Turbilhão

Acordei de um sono atribulado. É hoje. Desde ontem eu sentia a solidez da angústia. Mãe é culpa em movimento. Se a gente fica e não descansa, se sente uma monstra porque está perdendo a paciência com os meninos à toa. Se a gente vai, e tira umas férias, fica se sentindo vazia e vil por deixar os filhos aos cuidados de terceiros. Terceiros que vão mimá-los, que também os amam, mas isso não faz a menor diferença. Você está para sempre dividida entre a liberdade individual e o amor maternal.

Ontem à noite invadi os sonhos dos meninos só para dar uma última cheiradinha naqueles pescocinhos macios. Fiquei um pouquinho na cama de cada um. No ouvido soprei: a mamãe ama vocês! Hoje já estou terminando de arrumar a mala e no salão de beleza cheguei quase atrasada: 

-Você está tão séria hoje, Lu!, constatou a manicure.
-É a minha versão culpada 100%, brinquei. 

Viajar agora nunca é fácil. Nunca é só o lado bom e despreocupado. Sem falar que tem o avião, né? Vencer essa barreira, essa fobia... Mas, dessa vez, eu já estou preparada. Fiz um tráfico básico de drogas lícitas com a minha amiguinha Catarina:

- A médica disse que o frontal é ótimo para quem não consegue relaxar em viagem de avião.
- Passa para cá agora!

Espero que eu apague em São Paulo e só acorde no JFK, respirando ares ianques. E se o avião cair, eu só desperte lá no céu, cercada de anjinhos barrocos.

Na última terrível experiência aérea, rolou uma turbulência média voltando de Sampa. Apertei a mão do Bernardo com tanta gana que sentia os ossos dele clamando piedade. A outra mão segurava meu colar da sorte. Em busca de alguma calma, recitei um mantra, como garante a minha iogue superteacher Cynthia, "de grande poder". O rapaz ao lado, percebendo o pânico, tentou me consolar:

- É só pensar que você está numa montanha-russa. (Tá, valeu, mas eu não vou mais em montanha-russa exatamente porque eu morro de medo).

Envelhecer é recuar, que estranho. Pois devia ser justo o contrário. Mais sábia, mais safa. Mas ser eternamente responsável por aquilo que cativas é isso: se resguardar para que não falte ali na frente. Então o imponderável da viagem de avião sempre perturba. E se... Vai que... Tô falando tudo isso é pra exorcizar mesmo. Para que não aconteça, é claro.

E que eu volte renovada e com muitas histórias bacanas e sacanas de NY para compartilhar aqui no blog.

Boa viagem para minha irmã, que vai debutar na Grande Maçã! Boa viagem para mim, que tenho o privilégio de viver tantas emoções assim! São João, nos proteja nessa jornada!

Vou tentar escrever de lá, em carne viva, mas, se não der, até a volta!


Comentários

  1. Oi queridaaa amigaaa,
    Aproveita a "sua" NY e que vs descubra uma nova também, porque o que não falta a esse espetáculo de lugar é a possibilidade de infinitos universos paraleleos, que daí a magia, se tocam.

    Tô aqui ainda no meio de obras e pintura do ap também ( já se vão cinco semanas, dois dias, e mais 6h47min)...o pior é que estamos dentro do "evento". Imagina morar em uma casa junto com um pintor, pedreiro, empregada, marido reclamão ( quanto mais ele reclama mais acho graça e é motivo aqui em casa de piada. Ele mesmo acaba rindo), a Nina que não tem saído, os meninos que estão ao menos maravilhados com a descoberta de um quarto p/ cada um. Estamos curtindo essa nova fase de vida, tudo novinho...muito bom, apesar do sacrifício momentâneo.

    Sempre que posso dou uma passadinha no seu blog, que adoro. Sou sua fã, vs sabe né!?....tenho muito orgulho de você. Quando voltar sei que vs vai dar notícias. Vs não é como certas amigas...que demoram p/ aparecer...( eu, por exemplo)

    Quem sabe vs e Bernardo não resolvam fazer um pit stop por aqui...

    boa viagem p/ vocês...
    bjão,
    Marcia

    ResponderExcluir
  2. "Mãe é culpa em movimento" e "a culpa é sempre
    da mãe" são duas frases que sacanamente se completam, né?
    Ô dó... ainda bem que ser mãe pode ser mais do que apenas "padecer no paraíso" e tem horas que a brincadeira é tão boa que compensa tudo.
    bjinhos e divirtam-se
    Isa

    ResponderExcluir
  3. Por gentileza,
    Queira dar notícias suas com pipocas, paçocas e outras guloseimas açucaradas. Sentimos saudades terríveis!
    Beijos ecléticos
    Marcita

    ResponderExcluir
  4. Luzinha, cadê você??? Não era só uma semana????
    Já estou preocupada... alguém tem notícias para aliviar meu coração aflito? Se puder, agradeço...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos