40 tons de realidade





Acho que estou começando a sacar essa história de “a vida começa aos 40”; “Aos 40 a mulher está no auge das suas potencialidades”, clichês, clichês, tal e coisa, coisa e tal. O fato é que nunca trabalhei tanto como agora. Estou no auge, sem dúvida, do cansaço. 

Aos 20, 30, reclamava de me sentir subaproveitada no ambiente de trabalho. Logo naquele tempo, quando continha toda a energia da juventude à disposição das chefias e do país. Agora, com o dobro da idade, tenho o dobro da responsabilidade, editando dois veículos de comunicação: uma página quinzenal e um mural semanal. Virei uma fábrica de textos ambulante com a metade da disposição mental que já experimentei. 

Quem dera ter acreditado que a vida, pelo menos a profissional, começa aos 40... Teria aproveitado para ter filhos aos 20. Tudo certo, equilibrado. Agora, não adianta chorar sobre o acúmulo de funções derramadas na minha frente. 

Você que me lê, sente um sono mortal às cinco da tarde? Eu sinto. A ginecologista diz que tem a ver com o desequilíbrio do hormônio cortisol. Eu digo: é o resultado do desempenho de múltiplas atividades relacionadas ao lar, trabalho e família. Mulheres, bá! 

Nunca malhei tanto como aos 40. Pilates heavy metal, hidrotreino puxado. Quatro vezes na semana, sem contar as pedalas e caminhadas nas horinhas de descanso (descanso?). Resultado: nenhum. OK, algum, mas tão sutil no plano concreto. “A genética é injusta com as mulheres”; “Deus é machista”, clichê, clichê tal e coisa, coisa e tal. Só sei que se trata de uma luta inglória. O corpo cai, acumula, curva, empena. As celulites, ah, não gastarei recursos linguísticos com ela. Decidido. 

O que acham de mudarmos o clichê para “As reclamações da vida começam aos 40”? Sendo franca, desconfio firmemente que exista uma mulher (não as que vivem exclusivamente do culto ao corpo) que afirme estar se sentindo escultural e no pico da efervescência sexual aos 4.0. Se você é uma delas, convença-me! 

Todavia, há uma verdade nesse marco da meia idade: você não se importa mais com miudezas e começa a valorizar o que deve ser valorizado. Você se liberta, se estiver a fim de se libertar, das amarras das expectativas que você criou para si mesma e das que os outros criaram sobre você. 

Concluindo, a vida não começa aos 40, definitivamente. Porém, é mais seletiva e, por isso, mais preciosa. 

Comentários

  1. Teoria da evolução: os mais adaptáveis sobrevivem. Foi um desperdício não te aproveitarem aos 25. Mas aos 44, estás tinindo. O cansaço acho que é do século, não da década de cada um. Tb me sinto assim aos 31. Várias obrigações ao dia. Aí o cansaço é inevitável. Mas orgulhe-se. Admiro os seus dias a mais e quero ser mais assim. A realidade tem muitos tons.

    ResponderExcluir
  2. Eu, que te leio, sinto um sono mortal às 5 da tarde toda vez que me meto a acordar às 7 e trabalhar sem parar desde logo. E eu imagino que você acorda antes de 7.

    Faça as contas: são 10 horas de informação.

    Estou totalmente de acordo com a Perfeita Imperfeição quando diz que o cansaço é do século. Quer ver? Pergunte à turma dos vinte e poucos anos.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da conclusão. Não sou mulher nem tenho 40 ainda, mas acho que a seletividade traz qualidade de vida. Claro que tudo depende do ponto de análise. É fato que algumas coisas pioram, mas com o tempo a gente aprende a valorizar mais o que é realmente importante.

    Abraço,

    José Carvalho

    ResponderExcluir
  4. Sei não... acho que meu ápice foi aos 35 e ahora, 10 anos depois, sinto uma certa derrocada rsrsrs De todo modo, amei a foto do teaser. Sensualissima! !!

    Ana Cristina

    ResponderExcluir
  5. eu, certamente, estou muito mais atribulada agora. Minha agenda semanal impede qualquer coisa imprevista de acontecer. Porque não cabe mais nada. Também gostei da sua conclusão. A propósito, onde é que você faz hidrotreino? Lá na Acqua sul memso?

    ResponderExcluir
  6. Fantástico! Me vi nesse texto. Eu também, nunca trabalhei tanto e me senti tão cansada como agora. Antes, vivia correndo atrás de novas atribuições. Hoje, fujo de todas! Nem as que eu já assumi estou dando conta. Dá até vergonha. E, sim, também deveria ter tido filhos aos 20... Já pensou, Lu, eles já com 20 anos? A glóooooria! kkkkk

    Bjs,

    Ana Claudia

    ResponderExcluir
  7. Ah, e tudo a ver o negócio da malhação. Caraca, vou todos os dias para o treinamento funcional. TREINAMENTO FUNCIONAL, CROSS FIT. Já viu coisa mais punk? Isso para manter um bracinho mixuruca... kkkkk

    Bjs,

    Ana Claudia

    ResponderExcluir
  8. Verdade! Verdade! Verdade!!!

    Cláudia Valadares

    ResponderExcluir
  9. Luciana,

    muito legal!!

    Um beijo, e bom fim-de-semana a todos da família.

    Paulo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos