Mães&filhos


Na falta de travessas de fato, passeamos pela Travessa de estantes. Mãe e filho estão na parte infantil e procuram algo específico:

acho que não tem nenhum livro sobre peixes, meu filho.

A pisciana a postos em mim foi imediatamente fisgada pela conversa, como assim?

Ah, tem um da Clarice chamado “A Mulher que matou os Peixes”, mas acho que não é bem isso que ele quer, né?

A mãe ficou temerosa, se aproximou do filho como se eu fosse uma ameaça real à integridade física do garoto.

Ele quer um livro que tenha os nomes dos peixes, afirmou com antipatia atroz.

Percebi que havia atacado de bisbilhoteira e resolvi desanuviar:

Peço desculpas, é que eu escrevo e gosto de literatura infantil. Por isso estou aqui pensando em algo que agrade ao seu filho. Seria uma pena sair da livraria sem um livrinho para ele.

A mãe fez uma cara menos hostil, mas só um pouquinho menos. Desisti. Teria indicado o poético “Diário das Águas”, de Gabriela Romeu e Kammal João. E, claro, o delicioso “Banho!”, da Mariana Massarani. Obras com muitos nomes de peixes, muita ternura e muita farra.


Nada que aquela mãe parecia afeita a aceitar naquele momento. Na torcida para haver sido apenas naquele momento.



Insetos

Olha, mamãe, um besouro!

A mãe em questão não corrigiu o filhote. Talvez por cansaço de tantos vocativos. Talvez por ignorância, talvez por aversão aos insetos, quase sempre repulsivos. Nem olhou nada. Relevou e, sentada longe da árvore, permaneceu.
Aproveitei o vazio e disse:

Não é um besouro, é uma cigarra. Aliás, o que restou dela, exaurida de gritar, de chamar, de berrar pela chuva, de birra com Brasília.



Máscaras...

Antes eu sorria mais nas fotos.
Quando deixei de gostar de fotografar pessoas para registrar paisagens, animais, objetos?
Quando pararam de me fotografar espontaneamente?
Selfie às gargalhadas é o cúmulo do fake.
Deve ser por isso que não tenho mais fotos sorrindo a valer.
"But we're never gonna survive, unless
We get a little crazy
No we're never gonna survive, unless
We are a little crazy"...

Comentários

  1. interessante a sua sensibilidade de perceber tudo ao seu redor Lulu .........

    ResponderExcluir
  2. Ótimo Lú, mas entendo da posição da primeira mãe, livrarias para mim é um universo que mergulho por horas, não gosto de intromissão nesse meu mergulho solitário, meu feeling de leitora sempre me leva a descobertas incríveis. 😘

    Renata Assumpção

    ResponderExcluir
  3. Gostei!

    Cecília Pereira

    ResponderExcluir
  4. Legal, gostei!

    Maria Helena Andrade

    ResponderExcluir
  5. Lu, quantas saudades!!!
    Triste, triste para as crianças… Mas ainda bem que anjos como você aparecem em todos os lugares!!! 🥰🥰🥰

    Beijos grandes!

    Adriana Tullio

    ResponderExcluir
  6. Sempre tão bommmmm te ler🙏🥰
    Cynthia

    ResponderExcluir
  7. Olá Luciana, tudo joia?
    Como me divirto com suas histórias...rsrs

    Michelle

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos