O blefe



Sonho meu... Sonho meu...

Chegara a hora. Não era possível adiar nem mais um dia. Como ter 42 anos e nunca ter feito um pudim de leite condensado? Saiu do torpor do sofá onde assistia a mais um episódio das inúmeras séries de investigação criminal chamadas de paranoicas pelo marido. Tolinho... Mal sabia o esposo que ali estava uma forma de canalizar os instintos assassinos em relação ele. Deveria agradecer a quem inventou tantos crimes mirabolantes para ser desvendados, isso sim! 

Pesquisou várias receitas no IPad e se sentiu bastante moderna. Algumas pareceram fáceis demais porque, de fato, qual é o segredo de um pudim de leite moça? Mas primeira vez é first time. A gente treme um pouco, desengonça, desajeita. Resumindo, a insegurança batia forte. Tão forte quanto os chefs sugeriam bater todos os ingredientes: ovos, leite e a invenção dos deuses - engrossado cremoso, leitoso e suculento, que serve para fazer a suprema felicidade dos chocólatras: brigadeiro, iguaria que ela dominava com louvor. 

Aportou na receita do site da Ana Maria Braga. “Mas você não acha o programa dela brega, mamãe?” Sim, achava, mas as receitas lhe pareciam boas e confiáveis. Essa acrescentava até umas raspinhas de laranja. Abriu a lata de leite condensado Itambé (o que poderia por a perder toda a receita, refletiu). Etapa finalizada não sem dificuldade, por ser canhota. Três ovos quebrados no copo, para evitar surpresas desagradáveis. Uma única laranja na fruteira fornecerá casca suficiente? Vá lá! 

“Quanto mais mesclar a mistura, mais areado ficará o pudim”. Deixou, então, o liquidificador zunindo enquanto preparava a calda de açúcar caramelizado. Havia minúsculas formigas no açucareiro (precisamos de novo veneno, pensou). Entretanto despejou o conteúdo do pote azul na panela assim mesmo. Vai ferver, diluir, sumir, justificou-se. Aos poucos, aquela fórmula branca foi se tornando aromaticamente dourada... Salve Química, a rainha da cozinha! Ou seria Física? (sempre embaralhara os conceitos das duas matérias, tristeza). 

Tudo pronto na forma de porcelana para ir ao forno por 50 minutos. Tudo em vão. A escolha da forma foi que pôs tudo a perder, afinal. Por que crescera os olhos para ela (tão branca, tão bonita!) e ignorara a humilde e arranhada forma de alumínio? Uma hora de forno a fez desistir. O conteúdo da forma saíra da bocarra ardente do mesmo modo que entrou. A mistura permaneceu impavidamente líquida. O primeiro pudim dela resultara num grande fiasco. Como sói ser as primeiras vezes, consolou-se. 

O marido retorna do trabalho e se espanta com o súbito ataque de cozinheira da esposa. Observa o fracasso da companheira dentro da forma e diagnostica: “Você deveria ter usado a forma de alumínio. Essa é muito grossa e, além disso, a porcelana é um isolante térmico”. 

Indignou-se: para que serve a @$%&(#”+=##) dessa forma, então? Só para enganar as desavisadas e desengonçadas cozinheiras de ocasião? Teve uma louca vontade de assassinar o objeto de porcelana na parede. E de ter prestado mais atenção nas aulas de Física e Química, evidentemente. 

Comentários

  1. hahahahahahahahaha

    Fantástico! Mas se te serve de consolo, eu nunca consegui fazer um pudim de leite moça que levasse menos de uma hora e meia no forno. E já testei todos os tipos de forma. O Adil faz na boca do fogão e fica perfeito! Pudim de leite moça é um mistério (como diria dona Milu)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larinha,

      você acaba de me redimir... Já havia ouvido falar das "suscetibilidades" do pudim de leite condensado, mas nunca vi algo entrar líquido e sair líquido depois de 1 hora de forno a 200 graus!! KKK!!

      Abraços,

      Lulupisces.

      Excluir
  2. Também só comi até hoje...Rrsrs...
    É uma das minhas sobremesas preferidas...
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

    Elaine.

    ResponderExcluir
  3. Liga não, apesar de ser assídua frequentadora da cozinha, bato ponto no arroz e feijão diários (muitas vezes acompanhados de algum congelado básico da Sadia prá complementar o almoço...rs), fiz meu primeiro pudim de leite condensado aos 42 too! Meu problema era fazer a tal calda de açúcar queimado (é igual clara em neve, fujo dela)...mas, não é que deu certo? Maridão e filhota devoraram! Ó, faz com a forma pobrinha mesmo, a véia de guerra, que dá certo!

    Bjs
    Patty

    ResponderExcluir
  4. É nessa hora que tu tens que se lembrar do que ensinou Lavoisier: Na cozinha nada se cria, nada se perde, tudo se reaproveita. Essa maçaroca viraria um recheio de torta. Ou uma dessas sobremesas de comer com colher. Não?

    Valdeir Jr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primo,

      acontece que nem virou maçaroca, ficou leite batido com ovos e leite condensado + açúcar. Misturei hoje no café da manhã dos meninos, que odiaram, pois o lance ficou um purgante de doce!!! KKKKK!!!

      Mesmo assim eles comeram a metade. Afinal, dava uma sustança, né? Três ovos!!! KKKKKKKK!!

      Abraço,

      mãe cruel.

      Excluir
  5. Ótimo texto Lu,eu mesma adoro e nunca fiz...mas lembro-me de quando Teté,(minha mãe preta)fazia um que era imbatível.Até hoje não comi um igual.
    bjs doces...Namastê!
    Cynthia
    ps:Ah! tente outra vez, não desista, insista,quem sabe o próximo não dá certo, e aí você me convida para dar o veredito.

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkkkk....eu definitivamente não sabia que porcelana era isolante térmico!

    Nunca fiz um pudim, já que temos um cozinheiro-oficial-dos-pudins lá em casa, que é meu irmão mais novo.

    bjs =]]]
    Fabiana

    ResponderExcluir
  7. Luciana,

    Fiquei surpresa de saber que voce nunca fez um pudim de leite condensado antes. Voce fez um mousse de chocolate tao gostoso para mim uma vez, e o mousse eh muito mais dificil de fazer.
    A receita que eu aprendi com a minha mae, vai em banho maria... na forminha de buraco de aluminio.

    Bem, outro dia eu segui uma receita de pudim de chocolate que ia 6 colheres de maizena. Well, virou mousse de chocolate, porque o pudim nao vingou e aqui em casa ninguem quiz, tive que comer tudo sozinha, porque afinal estava gostoso, tinha chocolate derretido, creme de leite...

    Depois que eu mudei para os Estados Unidos, meus pudinzinhos de leite condensado, nao sao mais os mesmos. Teve uma vez que quando eu virei a forminha de ponta cabeca, ele desmontou inteirinho no prato como um mingau. E o pior eh que eu tinha visitas...

    Enfim... fazer o que ne? come assim mesmo!!

    Evelyn

    ResponderExcluir
  8. Lu,

    fiz brigadeiro para ser recheio de ovo de páscoa. O ovo não deu muito certo, mas a combinação da casquinha do chocolate com o brigadeiro ficou uma delícia! Vai um pouco aí?

    Beijos e tente de novo fazer pudim de leite condensado!

    da

    Carmem Cecília

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos