Sexismo pra quem, cara pálida?


Quem é publicitário de coração não perde o olho nas novidades do intervalo. É mania de ficar babando com os insights comoventes e alegres ou de criticar as derrapadas de outros colegas... Que ideia estapafúrdia, patética!!!

Com a internet, estou sempre recebendo filmes publicitários dos amigos. Hoje é mais fácil acompanhar a evolução da publicidade que, na essência, continua a ser “Felizes para sempre em 30 segundos”, título da monografia de conclusão da faculdade escrita a quatro mãos com a amiga Marisa em, bem, deixemos para lá, idade não importa.

Pois agora estou de cara com essa polêmica vazia em cima do filme da Hope com a Gisele B. Vou dar a minha opinião como publicitária e como mulher. Estarei também sendo sexista com essa dicotomia? Como profissional da área, um pouco enferrujada, é verdade, acho o mote da campanha interessante. Se bem que preferiria ver uma bela ao estilo Marilyn Moroe de calcinha e sutiã. As modelos são lindas vestidas, não peladas. E isso vale até mesmo para a rainha Gisele.



Homens ficam muito estressados quando o assunto é carro. As suas esposas - que não são bestas nem nada - podem, devem, querem fazer um jogo sensual com seus maridos, apostar no fetiche e na sensualidade femininos e dão uma notícia catastrófica (para os homens) armadas de lingerie. Tem leveza, graça, sacanagem, sacada.

O filme trata a mulher como um objeto sexual. Ahã, então tire todos os filmes de cerveja do ar!!!!! Parem de publicar Playboy, fazer novela das nove... O governo não tem mais com o que se meter para chegar ao ponto de pedir a retirada da campanha da TV? Ah, lembrei, tem sim: gastam nosso dinheiro em sessões ligeirinhas da CCJ e aprovam leis incríveis como essa que obriga os órgãos públicos a hastear a bandeira do Mercosul ao lado da nosso querido "pendão da esperança" nacional. Darrrrr!!!

Como mulher, não me sinto ofendida pelos filmes da Hope. Ou seria da Gisele? O risco de colocar um ícone para fazer a sua publicidade é ninguém prestar atenção na marca e só lembrar do ícone. Vou dizer o que me irrita, me faz arrancar os cabelos e gritar que ideia patética!!!!! na propaganda: os filmes que vendem sabão em pó, máquinas de lavar roupa e louça; limpadores Veja e similares; arroz, feijão e similares. produtos para bebês...

Estes sim são um tapa na cara das conquistas femininas, pois continuam a mostrar a nossa espécie presa nesse estereótipo ultrapassado da dona de casa feliz. O marido só chega para encontrar a comida prontinha, o filho dormindo... Ridículo e, o mais idiota: não condiz com a realidade da maior parte das famílias contemporâneas, nas quais a mulher compra ovo frito na mercearia enquanto os homens, eles sim, vão para a cozinha preparar pratos inventivos e colocam os rebentos na cama.

Há uns dois anos, Rômulo insistiu para ganhar uma pia de brinquedo. Ele ficava encantado com o comercial das garotas rindo a valer na lavação (olha que coisa linda, as meninas na cozinha desde cedo). Comprei a pia – que só havia na cor rosa, é claro - com a caixa ricamente ilustrada por fotos de meninas contentes lavando xícaras. Isso sim me deixa doente. Quer dizer que garoto não precisa aprender a limpar o que sujar?

Então não me venha a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República corar o rosto, ficar envergonhada e taxar o filme da Hope de preconceituoso em relação ao gênero mulherzinha. A publicidade é apenas um reflexo da sociedade. E a nossa mostra que ainda é muito mais confortável ver a mulher recolhida ao lar doce lar do que sexualmente dominante, utilizando de artimanhas para enfeitiçar o marido. Imagina se fosse para enfeitiçar o amante... Colocariam uma bomba no Conar, né não?

Comentários

  1. Cara Luciana,

    Acompanho seu blog, apresentado a mim por meio do nosso amigo José Rosa, mas não costumo comentar. Contudo, tirei um tempinho para escrever que concordo plenamente com você.

    É uma cara de pau do Governo intrometer-se em coisas como essa, assim como fazerem sessões para decidir qual estado deve representar a estrela que fica acima da faixa em nossa bandeira.

    Da mesma forma, é uma hipocrisia de nossa sociedade dizer-se ofendida com esse comercial enquanto deixa os verdadeiros sexismos soltos por aí.

    ResponderExcluir
  2. Esse bafafá também rendeu discussões inflamadas e beligerantes aqui na agência.

    Todos foram unânimes ao execrar a campanha e amaldiçoar até a 5ª geração de todos os envolvidos na criação.

    Que perda de tempo e energia, né Luciana?
    Mas o povo adora uma contenda.

    Valdeir Jr

    ResponderExcluir
  3. Não vi nada de tão censurável na propaganda. Já daquele comercial em que a mesma Gisele aparece de dona de casa esfregando chão, ninguém falou nada. Vai entender...

    ResponderExcluir
  4. Lu, em uma única palavra: hipocrisia!

    Bjs,

    Dani.

    ResponderExcluir
  5. Taí... Olhando por este lado você tem razão.

    Eu, como graças a Deus me poupo das notícias, nem sabia que a propaganda estava tendo problemas com o governo.E também só estou sabendo da propaganda porque li uma mensagem no blog Escreva Lola Escreva.

    Não discordo da Lola de que ficar passando esta imagem de que o dono do carro é o marido e de que mulher não sabe dirigir é desagradável.

    Mas também acho que a mulher pode e deve usar este poder que o sexo exerce sobre os homens para manipulá-los, afinal, isso apenas mostra que a mulher inteligente sabe usar as armas que têm.

    Apesar de que a propaganda é bem fantasiosa. Só marido recém casado ainda olha para o corpo da mulher pelada ou se deixa influenciar por calcinha e soutien novos.

    Na vida real, o cara, se fosse daqueles que ama mais o carro que a própria vida (graças a Deus nem todos são tão materialistas), iria ficar
    histérico e dar piti pior que viado de novela das sete.

    Se fosse um menos apegado iria perguntar logo se amassou muito, onde você estava com a cabeça etc.

    Quanto às propagandas de mulher "doméstica" é de lascar mesmo!

    Mas como, eu disse acima, graças a Deus me poupo da televisão. Só ligo para assistir o jogo do Mengão, que este ano está o verdadeiro bonde sem freio. Só ladeira abaixo...

    LARA MARIA ALBUQUERQUE E SILVA

    ResponderExcluir
  6. Lu,

    Hipocrisia pura do órgão que proibiu. As propagandas de cerveja como as da Devassa são MIL vezes piores...

    Beijo,

    Denize

    ResponderExcluir
  7. Valeu Lu! É isso mesmo...

    No mais, hipocrisia, falso moralismo, falta do que fazer e querer aparecer, já que isso não acontece aonde deveria...Secretaria de Politicas para as Mulheres, ahãn, eu sei...

    Bjão, Namastê!

    Cynthia

    ResponderExcluir
  8. Adorei, Lu!!!!
    Concordo em gênero, número e grau!!!!
    E vou mandar o seu texto para todos os meus amigos publicitários, posso?
    E obrigada por escrever por mim!!!!
    Poxa, outro dia fiz um comentário enorme no seu blog, sobre o triste caso do garotinho que atirou na professora e se matou. Mas não sei o que fiz (e já é a segunda vez que isso acontece), clico em publicar, o texto some e quando entro pra ver o comentário na parte de comentários, ele não foi publicado!
    Aí fiquei com preguiça de escrever de novo, mas depois escrevo.
    Estou doida pra conhecer seu ap. Aposto que já está muito mais arrumado que o meu, e já fez 1 ano que me mudei!
    Saudades!
    Beijos,
    Ceci

    ResponderExcluir
  9. Muito bem! Lembro o chilique que o maridíssimo da casa aqui - que cozinha e muito bem, e lava e passa melhor que eu - deu quando eu quis comprar uma cozinha pro Vítor, que também achava o máximo aquele arsenal de panelas, pratos, talheres, fogão e pia! Sociedade machista é essa nossa, inclusive a gente mesmo, que escorrega por aí, mesmo sem querer.
    Beijo.
    Má.

    ResponderExcluir
  10. Olá comentadores e comentadoras,

    obrigada! É, a gente tem de batalhar contra os verdadeiros sexismos, como o abjeto assassinato de mulheres por seus ex-namorados e ex-maridos.
    Crimes que acontecem em profusão nos países latinoamericanos, onde os homens acham que são donos de suas companheiras.

    Bernardo também ficou supercontra a compra da pia para o Rômulo, mas eu bati o pé e comprei. O filho dele não vai ser gay por lavar louça. É cada uma que acontece... Mesmo os homens mais evoluídos não conseguem se sentir plenamente confortáveis com certas atitudes. Que horror esse machismo arraigado tão profundamente na sociedade...

    Quanto à postagem, se quiserem mandar o comentário para o meu email primeiro, melhor. Ou escrevam o comentário no word e salvem e depois tentem publicar... O blogspot vive dando problema. E olha que é o melhor site para blogs que temos.

    Um grande abraço,

    Lulupisces.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos