Outro milagre do São Francisco





No rally do agreste, tivemos a oportunidade de conferir o que a irrigação está fazendo para transformar o sertão num lugar fértil e rentável. O Nilo Brasileiro, Rio da Integração Nacional, Velho Chico, São Francisco é canalizado em várias partes, e leva água bombeada para dezenas de propriedades.

Uma delas a gente visitou: a Agropecuária Santa Isabel, em Juazeiro/BA. Fomos recebidos com toda disposição pelo proprietário, Valdemiro Rodrigues Gonçalves, mais conhecido como Didi. 




As boas-vindas à fazenda, produtora de uvas Itália e jubile, contou com mesa de frutas produzidas por lá e histórias da consolidação do agronegócio. O técnico agropecuário fez de tudo um pouco na vida: “carreguei muito saco de cimento nas costas como servente de pedreiro”, até conseguir comprar seu pedaço de chão. 


Atualmente, tem 30 hectares de parreirais verdinhos, coisa linda de se ver, contrastando com os arredores áridos da caatinga. 


O São Francisco está a mais de 1 Km da fazenda, mas a água chega por meio da tubulação. Para bombeá-la do canal, é preciso autorização, é claro. Com comprovação de todas as etapas do projeto de plantio.






“As uvas gostam do clima quente e do sol. Tem que ter luz nos cachos para pegar a cor final”, explicou o produtor. Geralmente, são 100 dias até a colheita e as uvas passam pelas fases que ganham nome de acordo com o tamanho da fruta: chumbinho, ervilha, azeitona e pré-amadurecimento. 


Todas as uvas nascem verdes e depois vão adquirindo suas personalidades tonais. “É uma cultura com muitos detalhes técnicos, mas que ainda é bastante artesanal. Não é possível mecanizar a poda das folhas ou a retirada do excesso de cachos, por exemplo”, ressaltou Didi. 




A família Zé Prépré adorou a experiência. Principalmente porque é sempre inspirador ouvir relatos de gente que faz! Pessoas que concretizam seus sonhos e batalham - diariamente - para que o Brasil seja um país mais digno e próspero.

Sucesso ao Didi! Que suas uvas sigam abastecendo os mercados de Sergipe e, em breve, façam parte das frutarias de Brasília!


Eis um dos canais do Velho Chico singrando o semi-árido




Comentários

  1. Que belo texto Luciana. Adoro sua maneira de escrever! É bonito! Esse deve ser mesmo um lugar encantador! E deixa o exemplo de trabalho para os nordestinos!

    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  2. Que legal, Luciana! A Ana apresentou um trabalho sobre o Rio São Francisco aqui na escola em NY!!

    Josane

    ResponderExcluir
  3. Isso é governo Lula, não? Em 2007 estávamos em Recife e o povo todo feliz com Suape, UPAs... depois veio a transposição do São Francisco, me confirma Lu, se são frutos tenros da atenção ao NE.

    Elisabeth Ratz

    ResponderExcluir
  4. Amei!

    Cláudia Vasconcelos

    ResponderExcluir
  5. O milagre que decorre de uma dedicação ao trabalho e conhecimento de técnicas agrárias.

    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  6. Você com esse belo texto cheio de informações - como sempre - me fez lembrar de papai quando fazia campanha no NE. Ele dizia que experimentava as frutas mais doces que já havia comido, todas por irrigação e para exportação, nas fazendas dos coronéis do Congresso.

    Renata Assumpção

    ResponderExcluir
  7. Adorei! Lindo passeio! Solução para nosso país: irrigação no Nordeste! Pena que não há expansão do projeto para beneficiar todo o sertão.

    Sua fã numero 1:

    Anna Gabis

    ResponderExcluir
  8. Sou apaixonada pela região: Petrolina, a terra das possibilidades.
    Encantada pelo agronegócio, por tudo o que eles produzem aqui.

    Andréya

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos