Tiro no pé

Os brasileiros têm o péssimo hábito de acreditar que as escolhas políticas que fazem estão dissociadas da rotina da cidade em que vivem e até mesmo do país em que nascem. Amarga ilusão que leva milhões de eleitores desperdiçarem votos em figuras inexpressivas como forma de protesto.

Bem, eu suponho que seja esse o intuito de se votar em Tiririca, Juruna, Aguinaldo Timóteo, Clodovil e demais personagens que nada contribuem para a vida política da nação: um modo tolo de protestar contra a corrupção e a falta de ética no Congresso. Ou será que alguém marca o nome desses caras com a crença de que serão bons legisladores? Não pode ser!!!!! Mas, em se tratando de Brasil, tudo é possível.

E agora estamos aqui em Brasília sofrendo exatamente por ter escolhido mal nossos governadores e deputados distritais. A cidade colapsou. Até demorou um pouco, mas anos de governos corruptos e má gestão do dinheiro público tinham que cobrar seu preço, mais dia menos dia.

OK, tiramos alguns laranjas podres do governo local. Mandamos para casa um governador ladrão, que progresso!!! Mas quase votamos na mulher de outro que faria a mesma coisa. E, é claro, a população elegeu os filhotes da serpente para a Câmara Legislativa e o Congresso Nacional.

Com o desmantelamento de parte da cúpula do governo do Distrito Federal, ganhamos um governador-tampão que não manda tampar buraco algum. A cidade está jogada fora, no lixo. A capital do Brasil vive seus piores dias. O mato toma conta de tudo, pois o pessoal da Novacap está em greve. Me diga uma coisa: o que adianta cruzar os braços no fim de mandato provisório? Eles acreditam mesmo que vão ter suas reivindicações atendidas?

E o sistema público de saúde, há anos suportando uma demanda excessiva vinda do Entorno - Goiás e Minas Gerais que não oferecem saúde pública decente aos cidadãos -, ruiu de vez. Superbactérias, alagamentos dentro de centro cirúrgico, bebês morrendo como piolhos na UTI Neonatal do HRAS. Aliás, como os piolhos que o governo deveria ter impedido de contaminar o Hospital Regional da Ceilândia.

Nasci em Brasília e nunca vi tamanho caos. Agnelo terá um duro trabalho pela frente. Herdou um governo sujo, acostumado às falcatruas. Não sei se será capaz de dar cabo de algumas praticas maléficas enraizadas no solo do planalto central. Não sei nem se ele também não é adepto de tais conluios, pois aqui a gente ficou entre uma péssima candidata e um candidato-enigma. Votei em Agnelo, mas sem convicção.

Só me resta a frágil esperança de que os eleitores do Distrito Federal (e quem sabe do Brasil) se exemplem. Não vale a pena votar em benefício próprio ou fazer do voto uma brincadeira inconsequente. O tiro sai, inevitavelmente, pela culatra de todos nós.

Comentários

  1. Que pena que Brasília esteja assim, largada...
    A cidade fica feia e perigosa, com esse mato todo... vi uma reportagem mostrando.
    Que as coisas melhorem, enfim.

    Beijos,
    Patty

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos