O Velhinho e a Aeromoça

Eis o último texto da saga "Portugal". Espero que tenham gostado das minhas peripécias lusas e que eu faça outra viagem que renda tantas ideias como essa me proporcionou. Curtam o feriado e inté!

O Velhinho e a Aeromoça

Que massada é viajar de avião! Da tecnologia espero apenas que um dia a gente possa se teletransportar. É pedir muito?

A comissária de bordo portuguesa passa com cara de parede e voz de gravação a recolher os fones de ouvido. Em poucos minutos estaremos em Brasília. Coisa estranha essa de estar em outro hemisfério em tão pouco tempo.

-Fones de ouvido, por favor...

O senhor septuagenário vê naquele grande saco plástico aberto ao seu lado a oportunidade de se livrar de todos os dejetos produzidos durante a travessia do Atlântico.

- Lixo não, senhor. Eu disse fones de ouvido. O lixo o senhor pode deixar no compartimento à frente da sua poltrona. O senhor tem fones de ouvido?, refaz a pergunta automática a autômata aeromoça. Se eu tivesse um trabalho desses a 36 mil pés de altura, também sucumbiria ao tédio.

- Fones? Ah sim, tenho. Mas eu vou levar para casa, pode?
- Não, mas eu vou fingir que não ouvi nada.

E ela tira o véu da indiferença, cai o pano. A comissária sorri, quase tem vontade de gargalhar, pressinto. Sei disso porque eu gargalhei. Ufa, ela provou que era humana afinal. Num meio de transporte estéril, gélido, apertado e desconfortável como aquele airbus, não é pouca coisa.

Uma cena dessas pode transformar a viagem de longa duração em pena mais suave. O colete salva-vidas sob o assento já não é mais necessário. A aeromoça e o velhinho de boné, que tamborilava no braço da poltrona, renasceram em mim a vontade de viajar.

Só para ter a oportunidade de experimentar momentos espontâneos assim (ainda que confinada em um avião).


Comentários

  1. Roseana Murray disse...
    Lulu, telefonei para a ed. FTD agora e ela vai dar uma olhada para ver o que está acontecendo com o livro Manual da Delicadeza. Eles dizem que não está esgotado, mas diante do teu comentário vão verificar de verdade.
    Também gostaria que existisse teletransporte. Muito melhor que um airbus.Muito legal o teu blog. beijos, Roseana

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos