Scarlett






Catarina sempre foi chamada de rebelde. Caçula, evitava seguir as trilhas deixadas pelos dois irmãos mais velhos. O comportamento fora do padrão multiplicava o trabalho dos pais. “Será que essa menina quer tudo diferente? Por que ela não pode ser como todo mundo?”

Mas Catarina não era. Não ouvia frases feitas sem questionar. Não aceitava valores morais que não compreendia. E queria saber, queria explicações. "Puxa, pensar desigual é tão complicado! Que bom se eu pudesse entrar pelas mesmas portas e passear pelos mesmos jardins!" 

Então Catarina percebeu que seus pais nunca deixariam de tentar moldá-la na simplicidade. "Para eles serei eternamente rebelde", concluiu com certo alívio. 

Depois de refletir, resolveu ganhar o próprio dinheiro, pagar suas contas e não dar satisfações. "Assim ninguém me diz o que fazer e o que não fazer". 

Pobre Catarina, estava tão enganada... Logo nos primeiros meses no escritório descobriu quantos pais e mães como os que tinha em casa estavam ali, disfarçados de jovens, de velhos, de chefes e colegas. 

A cada nova ideia que propunha, o desânimo encontrava: “A gente sempre fez assim, pra quê mudar? Não vai dar certo.” 

A cada vontade de fazer diferente o que era preciso ser diferente, Catarina encontrava a omissão: “Não vou falar nada. Depois complica para o meu lado.” 

Catarina arrefeceu. Pensou em desistir. Em ser como outros, ficar feliz com a novela das oito, coisa e tal. Seu pensamento gritou: 

Estou presa! Presa nesse mar de mesmice, de limites estabelecidos, de submissões, complacência, materialismo, falsidades, solidão. 

E esse grito interno foi tão forte, tão dolorido, tão decisivo, que estourou a bolha do pessimismo que começava a ser formar. 

Catarina sentiu o vento no rosto e decidida soube que para sempre lutaria contra as bolhas e os bolhas. "Amanhã eu luto. Amanhã eu luto e abro a passagem de novo". 

E saiu para a rua, transmutada de Scarlett O'Hara. 





Comentários

  1. Adorei, Scarlett, oops! digo, Luzinha...

    Bjs!
    Patty

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essa forma de reflexão sobre si mesma...valeu!!!
    bjão!Namastê!
    Cynthia

    ResponderExcluir
  3. Acredito que as gotinhas de Scarlett que possuimos (ou nós constituim) nos uniu!!!!
    Parabens pela mudança, sossego na transição!!!!

    abraços, Mariana (desde el sur)

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. É verdade, melhor amiga argentina!! Nossos lados Scarlett são idênticos!!! É por isso que sempre sinto tanta saudade de ti!!!

      Obrigada pelos votos de sossego!! Tenho tentado exatamente trabalhar esse desapego das expectativas. Mudar já vai ser bom só por mudar. Se outras coisas rolarem, melhor ainda, né?

      Beijão,

      Lulupisces

      Excluir
  4. Lula's,

    achas que estou tocada pelo conformismo, né...

    Entretanto,, não sei se é conformismo o que venho passando. Acho que é mais cansaço... Só se luta quando se acredita, ou, é desgaste à toa. Acho que não vale a pena bradar por tudo...e, a verdade, é, que, de fato, estou meio pessimista ultimamente.

    Mas, a propósito, acho que você mudou o final da estória. Por que Scarlett?

    No mais, é isso. Soube que vieste aqui. Depois vamos marcar um lanche...Aliás. você tá trabalhando no CNJ. Ali no Lago, tem um restaurante simples, bom e barato. Acho que na QI 7, chamado Parfait Croissant....

    É uma boa...

    Beijos,

    Cacá.


    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, pelo contrário, Cacá! A Scarlett não se deixa abater. Ela cai e se levanta novamente... Por isso eu me lembrei dela, pois ela é uma mulher guerreira, insana, poderosa! Acho que você ainda vai sair desta inércia, minha amiga.

      O CNJ fica no final da Asa Norte, 514... É um prédio velho, mequetrefe e barulhento. Tudo tem ônus e bônus, não?

      Acho que o trabalho aqui vai ser bem dinâmico, no ritmo que eu gosto, mas ainda estou sem mesa, sem eira nem beira e nem o meu novo chefe conseguiu arrumar um tempo para conversar direito comigo... Ou seja, serviço público é serviço público.:)

      Mas a galera é bem divertida, animada, cheia de energia... Bem diferente desta masmorra em que se transformou a Ceim...

      Beijão,

      Lula's.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos