Macunaímas e Jecas-Tatus






Revoltante saber que a população de Mariana/MG discrimina e marginaliza as vítimas do desastre da barragem da Samarco. Chamam os antigos moradores de Bento Rodrigues de vagabundos porque recebem um cartão, espécie de auxílio-alimentação, uma esmola, enfim, por ter tido suas vidas rurais ceifadas violentamente. 

Mineiros contra mineiros. As crianças de Bento começaram a ser perseguidas nas escolas. Estigmatizadas com a pecha de “pé de lama”. A prefeitura teve de transferir todas elas para um espaço específico em face das perseguições. Depois a brasileirada gosta de bater no peito e dizer que é gente boa, que é cordial, que é hospitaleira. 

A ignorância do brasileiro é tão desmesurada! Como fazer entender que essas vítimas já teriam sido indenizadas em milhões se o Brasil fosse digno? O povo de Mariana está com inveja de um auxílio-alimentação? Mediocridade nauseante! 

Nunca fui ufanista. Nunca achei que o melhor do Brasil é o brasileiro e outros orgulhos sem razão de ser. Realidades como essa só mostram o quanto deveríamos fazer uma autocrítica profunda para sair da barbárie na qual sempre vivemos. 

Não somos uma nação, não pensamos coletivamente e muito menos de forma comunitária. Aproveitamos as tragédias para desviar ainda mais recursos públicos, como no caso da região serrana do Rio. E estamos sempre prontos para criar um novo golpe na praça. 

É inesgotável o sonho do brasileiro de se dar bem sem esforço algum. E 2018 vem aí para que os brasileiro elejam os mesmos canalhas de sempre.

Às vezes, gostaria de ter a alma atormentada de imigrante para manter meus filhos longe de um país tão assustador e deprimente.



Comentários

  1. Bom dia Lu
    Muito boa sua matéria, realmente o brasileiro pensa até hoje quer enricar sem qualquer esforço.

    Belém

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos