bossa em Português, não?”, reclamou. Cara, ela realmente deveria estar com o coração em pedaços, pois ninguém em sã consciência poderia não estar adorando a seleção musical de primeira. O DJ não deu muita bola e continuou na malemolência da Michelle Simonal, que até aquele exato dia era totalmente desconhecida para meus ouvidos.

Pouco depois, ouço com o canto do ouvido um trecho de conversa. Era mesmo dor de amor. Lágrimas pungentes fugiram dos óculos escuros dela. Deu vontade de mudar para a mesa ao lado e cantar Fábio Júnior: “o que é que está se passando por essa cabeça?” Mas ela não queria tanta aproximação assim. O lance era apenas mostrar ao mundo que sofria, sem sentimentalismos óbvios.

Voltei a olhar para o mar, mas antes reparei que ela fechou os olhos e se entregou ao som, que agora era do Michael Jackson em arranjo cutecute. Mas quem é esta Michelle? Eu conseguia existir sem conhecê-la? Como? E a moça ao lado já se permitia sorrir e relaxar, a minha companheira de solidão.

E então veio a comichão de escrever. Fui atrás dos garçons, todos palmerizados, e eles me descolaram a fundamental caneta bic azul e um bloquinho minúsculo de papel. Ufa!  Vício acachapante apaziguado. Que alívio poder rabiscar umas palavrinhas sem compromisso, assim como a minha vizinha tragava o cigarro dela.

I wanna love you, everyday and everynight... Agora éramos as duas cantarolando o repertório do DJ. Velhas amigas irmanadas em nossos estrógenos. Exagero meu? Tenho certeza de que a minha presença solitária ofereceu àquela mulher que sofria, também sozinha, um abraço reconfortante. A intuição de que mulheres são grandes confidentes mesmo no silêncio.

“Mas você já vai embora?”, ela disse num muxoxo ao me ver levantar. Sorri envaidecida e grata. A minha teoria da cumplicidade feminina acabava de provar sua validade.

Comentários

  1. Que texto bacana esse da garota do jipe!

    Bjs.,

    Dani Veloso

    ResponderExcluir
  2. Já estive no Cabana Lopana Lu, é muito maneiro...o mar de Maceió é lindo, um tom muito diferente...muito bom texto...valeu!
    Namastê!
    cynthia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos