Assoprando o fogaréu de aniversário

Se eu quisesse ser exata, tería de comemorar um ano de blog no dia 10/10/11. Caramba! Acabo de me tocar que lancei meu primeiro relato do Caiu na rede é... no dia 10/10/10. Cabalístico!!! Isso é que é vontade de ser nota dez (no timbre do Carlos Imperial anunciando as notas das escolas de samba do grupo 1 do Rio).

Mas eu não sou exata. Deixo as estáticas, gráficos e exatidões para o Bernardo. Então mudei a cara do blog ontem mesmo, aproveitando o tempo livre escasso do marido SheldonfísicopesquisadorprofessordaUnBpai. Escolhi essa foto que eu adoro (tirada por ele) para emoldurar o primeiro aniversário das minhas histórias. A foto é do início do ano, não foi tirada de caso pensado. Entretanto tem tudo a ver com a proposta do blog.: água, rede, isca, Brasília, reminiscências, viagens...

Ipê Branco e uma abelhinha
Acho que quis aproveitar a inspiração proporcionada pelo domingo ao ar livre. Realmente o mato me revigora. Viro outra. A proposta era uma caminhada ecológica. Acordei animadíssima, pronta para colocar os meninos para ralar ao sol da manhã. Acho fundamental que eles capturem esse amor à natureza que é muito meu e do Bernardo. Quero que eles se tornem companheiros de trilhas. Seria algo muito bacana de cultivar em família...
Rômulo, Caetano e Luan: infância em estado pulsante
Certa vez, minha sogra disse: “não tinha como o Rômulo não gostar de cavalo... A Luciana veio de uma família de fazendeiros e o Bernardo também adorava passar férias na fazenda dos meus tios”. É, pode estar no sangue mesmo. Mas a gente sabe que nem sempre os filhos seguem os caminhos dos pais. Às vezes isso até é bom, né? Tem cada pai e mãe por aí... Porém vou torcer para que eles se contaminem dessa energia natural intensa e lúdica.

O mundo todo podia ser feito de primos
E lá fomos nós, primeiro com uma alongada divertida com o professor. Depois, pernas para que te quero, seguindo a trilha interna do belo condomínio onde o meu sobrinho mora. Legal foi ver o cerrado acontecendo ali, ao vivo, renascendo das queimadas em pequenas flores delicadas e coloridas. O visual ilimitado de cima do morro... O horizonte sem fronteiras do Distrito Federal. Dava para ver a garganta do planalto central. Tudo ali, pertinho da Esplanada dos Ministérios.

A primavera principia...
No meio do caminho, uma coruja, logo ela, meu bicho de estimação selvagem. Sei lá porque eu gosto de corujas. Talvez por um dia conhecer o ninho delas no forro da casa da fazenda. Os pequenos filhotes emplumados e frágeis. Talvez porque elas me entendam com a mesma necessidade de solidão.

Enquanto a coruja espreita.

A vida pode ser cor de rosa
Os meninos corando, suando, cansando. Línguas para os cães. Brincadeira de criança limpidamente pueril. No topo do morro, um para-raio. “Como é que o para-raio para o raio?”, indaga Caetano. Ainda bem que temos um físico de plantão na caminhada. O menino aprende e repassa a aula para os primos.

Esticaaaaaaaa!
Puxaaaaaaaaaaa!
O fruto colorido atiça a curiosidade de Rômulo... Momento imperdível para a foto: um perfil perfeito, carregado de interrogações. A manhã voa porque a natureza é leve. A gente esquece o calor e o suor pregado no rosto. A interação com o pó da estrada e o céu nos fazem mamíferos antes de tudo.

Curiosidade é o meu nome
Na volta para casa, o fogaréu. De longe já se via o cogumelo no ar... Acho que nunca vi fogo desembestado de tão perto! Fogueirinha de papel e folha seca é uma coisa. Labaredas comendo o cerrado é outra. Saiu lambendo tudo com sua língua de cobra venenosa. Os tapumes do condomínio em construção são mordiscados. Estranhas obras de arte.

Entre o abstrato e o compensado
A atração pelo fogo é da humanidade. Prometeu roubou o fogo dos deuses e soltou sua libidinosa chama entre os mortais. Elemento que não é ainda totalmente domado pelas invenções. Capturar as chamas em foto, ao menos. Mas quem disse que eu dava conta? Agora entendo o desespero das pessoas cercadas pela parede vermelha, laranja e amarela.


cria uma história de ausências

Muito difícil esperar o salvamento com o fogo tão perto de você. O calor é insano, torturante, absoluto. O pavor se instala instintivamente. Morrer na fogueira... Nenhuma tortura humana pôde ser pior. Tomás e Rômulo olhavam a mãe da segurança do carro, enquanto o fogo me laçava e repelia, laçava e repelia.

E não conhece farpados e barreiras
Fugi da hipnose confiante de ter guardado um pouco daquela febre eternamente em mim.

Capazes de conter sua ira divina
que a tudo se reduz à cinza!
E para complementar o tema, curtam a bela parceria de Rita Lee e Cazuza:

http://letras.terra.com.br/rita-lee/254255/

Comentários

  1. 1 ano, Luciana?
    E que foto é esta?
    Ulalá!
    Cabelos revoltos, esvoaçantes, contemplando o porvir

    Parabéns.

    Valdeir Jr.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, nada como um fim de semana no mato para a gente repor as energias. Ainda mais em boa companhia, como é o caso das nossas viagens juntos.

    ResponderExcluir
  3. Parabenzíssimo pelo 1 ano de blog! Preciso falar o indefectível: como passou rápido! E, claro, estarei exercitando meus neurônios com muito carinho na caixinha dos comentários, sempre. Como diria Michael, I will be there...rsrsrs

    Mil beijos
    Patty

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Lu, que você continue nos encantando, nos fazendo refletir com seus textos que são 10 nota 10!!!!
    Namastê!
    Cynthia

    ResponderExcluir
  5. Só quero que você saiba que eu continuo leitora assídua do seu blog! A nova cara ficou muito linda!

    Abraço,
    Lara

    ResponderExcluir
  6. Luzinha,
    A ostra fecundada, laborando sua dor, é o artista em processo criativo.
    Ninguém cria à toa... e é por isso que sempre lhe disse, meu bem: escreve,
    deixe a sua fonte jorrar. Se ela não cura, ao menos te enriquece.
    bjinhos e saudades. Ando mergulhada na minha dissertação...
    afinal as comportas se abriram e tenho escrito produtivamente.
    Quem sabe vc me arranca desse retiro com seu sorriso lindão
    e um convite divertido nesse finde? :)
    Isa

    ResponderExcluir
  7. Bom-dia, prima!
    Familia que malha unida,permanece unida!:)
    Lindo o lugar!

    Bjos e até dia 20!!!

    Dje.

    ResponderExcluir
  8. Foi ótimo o final de semana!
    As fotos ficaram lindas!
    Obrigado por tudo!
    Venham sempre que quiserem, ok?
    Beijos,
    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Loo!
    Bem atrasada, parabéns pelo ano do blog!!!!
    Um beijão! (Em breve, ao vivo, se Deus quiser!)
    Belas fotos, mesmo com fogo. A do olhar romuliano está intensa.
    Má.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos