Olhar fatal

“E ai ela cisma de voltar...” Engraçada as associações que o baú da mente faz. Também, imagina o tanto de tralha que fica guardada no meu: bilhete em guardanapo, declaração de amor em agenda do colegial, primeiro beijo na boca, primeira vez que a menstruação vazou, manchou minha calça jeans aqui-não-passa-nem-pensamento e eu pedi o casaco da melhor amiga para amarrar na cintura e esconder o vexame... E aí, quando começo a escrever, a primeira coisa que me vem à cabeça é essa música do Francis Hime, tão velhinha, na voz do Chico. Nem gosto tanto dela, mas ela tá lá, no meu baú, porque o baú da Lulu é eclético.

Pois é, eu cismei de fazer um retorno triunfal ao visceral mundo da academia de ginástica. Depois de uns 15 anos, decidi voltar à tirania da boa forma. Aquela que um dia eu tive, nos áureos tempos do balé e dos 18 aninhos... Bundinha pra cima, cinturinha 65 cm, zero quilômetro...

Aí rolam as pedras, os filhos, as perdas, o acidente de bike e percebo que perdi “toda alegria de fazer meu tic-tac, dia e noite, noite e dia”. Não sou mais um relógio. Meu corpo não me pertence anymore. A autodisciplina para caminhar e correr se esvaiu. Praticar ioga de repente se tornou exercício de menos, pois minhas coxas e barriga querem sempre demais.

O mais estranho desse retorno aos 40 é me ver na pele daquelas pessoas que chegam na academia e são recebidas pelos olhares hostis das gatinhas de 20. E com a falta de cobiça por parte dos machões-puxa-ferro: “Xi, lá vem mais uma pelancuda... E ainda por cima quatro olhos!” Ei, eu já estive do outro lado, tá? Eu era chamada de gostosa, tá entendendo? Qual o quê! Ninguém me nota, ou pior, notam em mim um caso perdido: “Não dou um mês para ela desistir”.

Assim vomitou o crivo do olhar da professora-gostosona-cabelão-24-horas ao gritar no meio do salão: “Há quanto tempo você não malha?” Tem que ter muito estômago e uma autoconfiança absoluta para não virar geleia. Isso depois de ter passado por uma avaliação que, sem piedade, faz você corar de vergonha: “Dezenove dos seus 63 quilos são de massa gorda”, proferiu a sentença o excelentíssimo senhor juiz, Sistema de Computador da Composição Corporal.

Mas, vencidas as barreiras preliminares e quase intransponíveis (pobres dos que sempre se acharam corporalmente inadequados ou feios e precisam se matricular numa academia. Hoje sei muito bem o pânico que sentem. Ou seria ódio?) Eu sentei na bicicleta e parti para a minha aula inaugural da modalidade batizada de circuito/pedal.

A professora-gostosona-cabelão-24-horas demonstrou alívio ao saber que eu fazia ioga, mas pediu para eu pegar leve. E ficava me checando de rabo de olho, gritando de vez em quando: “Tá tudo bem aí, gata?” 493 litros de suor escorrendo do meu corpo com 30% de gordura, mas toda uma vida pela frente. Fui até o fim. Não parei de pedalar.

Entre uma acelerada e mais outra e mais outra, a gente para, desce do camelo e vai pro colchonete fazer umas 250 abdominais. Só que aí eu tiro de letra, pois me incluo no 1% da população mundial que curte fazer abomináveis. A turma, cheia de gás, gatinhas e gatões, chia. Eu me deleito. A professora-gostosona-cabelão-24-horas começa a acreditar que não era história pra boi dormir a minha resposta: “Mas eu nunca parei de malhar... Eu faço ioga duas vezes na semana, duas!”

Saio da sala e cruzo a área da musculação com pose de diva (as pernas bambas, marionete descabelada, mas sem perder o rebolado). “Vocês vão ter de me engolir! O meu plano é semestral”, avisa o meu olhar fatal.

Comentários

  1. Com essa disposição que você mostrou é bom o Sr. Bernardo começar a se mexer. Com aquele biotipo piauiense privilegiado ele se garantiu até aqui, mas isso pode não durar muito mais tempo.

    Valdeir Jr.

    ResponderExcluir
  2. Fala sério, Luzinha, na verdade você é quem deve estar matando de inveja essas gatinhas (ou ratinhas?) de academia, com seu corpitio 4.0 turbinado! Em cima do salto hein, digo, do tênis! Tem que correr, tem que suar, tem que malhar... vamos lá! Lembra?rs...

    Beijos,

    Patty

    ResponderExcluir
  3. Oi Lulu,

    Isso eh que eu chamo de vitoria!!!

    Beijos, Evelyn

    ResponderExcluir
  4. Mas com toda a sorte de deveres cumpridos: Casada,mãe, trabalhadora,escritora,
    blá,blá,blá..só se vc tivesse nascido Gisele ou então vivesse mareposeando em academias. Que coisa mais chata é coroa que se acha dondoca ainda que gostosa!
    O importante é seguir e não desistir jamais!
    Sucesso,
    Bjus,

    Davide

    ResponderExcluir
  5. Lu li sua crônica "suada". Acho que não só pelo tema, mas vs está mais leve para escrever , mesmo temas mais densos (literalmente ou não) , sem abrir mão da crítica (uma de suas marcas registradas, com patente e tudo...rs).

    Como sou Escorpião e muitas vezes pego pesado, entendi, graças ao intervalo que a vida me proporcionou entre uma academia e outra...(brincadeira), que a sabedoria está na capacidade de dar leveza em tudo que fazemos. Acho que a leveza do ser pode ser sustentada...

    Comigo aconteceu o mesmo script da academia e agora aos 50 ( faço esse ano) tenho a dizer amiga que a luta continua! rsrs Mas te confesso que sinto o seguinte: quanto mais pesada por fora, mais leve por dentro. E tem mais: não troco de jeito maneira... Tem um ditado francês que diz: "se a juventude soubesse e a velhice pudesse..."
    Minha pesquisa atual é sobre reposição hormonal. Eis a questão. Da academia p/ a reposição é um pulo! rsrs. Mas, depois te conto da minha pesquisa avançada sobre o tema...que, aliás, nem mais se chama reposição, agora é modulação hormonal com hormônios bioidênticos... Tô até imaginando sua crônica daqui a um tempo com esse tema...rsrs. Vou adorar!
    Bjão, ex-balzaquiana! Bem-vinda ao time das ex- atletas/bailarinas, porém eternas musas. Esse título de eternas ninguém nos tira. "É nóis"!

    Márcia

    ResponderExcluir
  6. Oi LU,

    É do jeitinho que falou, ano passado comecei e parei.
    Fiquei animada em voltar a malhar, acho que vou encarar.
    bj

    ResponderExcluir
  7. Lu, não lhe falta disposição para botar em prática seja qual for o projeto! De toda forma, parabéns pela iniciativa! Eu adorei especialmente essa frase: "493 litros de suor escorrendo do meu corpo com 30% de gordura, mas toda uma vida pela frente." Vou pensar nisso sempre que estiver perto de chorar na academia. Beijos, Débora

    ResponderExcluir
  8. Amei o texto, Lu!! =]]

    bjão, Fabiana

    ResponderExcluir
  9. Adoro seu jeito original de descrever nossas neuras, Lu.

    Uma combinação perfeita de domínio das palavras, ironia e bom-humor.

    “Vocês vão ter de me engolir! O meu plano é semestral”, avisa o meu olhar fatal.

    Kkkk, morri de rir com esse final!

    Beijo,
    "S"abíola

    ResponderExcluir
  10. AMEI!!!!! Hoje fiz minha segunda aula de spinning depois de um tempo parada e tive sensações parecidas!!! ( e meu plano é trimestral! Ahahaha!)
    Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos