"Qualquer maneira de amor vale a pena"




“O único desejo do sábio é não ter desejos”.
(do livro do Tao)


Muito já se falou do prazer de transitar anônimo pelas ruas. Algo que os famosos jamais poderão fazer e, talvez por ser privados desse regozijo diário, sejam almas tão atordoadas. Porém, passar o dia do aniversário anônima, mesmo para uma não celebridade, é um desafio interessante que nunca havia experimentado. Não indico para almas mais carentes ou inseguras, mas que foi libertador, foi. 

Não tive a intenção de me manter incomunicável numa cidade que não é a minha no dia 21 fevereiro de 2014. Todavia, logo pela manhã fiquei sem celular. Esses smartphones não são compatíveis com dumbminds como a minha. Liguei o danado cedinho, a fim de checar o facebook e as mensagens de felicitação por mais um aninho de vida. Passado alguns minutos, a bateria tinha ido para o brejo. 

Meus filhos, marido, irmã e primo já me aguardavam para os programas de rua e lá fui eu, mais leve; nua de compromissos para os braços de Goiânia. Não me arrependo. Não senti falta de receber nenhum telefonema ou de checar nenhuma mensagem.

Amigos amados, não se sintam ofendidos ou desprestigiados. Foi somente gostoso estar de folga em pleno dia útil, numa cidade fora da rotina. Não criar expectativas e não desejar nada além de caminhar sob o céu que nos protege. De repente, uma menina com cabeça de planeta: página em branco pronta para ser preenchida por qualquer tipo de sonho.

Só comprovei o que eu tenho como filosofia: essa galera que fica teorizando sobre a frieza das redes sociais, de que elas mais afastam do que agregam, que viciam, que isso, que aquilo - demonização incrível - tá exagerando demais. Tudo balela! Quem gosta de gente, vai continuar gostando de gente, mesmo curtindo FB, Instagram, Twitter e o escambau. Quem não gosta, se refugia no virtualismo e fica bem na fita. 

Folgo em constatar que não sou uma viciada em contatos online. Delícia ratificar que tenho amigos que também não são e insistiram em ligar e gostariam, de verdade, de ter me abraçado no meu dia. Mas eu estava há 200 Km de distância, almoçando pamonha pra trazer mamãe pra perto de mim e à espera do show do Elton John. 

Bacana foi ficar livre de ser eu mesma, ser apenas mais uma. Ninguém nas lojas sabia que era meu aniversário. A Menina que roubava livros na tela não sabia que era meu aniversário. Os créditos subiram e eu chorei copiosamente, liberta de qualquer constrangimento de estar totalmente feliz por ser meu aniversário. 

Eu mesma paguei pela minha torta Montenegro. Anonimamente ela aguardou meu atraso de três horas na Cravo & Canela, doceria das boas (recomendo). Saí no meio da enxurrada, pés molhados, carregando o meu bolinho. Voltei pra casa do primo, que tinha velinhas daquelas mágicas, que pipocam luzinhas. Que gentileza! Que bolo! Uma mousse de chocolate meio amargo no ponto para ser devorada com calma, mas a chuva não arredava das nossas cabeças e o espetáculo urgia... 

Elton John, de carne e osso, provou que ser sir não é mesmo para qualquer um. Arrasou sem ligar para o fato de que era meu aniversário. Cantou brava e lindamente na minha festa particular. Ao soar dos primeiros acordes no piano, já estava em transe. Uma senhora chatonilda (todo show internacional está coalhado de gente que não gosta do artista, mas que pretende se exibir nas redes sociais) começou a implicar comigo porque eu estava em pé e dançando. 

Bem, se aquela apresentação magnânima não era para curtir aos pulos, o que mais poderia ser? Expliquei que ela tinha errado de endereço, o recital da sinfônica era em outra arena, mandei a broaca catar coquinho e continuei sozinha na minha pista de dança. 

Voltei pra casa à meia-noite, imagine, sem virar abóbora! Entretanto, só consegui dormir às duas PM, de tanta adrenalina e felicidade. Não sem antes conferir todos os parabéns no FB e as ligações perdidas do meu novo celular. Afinal, tô na meia idade, mas não tô morta para qualquer forma de contato. Salve, salve (e compartilhe) todas elas!

Tema do post:

http://www.youtube.com/watch?v=nPzlGklVNb0


Comentários

  1. Querida Lu, deve ter sido muito diferente mesmo o seu niver, logo vc que gosta de comemorar, fazer festinhas...Bacana também essa forma de comemorar.
    Beijo grande.
    Namastê!
    Cynthia

    ResponderExcluir
  2. Vc me fez lembrar quando estava no Rio e resolvi sair sozinha para um banho de mar em Copacabana. Com medo de que enquanto eu estivesse na água alguém pudesse levar meus pertences, fui sem nada rsrsrsrs sem celular, sem dinheiro, sem chave, apenas com uma sacolinha com filtro solar (indipensável levar, mesmo que me roubassem rs). me senti uma mendiga, sério! mas a sensação de liberdade e leveza é mesmo boa... até que percebi que não havia levado um tesouro mais que indispensável para a praia: ÁGUA! È mole? Esqueci da água! Impossível né, com um calor de quase 40 e água salgada na boca. Quase pedi um trocadinho a um banhista. Aí acabou-se minha vida de mendiga por algumas horas e voltei prá casa da sogra kkkkk!

    ResponderExcluir
  3. Cara Luciana!
    Nossos PARABÉNS antes que tarde, meu e de meu consorte.
    Passamos batido pelo seu aniver e do Lenine também (dia 22). Ontem fomos ao cinema com ele para compensar. Agora nos diga que fazemos para te compensar!
    Chau, to indo pro trabalho, beijos e muuuita saúde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum, vejamos o que fazer para me compensar essa falta gravíssima!!! Hum... Cantar uma ária da La Traviata só pra mim? E o Thoróh o Nessun Dorma? Sei que é pra tenor, mas não vai ficar nada mal na voz dele. Acho que assim fica devidamente compensado! KKK!!

      Beijão, amada amiga! Amada casal, amada família pentacampeã!

      Lulupisces.

      Excluir
  4. Luciana,

    eu também não acho que quem vive no FB deixa de gostar de gente. O problema são aquelas pessoas que não conseguem ficar perto de gente, sem estar digitando alguma coisa no FB. E sempre têm aquela explicação... "É rapidinho... estou só postando a nossa foto..." Tremenda falta de educação.
    Mudando de assunto, que bom que vc curtiu o seu dia. Eu já passei meu aniversário em Fortaleza, mas não gostei muito não. Prefiro ficar perto do povo neste dia. Este ano vai ser pior, porque vou estar aqui, mas ninguém vai querer saber de mim, pois é no dia da final da copa do mundo. Paciência...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem disse que ninguém vai querer saber de você, Larinha? Estarei aqui dessa vez e vou levar o meu abraço pessoalmente! Eu também prefiro passar o aniversário perto da galera querida, mas não foi ruim passar desapercebida também. Sabe que chegou um momento do dia que eu nem lembrava mais que era meu aniversário? :)

      Beijão,

      Lulupisces.

      Excluir
  5. Parabéns Lu, que vc tenha um ano repleto de realizações e peixinhos na sua rede.

    Bjs a todos.

    Gabi, Gabrielle.

    ResponderExcluir
  6. Isso foi o velho e bom ato falho!!! Você queria sossego (só de dia) e teve! E de noite muita música! Isso mesmo, dê-se o que merece e quer!

    Muitos beijos!

    Má.

    ResponderExcluir
  7. Olám aniversariante!

    Desculpe pelo atraso, aceite meus parabéns e muitos anos de vida. Afinal, você merece tudo de bom.
    Também amei o show do Sir Elton John aqui em Salvador. Lindo!

    Beijos a todos,

    prima Eni

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos