Unforgettable night






Tô assistindo a abertura dos Jogos do Rio no delay. Os comentaristas da NBC estão gostando do que estão transmitindo . É engraçado ler no FB tudo o que já aconteceu e que eu tô aqui lutando pra permanecer vendo... O sono está grande, mas não posso perder a primeira e última Olimpíadas da minha vida no meu país. Acho que foi uma abertura digna. Bem melhor do que a da Copa, muito fake. Hoje foi mais brasileira. Afinal, quando o mundo pensou em testemunhar Gisele B. pulando de alegria, descabelando como qualquer mortal no meio da galera? Adorei!

"In Brazil, fun is contagious, joy is contagious. They did very well". Certamente, nosso maior patrimônio é essa espontaniedade afetuosa. Para uma menina que cresceu amando Jogos Olímpicos alhures, é arrepiante ver a primeira Olimpíada da América do Sul acontecer no Brasil (ainda que agora seja eu a estar alhures). Vida, sua irônica!

Difícil foi dormir com o nariz entupido ontem, depois da meia-noite, momento em que terminou a exibição da abertura dos Jogos do Rio pela NBC com um super delay (o canal tinha exclusividade de transmissão). Faltava aos narradores conhecimento de causa sobre o Brasil, mas foram simpáticos e gostaram do que viram. O The New York Times também: "The opening ceremony of the Games disguised Brazil’s wounds for a few hours and let the country celebrate its history".

Sim, a gente é especialista em esquecer a dor e celebrar. Fizemos isso lindamente ontem. Só a Frida me viu chorar no escuro da pequena sala. A entrada da bandeira olímpica carregada por Joaquim Cruz, um dos meus heróis esportivos, foi tocante. Assim como ver Oscar Schmdit bem, recuperado do câncer. Na minha opinão, excelente a escolha dos "carregadores". 

Depois, Guga adentrando o estádio com a tocha, trazendo a emotividade do choro, tão brasileira, me arrepiou toda. Hortênsia e Vanderlei Silva acendendo a pira, que justa homenagem!! 

O frio metal se transformando em verdes-vivos arcos olímpicos; Paulinho da Viola, nervoso, engrandecendo o Hino Nacional; Anitta, cantando bem e bem vestida ao lado de um alquebrado Gilberto Gil e de um sempre elegante leonino Caetano... E, por fim, o som umbilical das baterias de escola de samba, trazendo de vez meu coração para fora do peito, na melhor expressão da qualidade musical que o Brasil tem. 

Parabéns! Foi singela e apaixonante a abertura dos Jogos. Não nos pavoneamos, não demos passos maiores do que as pernas. Fomos humildes e criativos. Consequentemente, autênticos e gigantes! 


Comentários

  1. FOI UM ESPETÁCULO LINDO SIMPLES, MODERNO, ALEGRE, E PRINCIPALMENTE CRIATIVO COMO TODO BRASILEIRO.. UM ABRACO DA MANA MARISA! it's BEATIFULL! GOOD!

    ResponderExcluir
  2. tb me emocionei Lu! fiquei com lágrimas nos olhos em vários momentos!! acho que, desde aquele jogo tenebroso contra a alemanha e todos os desmandos da política que temos presenciado nos últimos tempos, foi a primeira vez que voltei a sentir orgulho de ser brasileira. kisses

    ResponderExcluir
  3. Disse tudo, prima!

    Flávio Melo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos