Van Gogh nos trópicos





Se o Delta é assim, imagine a Amazônia. Cinco braços de rio, o Parnaíba, se dividindo numa solidariedade a perder de vista. Você passa o dia todo percorrendo apenas três, algumas nuances. É imensidão demais de pessoas e paisagens.
Já estive no Delta duas vezes, mas a geografia mutante dessas dunas e mangues faz tudo inédito a cada olhar.
A certeza da finitude da natureza, da gente. A areia engolfando os tornozelos; ferindo a pele e os olhos com sua lambada de granizo ininterrupta.
Me perceber madura apresentando um Brasil diverso, desigual e majestoso aos meus filhos. Tudo isso passou pela cabeça ao som monocórdico do motor da pequena lancha que nos conduzia pelos igarapés.
As catadoras de mariscos que pareciam apenas se divertir (mas o pés embaixo d’água estão em movimento contínuo. Eles adquirem destreza de mãos). Os catadores de caranguejo, de pronto ameaçadores com seus rostos sempre cobertos, assemelham-se a traficantes apinhados nas canoas. Contudo, é imperativo se conectar com as diferenças, mudar as estações. Apenas a proteção contra o sol equatorial da lida dura, honesta, possível.


O habilidoso fazedor de telhados de palhas de carnaúba. O tenro garoto com experiente técnica de pesca no mar que invade os braços de água doce e vice-versa.
Meus filhos e eu reproduzindo um quadro de Klimt apinhados na super rede do restaurante (agonia de imaginar um coco cair lá do alto e estourar nossos miolos).
E a revoada dos guarás para sua árvore-dormitório. Pontinhos vermelhos tingindo o horizonte. Origamis; bandeirinhas de Volpi ganhando terceira dimensão. Quando o sol bate naquele vermelho é uma explosão intensa de poesia. Uma cor inventada de tão natural!
Bate o feeling de que Van Gogh teria preferido os guarás aos corvos.




Comentários

  1. Texto e fotos à altura do seu espanto. Gostei muito. Também me espanto com os lugares. Fico tomada. E cada lugar tem sua dose de Paraíso e tb uma gota da loucura humana tão degradante.

    Re Osório

    ResponderExcluir
  2. Texto magnífico, Lu! Realmente é um lugar maravilhoso!

    Liana Melo

    ResponderExcluir
  3. Você me faz ter vontade de viajar na realidade, com todo o meu comodismo. Texto rico em tudo, se supera à cada dia.

    Renata Assumpção

    ResponderExcluir
  4. Belas fotos, o texto sempre nos leva a viajar junto com você. Quem dera todos os brasileiros pudessem conhecer o país assim, acredito que encontrariam o verdadeiro patriota.

    Anna Luíza

    ResponderExcluir
  5. Ainda viajando com as fotos e os belos textos do rally nordestino de Luciana e sua família!

    Lunde

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por compartilhar!! Uma vez procurei sua página no face pra acessar seu blog, mas não achei!! Que maravilha, Lu!!!! Faço questão de ir!!! Sou fã dos seus textos!!

    Danielle Lopes

    ResponderExcluir
  7. Adorei!
    Queria um dia conhecer esse Delta. Mas e a preguiça de pegar estrada?

    Ana Cláudia Loyola

    ResponderExcluir
  8. Nossa agora que li, que desbunde de descrição e fotos, Luciana, merecia estar na seção de Turismo dos grandes jornais!

    ResponderExcluir
  9. Fiquei com vontade de conhecer após ler o seu texto!

    Davi Antunes

    ResponderExcluir
  10. Isto me fez lembrar minha infância na 'restinga' entre João Pessoa e Porto de cabedelo.
    Vc é magnífica!

    Jandira Costa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos