Mulheres com M + Homens com H = HM ou MH (a ordem dos fatores não altera o produto)





Uma coisa leva a outra e falar de amor juvenil leva a pensar na criação de meninos. Meninos no sentido masculino, não generalizado. Até livro específico sobre o tema eu já li, mas não é que o trem é complicado? Essas espécies tão diversas de nós, mães, gênero feminino, dão nó no nosso cérebro. Fazê-los crescer sensíveis, leves e ainda Homens. Equação complexa. 

Nas famílias de meninas e meninos acaba rolando uma polarização ou as mamis enfrentam os mesmos dilemas? Meu mais velho é o tipo de menino que chora. Nostálgico, até melancólico. Se tivesse outro pai, talvez estivesse levando tapa pra virar homem.

Gente, o que é virar homem? Quero que meus filhos sejam bacanas, descolados, que gostem de ópera, que curtam artes plásticas, toquem um instrumento, amem fotografar... Entretanto, não sei se queria que eles dançassem balé... Viu? Taí a minha dose de preconceito! Penso que não sou machista, mas serei? 

Quero que eles sejam vaidosos na medida certa e qual seria essa medida certa? Sei lá, que tomassem banho todos os dias, pelo menos. Que passassem um perfumezinho atrás da orelha e usassem camisetas transadas com uma calça jeans de caimento sexy. É o que eu tento fazer com o meu marido, que se fosse deixado livre na Natureza, passaria longe de qualquer medida certa de vaidade. 

Não aguento metrossexuais!!! Engomadinhos sem um fio de cabelo fora do lugar, trajando ternos impecáveis. Ui, isso me brocha! Homem tem que ter pegada meio rock’n roll, punk ou arqueológica a la Indiana Jones. Bem, pelo menos essa é a minha fantasia de homens interessantes que eu gostaria que meus meninos se tornassem. Assim, eles serão capazes de atrair meninas antenadas e inteligentes como a mãe deles. Hahaha! 

Semanas atrás, Tomás debutou em sua primeira apreciação ao vivo de La Traviata. Uma montagem singela, porém muito eficiente da minha ópera favorita, produzida pelos alunos de canto erudito do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília. Não sabia se chorava de emoção pelas árias ou por causa do rostinho iluminado dele que, ao final, disse: “muito mais legal ao vivo do que no disco, né?” Pronto! Picado pela sutileza da Arte que toca no centro do coração. Meio caminho andado... 

Ontem, o mais novo teve sua primeira aula de violão. Vinha insistindo há meses que queria aprender o instrumento. Abri a porta do apartamento e ele abriu aquele sorrisão de felicidade plena com o bichão colado ao peito, mãozinhas apertando as cordas, ainda desajeitado, mas pura euforia. Não podia ter ganhado presente mais lindo. Pronto! Picado pelo prazer de tocar. Meio caminho andado... 

Tento mostrar para os meus filhos que as mulheres são diferentes, mas igualmente brilhantes. Com um pai PHD em Física em casa, o mantra tem de ser forte e exaustivamente repetido até que eles entrem na minha onda alfa de ser. Procuro comer pelas beiradas, explicando a importância de pentear os cabelos antes de sair à rua ou de não misturar listrado com xadrez. Todavia, sinto um profundo tédio vindo do centro de seus olhos que dizem: “Isso é coisa de mulherzinha". Pior: "Isso é coisa de mãe!”. 

Estarei conseguindo criar meus homens? Serão bichas ou serão machos? Machos do bem, com delicadeza para curtir um filme lindo como “As Sessões”, por exemplo. Sem deixar de se amarrar, é claro, no Chuck Norris ou no Batman Begins. Pois eu sou mulher-macho, gosto de tudo isso e mais um pouco: vampiros, lama, cavalos. Mas não gosto de dirigir, ir ao cartório e pagar contas no banco (mesmo virtual). Prefiro que um homem faça isso por mim. Quero o meu direito de ser gueixa e receber flores vermelhas. E ganhar bombons e ser levada para jantar... 

Eles já começaram a arrumar a cama, a lavar a louça, a cozinhar... Homem que é homem precisa se virar e fica irresistível de chef. Mulher que é mulher precisa trocar pneu? Xi, tô frita! Vale saber calibrar? 

Então que meus filhos cresçam lutando karatê e entrando na fila de ingressos para a temporada da sinfônica. Afinal, Pepeu Gomes é que sabe o que diz: “Ser um homem feminino, não fere o meu lado masculino. Se Deus é menina e menino. Sou masculino e feminino”.

  

Comentários

  1. Ai, Lu, que legal essa análise do mundo-materno-guiando-os-filhos. Lá em casa é igualzinho e as reações são diversas. Afinal, uma mocinha de 18 anos, cheia de convicções e um adolescente com voz de não-sou-mais-criança dão um tom e tanto às discussões de minhas tentativas quase vãs... rsrsrs

    Mas vamos em frente! O que vale é que sejam honestos, companheiros dos futuros companheiros, não se prejudiquem e não prejudiquem a ninguém quando agirem no mundo real.

    Fiquem todos com Deus!

    Beijocas

    Marcita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem toquei no assunto caráter, Marcita, porque pra mim já está mais do que subentendido que não aceito cafajestes em casa! :)

      Claro, é o mais importante!! A ideia era mesmo apenas lançar o debate de forma divertida. Que bom que gostou!

      Fique com Deus também!

      Abraço fraterno,

      Lulupisces.

      Excluir
  2. Em cima de sua reflexão, criar homens com a suavidade feminina, assim como criamos mulheres com a coragem masculina. Seus filhos não serão "bichas" não! Também detesto luluzinhas, metrossexuais... Acho que as pessoas têm que ter estilo próprio para tudo.
    Obrigada pela luz! Sou filha de um feminista e casada com um machista. Até hoje não sei como pode isso kkkk!!! Só espero que meu husband não me venha com as teorias esdrúxulas de que homem não chora, não penteia cabelo com a escova...
    O máximo Tomás ser um cantor de ópera e Rômulo iniciar na música cedo. Acho que esse é o caminho!

    Beijos,

    Renata.

    ResponderExcluir
  3. Cara Luciana,

    Este assunto daria ótimas discussões antropológicas rsrs.
    Eles estão lindos na foto e estão virando homens, daqui a pouco você estará cheia de candidatas ao posto de nora.

    Rogelma.

    ResponderExcluir
  4. É bem difícil, né, Lú? Eu que vim de uma família só de mulheres e o Marcelo só de homens rurais... Choque total... Mas essa é a essência da vida, né? Aprender com as diferenças.. E vamos que vamos!

    Bjks,

    Marina.

    ResponderExcluir
  5. Ai Luciana, você realmente é surpreendente!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué, achei que eu ainda era apenas VERSÁTIL! :) O que você quis dizer com esse outro elogio maravilhoso a minha pessoa?

      Beijos,

      Lulupisces.

      Excluir
  6. Muito bom!!!! Texto maravilha!!!

    Liana.

    ResponderExcluir
  7. Totalmente tema do momento, amiga Loo. Outro dia estava conversando com meu marido Mário e minhas cunhadas sobre a minha opinião. Pode ser mais sobrecarregado para nós sermos mulher, mas para os homens saber o que ser a cada momento (especialmente se resolverem ter em mente o que nós queremos, que, como você bem ilustrou, a cada hora é uma coisa, macho, sensível, prestativo, meio rústico, mas com noções de higiene...), cara, é f. Conclusão: melhor ser o que é, e o outro que nos aceite, não é? Beijos orgulhosos do seu texto (sem ter nada com isso, só fazendo parte do fã-clube).

    Marisa.

    ResponderExcluir
  8. Amei o texto. Tenha certeza: vc tem dois príncipes em casa.

    Beijo,

    Monalisa.

    ResponderExcluir
  9. lembrou-me meus tres filhos. dilema cruel da mãe. mas todos aprenderam a arrumar casa, cozinhar, cuidar da aparencia, da roupa, lutar capoeira, judo,jiu-jitsu, tocarem violão, estudar, trbalhar, casar. é isso. vc está no caminho certo, mas no fim, eles é que decidirão o que farão de si e da vida que lhes pertence!!

    Severino.

    ResponderExcluir
  10. lindos d++++++++++++++++++++!!!

    Luciana Caldana

    ResponderExcluir
  11. Pode se orgulhar dos filhos que tem.

    Maria Selma.

    ResponderExcluir
  12. Caprichou, Luciana Assunção!

    Geysa.

    ResponderExcluir
  13. Criança Lindas!

    Lourdes Costa

    ResponderExcluir
  14. Ah, Luciana-pisciana de juba, tendo a pensar que toda vez que estamos fazendo algo sem questionamentos é porque pegamos a via econômica: basicamente aceitamos uma receita e damos as mãos ao preconceito. Nada exatamente contra economias, desde que sejam uma escolha! Quando questiona, pra mim, soa como quem cuida. E há de ser o suficiente, simplesmente. Acho ótimo, diga-se de passagem.

    Abraços!
    Wainer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, instigante Wainer!

      Curti muito essa imagem da "pisciana de juba". Acho que vou pedir para a BelBel ilustrá-la para mim... Obrigada por suas sacadas sempre tão filosóficas!

      Um abraço fraterno,

      Lulupisces.

      Excluir
  15. Muito legal - como sempre - o seu texto!

    Entendo que pra vocês, mulheres, seja difícil entender alguns aspectos da mente masculina. Mas, eu te garanto que um problema muito maior, é, nós, homens, entendermos muitos dos aspectos da mente feminina!!! Mas, eu te garanto que mesmo sem entender muito bem, a gente adora vocês!!

    Duas coisas:
    - A Eliane costuma dizer que preciso tomar cuidado quando pego qualquer coisa, pra evitar de quebrá-las (e a Ana Olivia me "puxou", nesta característica. Que aliás, herdei da minha mãe, que apesar de pequena e de aparência frágil, era muito forte).
    Eu, apesar da minha aparente rusticidade externa, sempre fui bastante sensível, do tipo que chorava ao ver certos filmes. E tinha uma vida emocional interior, bastante intensa. E, ao crescer fui trabalhando isso cada vez melhor. E gosto dessa minha característica, embora hoje seja algo muito suave, comparado ao que foi até a minha adolescência.

    - Ana Olivia: vai fazer 10 anos em Abril. E já está virando mocinha. Ainda não menstruou, graças a Deus. Mas já começou a crescer os seios (é apenas uma bolinha, por enquanto) e chegou em casa, outro dia, dizendo que um menino na escola, pediu ela pra namorar. E ela veio nos perguntar o que achávamos disso.
    Primeiro, ela falou com a Eliane, depois com o Felipe (o Matheus está em Bristol!) e só depois... falou comigo (a Eliane já tinha me preparado).
    Então, é uma fase louca de descobertas. E sei que o meu papel é o de apoiar a minha filha, e de fazer com que ela se valorize (sem exagero, claro). Creio que o fato dela se sentir muito amada em casa, já seja a base mais importante desse crescimento.

    Luciana, um beijo pra você.
    Um abraço para o Bernardo.
    E vamos em frente! Enfrentar, com amor, os novos desafios que os nossos filhos vierem nos trazendo ao longo da vida!!

    Paulo Magno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo dear Paulo,

      como é bom contar com as suas observações sempre tão sensíveis e inteligentes! Dias atrás estava falando de você para a minha mestre de Yoga. Que você é um dos poucos HOMENS que têm coragem de comentar meus textos do blog; de se revelar um bocadinho. Isso é muito fantástico!! Quero muito que os meninos lá em casa sejam capazes de expor seus sentimentos sem travas para algumas pessoas, pelo menos!

      Poizé, a Laura (do Ivan e Alexandra) também está tão mocinha... Enquanto Tomás segue meninão de tudo!!! Ela perto dele não parece mais ter a mesma idade física nem mental... Deve ser o caso da Ana Olívia. Se os dois ficarem perto um do outro conseguirão brincar de novo? Talvez não, pois já está até pensando em namorar...

      Vejo a Laura com uma carinha um pouco triste, percebendo que sua infância está indo embora. Que o Tomás, que ela tanto amava e adorava brincar com, agora está um passo atrás dela.

      Do meu lado, acho bom Tomás ainda ser garoto de tudo. Quanto mais durar essa magia da infância, melhor. Claro, até o limite do normal, né? KKKK!! Não quero um garotão de 20 anos lá em casa! KKKK!!

      É isso aí, vamos crescendo junto com os meninos!

      Um beijão e obrigada, mais uma vez!

      Lulupisces.

      Excluir
  16. E eu que postei o maior comentário aqui e necas! Não publicou uma linha sequer! Enfim... Esse texto tá muito bem escrito, querida. Fique tranquila: o futuro é uma extensão do presente. Seus filhos já são homens e são bacanas.

    Bjitos,

    Isabel.

    ResponderExcluir
  17. Luciana, você sempre arrasando. Amei sua matéria. Beijos nos meninos.Muita paz e saúde.

    Com carinho,
    Lenízia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos