Diamantes


Minha Ouro Preto
Ouro Preto estava imóvel e intocada. Devotadamente poética como eu a deixara há mais de uma década. Tive um pensamento egoísta: ela se resguardara para mim. Pudica. 

Bom Jesus de Matosinhos - Congonhas/MG
O dourado se derramando pelas montanhas. As igrejas sólidas e flutuantes. Naves sobrevoando meus devaneios. "A nave quando desceu, desceu no morro/Ficou da meia-noite ao meio-dia/Saiu, deixou uma gente tão igual e diferente/Falava e todo mundo entendia".*

Marco da Estrada Real
Em Ouro Preto, se você não está subindo, é porque está descendo. A pessoa carece de ter panturrilhas de aço e paciência de Jó para galgar suas ladeiras sinuosas. Aliás, todas as Gerais nos dão esse suor fruto da beleza do desvendar trilhas, cachoeiras, estradas de ferro, topos do mundo. 

Igreja Nossa Senhora do Rosário/ Ouro Preto

Acordei no quarto escuro, mas os rastros de sol no teto denunciavam o dia de inverno. Na fazenda da minha infância era que nem: as pesadas janelas de madeira permitindo a passagem discreta dos raios mais insistentes. As cômodas e guarda-roupas a reter, com afinco, cheiros, modas e vivências de várias gerações.

Alma  jovem na cidade de 302 anos
Depois do café, sair em escalada pelas ruelas adormecidas. A manhã é fria. Contudo, os telhados: acolhedores. Muros de pedra são preciosos na mesma medida das gemas em exposição nas vitrines. Os sinos badalam ao meio-dia aqui, ali, lá longe. Sinfonia que repica no chacra do coração.

Meus moleques de rua absorvendo a calma ouropretana

"Olhai pro céu, meu amor, veja como ele está lindo" em Ouro Preto
Visitar Minas é reencontrar um parte de mim que também cultiva essa marca de matutez. Do mistério, das curvas de pensamento. As escarpas da Serra do Ibitipoca espetando minha íris de tanta lindeza... A vila com seus casebres tortos e portas fechadas. Lugar de sossego e contemplação. 


Serra do Ibitipoca
Parque Estadual da Serra do Ibitipoca

Janelas para o amor...
E Inhotim divinim? Borbulhar do ufanismo mirabolante de um homem, que convidou outros homens para pintar o sete, fazer arte sem igual. Desconstruindo nossos preconceitos de forma e conteúdo. Redesenhando nosso mirar para o que está além de nós mesmos, sempre mais à frente, aonde o criar ousa chegar. E daí ampliar os paradigmas para mais criar.

Na trilha para o topo do mundo
Vila de Conceição do Ibitipoca
Minas é o Brasil em sua plenitude humana, geográfica, cultural. É uma mostra do que podemos ser como nação se garimparmos nossos ouros mais profundos e, por isso mesmo, mais valiosos.

Parque Estadual da Serra do Ibitipoca (casa da pedra que estala)
Inhotim e suas obras fenomenais

Era proibido fotografar, mas eu não resisti...


* Trecho da música "O dia em que faremos contato", de Lenine.


Comentários

  1. Que maravilha Lu! Feliz por que você voltou e já iluminou o meu dia com toda essa poesia, fotos lindas que bateram forte também no chakra do coração.Paz profunda...Namastê!
    Cynthia

    ResponderExcluir
  2. Lu,

    Que fotos lindas de vocês em Minas!
    Tão natural, tão família. Que feliz por vocês!
    Eu me alegro muito por todos vocês.

    Grande abraço.

    Davide

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos