Eufemis(nis)mos


Dois anos de mordaça, burca nasolabial: sem batom, sem frisson.

De repente, o espelho revela o que estava disfarçado: as bochechas de bulldog, o bigode chinês e a boca de ventrículo. Eufemismos para a ação devastadora da menopausa no rosto da mulher.

Até que não ligo para pés de galinha e para as manchas senis nas mãos e nas canelas.

Em breve serei uma carijó orgulhosa, parecida com mamãe. Envelhecer não pode ser apenas ruim. A gente pode achar bacana ver a mãe em si mesma. Aqueles dentões seguem aqui.

Mas as pequenas erosões no colo, ah, que angústia! São feias e inevitáveis.

A não ser que pretenda pernoitar numa câmara hiperbárica ou num caixote de vidro em sono profundo e estático de Branca de Neve antes das agruras da maternidade.

Dormir de barriga para cima não é uma opção. O marido reclama do ronco e a recíproca é verdadeira.

Restam-me os pequenos truques; trapacinhas contra a decadência do colágeno. Então me dei conta de que estou atrasada nos tais procedimentos faciais.

Aos 5.1 ainda sou virgem em intervenções de rejuvenescimento, fora os cremes básicos (caros, Vichi Maria!), filtros solares e tratamentos contínuos anti-rosáceas.

Botox - Fios de Sustentação - Lipo de Papada - Toxina Botulínica - Bioestimuladores - Preenchimento - Enzimas Skinbooster - Limpeza de pele - Peeling.

O cardápio é farto; as promessas, muitas e a conta bancária mixa.

As amigas, maravilhadas, comentam suas mais recentes diabruras nas clínicas dermatológicas enquanto me sinto aquela bruxa carcomida do Gretel & Hansel assistido dias atrás. É o futuro à minha frente, despido de maquiagem.

Os contos de fada são, de fato, histórias de bruxas tingidas de frescor juvenil pela Disney.

Não tô disposta a envenenar, amaldiçoar, mandar matar uma linda beldade de 20 para retornar à juventude perdida.

Pero que dá vontade, dá.


Comentários

  1. Hahahaha... muito bom, Lulu!
    😘

    ResponderExcluir
  2. Maravilha lu!!! E nem eu! Deixa a menopausa tomar conta! Reposição NUNCAAAAAA. E quem disse que os ovários querem estrogênio de volta??? Quem disse? Ahahahahaaha

    ResponderExcluir
  3. O que mais gostei foi a boca de ventrículo! Nunca havia escutado tão grande e real comparação! Arrasou, Lulu!

    Andrea Santos

    ResponderExcluir
  4. Kkkkkk adorei!

    Karol Simões

    ResponderExcluir
  5. Acho que ficar mais parecido com o tempo deve ser levado com menos rigor por todos nós. Os cabelos brancos, a experiência positiva ou positivada por nós na aprendizagem do crescimento da alma faz bem. E cá para nós, sempre foi louvada a senilidade acompanhada de sabedoria. Então aqui vamos nós. Cada um a seu ritmo. E que sejamos todos felizes. Excelente texto. Eicha! Quase começo a fazer um ctrl c, v. Obrigado Lu.

    ResponderExcluir
  6. Verdade, Lu, não tem pra onde correr, só fazendo botox, cirugia plástica e outras coisas se tratando de manter bela como se tivesse 20 aninhos. Bom eu só sei que eu não entro nessa e mesmo porque sou medrosa e não tenho esse dinheiro todo pra investir em estética.

    Leila Cruz

    ResponderExcluir
  7. muito ótimo!!!! Nesse vc se superou…já li duas vezes e ainda estou rindo. Parabéns, Lu, sempre!

    Cynthia Chayb

    ResponderExcluir
  8. Kkk
    Chega uma hora que a gente desiste de gastar tempo e dinheiro brigando com o inevitável . Eu já estou nessa fase.
    Só que ainda pinto o cabelo . Nesse quesito fui pressionada pela família
    Kkk

    Karla Liparizzi

    ResponderExcluir
  9. Me identifiquei. Ainda bem que agora a vibe do momento é o natural que sempre curti. Cabelo ao vento, rosto com história da sua vida, cara lavada com batom. Isso é para os fortes. ��

    Renata Assumpçāo

    ResponderExcluir
  10. Um exagero de eufemismo. Hahaha.

    Claudia Boldrini

    ResponderExcluir
  11. Bom dia! Li agora seu texto da mulher empoderada e do alto dos 88 afirmo: 'se não tiver vontade + esforço não adianta. Fiz cirurgia para diminuir a barriga e veja o resultado.

    Paula Mello

    ResponderExcluir
  12. Ótimo, adorei! Já não sou mais virgem, kkkkk

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito.
    ironia fina.

    Agenor

    ResponderExcluir
  14. Morri de rir, nossa,
    É tanta mudança que às vezes acho que
    Mudei de corpo e nao me
    Dei conta!
    O jeito é aprender a viver na casa pos50!
    Com seus recobos, cores gastas, paredes lascadas… mas alegre, com histórias, com risadas!

    Carla Conti

    ResponderExcluir
  15. Sejamos resistência! Ao natural e avante!
    Monsieur.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia irmã querida!
    Ficou muito bom esse texto!!
    O envelhecer nos exige um outro olhar sobre nós mesmos...
    Uma imprescindível sabedoria para não se deixar cair nas armadilhas que nos tiram o sono e nos deprimem.
    Afastar das comparações (com o que éramos até outro dia; com pessoas de mesma idade e por aí vai...).
    Querer a qqr custo, manter a aparência, o invólucro jovem qdo isso biologicamente será impossível...
    Mas envelhecer com benevolência com suas mazelas, de dentro e de fora, com qualidade de vida, energia, boa saúde e cuidados pessoais e de saúde física e mental (higiene, alimentação, atividade física, etc., atividades culturais), além de um bom relacionamento social, incluso o afetivo, o sexual, se isso lhe importa, é algo que está nas nossas mãos...
    É só querer e ter atitude.
    E nos faz muito bem para auto estima, nos entusiasma, nos enche de energia, nos resignifica a vida...
    E ter sonhos, projetos...lutar por eles...
    A vida é bela, é bênção que não pode ser desperdiçada...
    E é tão pulsante, forte e resiliente, que não se abala por rugas, perda de massa óssea, massa muscular, por redução da destreza ao longo dos anos...
    A senha é a habilidade, a complacência e flexibilidade para lidar com as mudanças, para adaptar-se...
    Vida é movimento, respiração!!
    "Água parada, apodrece", nos ensina os orientais...

    Marilena Holanda

    ResponderExcluir
  17. eu ri... estava discutindo isto com umas amigas: os procedimentos são bons, mas há que se ter algum bom senso para que todo mundo não fique com a mesma cara, tudo esticado igual, com todos os excessos!

    Bianca Duqueviz

    ResponderExcluir
  18. A caminho dos meus 70, vejo seus 5.1 quase como uma passagem divertida, Luciana. Quero me lembrar todo dia que a vida oferece outros desejos, possibilidades e realizações bem mais atraentes que guerrear contra as rugas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos