Deus, o Diabo e os Fósseis na Terra do Sol







No Cariri, ciência e religião compartilham o mesmo vale, buracão rodeado pela magnífica Chapada do Araripe/CE, que parece formar um círculo perfeito: cratera, boca de um gigante vulcão extinto. 

É a estátua de Padim Ciço na cidade de Juazeiro, filho ingrata do Crato, pois floresceu, se tornou famoso no Brasil todo e causa inveja ao pai, ressentido, ofuscado pela vizinhança ilustre. Resultado: há uma imagem de Nossa Senhora de Fátima 1 metro mais alta no Crato (28m., portanto). Avistamos a santa de longe, ponto alvo a destoar da paisagem verde. O tal santuário ainda não está pronto. 





Crato, nome engraçado, estranho. É homônima de uma vila portuguesa no Alentejo. A palavra vem do Latim e significa padre ou designação de lugares com condição de se tornar uma paróquia. Bem apropriado para a mística do Araripe.





Em Santana do Cariri/CE, a paleontologia (com um museu muito bacaninha perdido no fim de mundo do semi-árido) precisa dividir as atenções com a devoção à Menina Benigna, uma adolescente vítima de feminicídio há mais de 50 anos. O processo de beatificação da jovem está tramitando no Vaticano e Benigna já alcançou o status de “serva de Deus”.






Quem nos contou tudim foi a simpática guia chamada Cícera (como não?). Ela também afirma ser uma das agraciadas com um milagre da menina: engravidou depois de uma década de tentativas frustradas. Agora é mãe de Maria Lizandra e Isadora Ísis e fez questão de levar a gente em romaria pelo pequeno vilarejo.




Eu, que de iconoclasta não tenho nada e me amarro em imagens sacras e rituais de toda sorte (e de nenhum azar), adorei conhecer mais uma história de devoção cercada de toques mórbidos. 

A colonial Barbalha, que me lembrou Olinda/PE, ali do ladinho de Juazeiro e Crato, também é imperdível. Delicioso passear por suas ruelas velhas e singelas bem preservadas. Entrar na preciosa igreja-matriz de Santo Antônio para recuperar o fôlego e diminuir a temperatura corporal no frescor da nave, é imperativo.




Hoje posso compreender com mais pungência o verso de Venâncio e Curumba imortalizado por Fagner: “só deixo o meu Cariri, no último pau-de-arara”. A região da Chapada do Araripe é especial tanto em natureza quanto em história. Ficamos encantados com a hospitalidade e beleza locais.




Entretanto, o mais instigante da Chapada do Araripe são os oito geossítios reconhecidos pela Unesco que você pode visitar. Conhecemos quatro, por absoluta falta de tempo. Confira no link abaixo e planeje sua próxima aventura arqueológica!



https://viajenachapada.wordpress.com/category/geossitios/

Comentários

  1. Deus é sem dúvida o melhor tema a ser tratado. A esperança, a fé e o amor resume sua criação em nós. Super 10 o texto, tema e as fotos. Sem falar dos coadjuvantes. Pessoas que nos constroem no anonimato. Parabéns Família.

    ResponderExcluir
  2. Li e adorei! É o Brasil que poucos conhecem! Cheio de beleza naturais histórias e uma religiosidade incrível! É ver para crer ou ler Lulupices!

    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  3. Massa demais essa viagem!

    Rodrigo Holanda

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos