Fogo Brando


Magníficos vitrais da igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição/RJ

Bem-vindo, silêncio úmido das igrejas! Cave à meia luz... Vitrais incandescentes abraçam minha confortável solidão. A tradução da alma em intricados pormenores. 

A nave-útero dissipa dilemas, ruídos, cansaço. A paz negocia comigo e aceito o acordo. Imperceptíveis, brotam de mim raízes que me fincam ao sólido banco de madeira. Deixo-me apegar para encontrar o desapego da comunhão com o diáfano. Sinto-me plena, reverberando calma de passos sussurrantes e contritos. 

O odor da parafina se consumindo em fogo brando coloca um tempo infantil postado ao meu lado. Minha madrinha acende velas ao seu santo de devoção: São Judas Tadeu. Os castiçais todos tremeluzindo. Uma oração de joelhos. Só agora entendo esse terno afeto pelo Espírito Santo no altar. E o que escondia aquele cubo misterioso que parecia guardar tesouros de real grandeza? Chavezinha na batina do padre. Crepitam, crepitam meus olhos ávidos de vontade de aprontar! 


Viajando na calmaria da nave-útero 

Penso que deveria ser uma fervorosa seguidora dos mandamentos. Mas, neste confessionário, admito que a forma encantava-me mais do que o conteúdo. Aquelas imagens sofridas e piedosas. O vazio abarrotado de tranquilidade da igreja fora do horário de missas. As músicas litúrgicas que entoava com ardor artístico. 

Não aprendi com a minha madrinha a ser devota. Apenas a imaginar histórias mirabolantes brincando sozinha entre as fileiras que, logo mais, estariam tomadas pelos fiéis. Sob o olhar complacente de Jesus crucificado, Maria - mãe afetuosa – e da sagrada legião de santos, não me redimi de ser criança. 

Nunca resisto a entrar nos templos e deles roubar a amplidão. Magneticamente, sou atraída para o interior de qualquer paróquia ainda não explorada. Entre a reverência e a clemência, me sinto protegida. O aroma familiar da meninice tem cor âmbar e chama estalante. É como um eterno altar dourado montado em meu coração.


Tema do post:


Comentários

  1. Me sinto muito atraída também Lu, por templos, igrejas, com seu ar úmido, frio e ao mesmo tempo acolhedor, basta que sentemos por alguns minutos para no silêncio entrarmos numa outra sintonia...que igreja é esta?
    Beijo e uma semana santa pra você...
    Namastê!
    Cynthia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Cynthia,

      essa igreja é da Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Fica perto da casa da minha amiga, em Botafogo.

      Saudades tuas! Hoje, enfim, vou à aula!

      Beijos,

      Lulupisces.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos