Memes do Ego



Zapeando pelo FB nas primeiras horas da manhã, faço a panorâmica da vastidão dos sentimentos. Passeio num grande mural psicológico e comportamental. Pessoas à procura de identidade, solidariedade, irmanação, prestação de serviço... Rostos em busca de conexões mágicas, de aprovação, reconhecimento, alento. 

Que me desculpem os feios, mas o FB é fundamental no que ele tem de mais emocionante: humanidade. Do sem gosto ao lirismo, tá tudo ali. A espécie em sua transparente imperfeição. Recados, declarações de amor, broncas, ironias finas e estúpidas, obviedades e clarividências. Tudo posto. Tudo exposto. 

Mas hoje uns posts me deram choques n’alma. Não, nada sobre o golpe de 64. Sou uma mulher de “desacontecimentos” (roubei da jornalista Eliane Brum). Uma amiga aqui, outra em Fortaleza desabafando sobre a dureza do existir fluida apesar da concretude (ou decrepitude?) do status quo.

A vida pede pra gente ser forte todo dia e a gente fraquejando em borboletas, versos e azul do céu. Quem tem uma inquietação interior muito forte será sempre inadaptado crônico à rotina e às pequenezas do mundão. Eu tenho 43 anos e ainda penso em ser dândi ou beatnik. Não é fácil ser assim, porém mais delicado!

Porque essa engrenagem faz dos diáfanos um caldo de cana diário. Entendo a dor dessas gurias artísticas por também ser alguém que habita esse lugar onírico. Sou da turma à caça da brisa, do aroma do chocolate... Aquela que não poupa tempo pensando: já não se fazem mais roupas com casinhas de abelha! 

Visto a carapuça dessa costureira dos moldes de seda, dos pensamentos tortos. A andarilha dos caminhos de Santiago. A substituta de Adélia Prado que – talvez não tarde - vai sentar à direita de Deuspaitodopoderoso.#semagouroporfavor! 

Fica assim não, bichinha!! Ser artista no Brasil é foda!!!!! Torço por você, pois minha alma é de circo, é de palco, é de instrumento... Cê ainda vai brilhar muito, viu?

Querem que os delicados sucumbam à pressão da eficiência, dos modelos da microeconomia. Só que tem uma coisa: quanto mais a gente é imprensado contra a parede, mais pensa em virar aborígene. Seguir “o rastro dos cantos”, a flauta mágica ou os girassóis da Rússia (se é que o Putin não mandou arrancar todos). É tão reconfortante pensar que tem gente que larga tudo pra vender artesanato na praia. Ciente estou de que é possível abandonar o plano do impossível para a realidade de uma trajetória extracurricular. 


Ansiava por essa bravura. Será que ainda dá tempo ou vai ficar pra próxima encarnação? Ou serei da estirpe de Clarice Lispector, Van Gogh e demais artistas incompreendidos - e pobres - em sua época e tão reconhecidos nas gerações posteriores? Eita, mulher, aí você já foi longe demais. Perdeu a compostura. KKKK! 

Pelo menos meus filhos, ou melhor, meus netos (quero ter uma longa descendência a louvar meu egocentrismo artístico) serão abonados. Meu blog será uma descoberta literária tardia, antes que nunca. E minhas frases e textos serão postados no FB ou Twitter do próximo milênio; apropriados indevidamente por outras autoras populares, como de praxe. 

Não importa, pois não terei delirado grande em vão. Minhas delicadezas mentais: legado. Memes a ecoar – histéricos - pela eternidade. Diva é pouco! Hehehe... 

Comentários

  1. Demais! É isso mesmo. Nos resta o tempo, o sonho o olhar diferente. E como é bom. É duro, mas nós não saberíamos ser burocráticos de carteirinha. A vida é também para ser contemplada.

    ResponderExcluir
  2. Luciana, que lindo! Me identifico muito com a forma que você enxerga as coisas. e tbém acho fundamental o facebook.

    Fabi (de novo)

    ResponderExcluir
  3. querida, fiquei feliz com seus escritos!

    Bela,leve e sincera. Olha só, tem uma amiga linda que mora ai, fotórafa,o nome dela é Lia de Paula. Falei de vc pra ela e mandei o blog. Pensei em vcs se conectarem. Ela é fabulosa! http://liadepaula.4ormat.com/

    LiadePaula | FOTOgrafias - Por onde andoliadepaula.4ormat.com
    Se adicionem :https://www.facebook.com/liadepaula?fref=ts

    Beijos e luz,

    Michele

    ResponderExcluir
  4. O FB teria tudo para ser uma excelente ferramenta de integração. Pena que as pessoas não sabem usar e o tornam extremamente chato. Pior é que a gente se vê obrigado a entrar pelo menos uma vez por dia. Eu já deixei de entrar e fui punida com o não comparecimento a dois eventos. Afinal, as pessoas acham que se foi postado no FB, todo mundo viu.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos