Follow that cat





Gatos podem passar a vida inteira aquartelados num apartamento. Estoicos, reinventam a si mesmos diariamente. Não parecem se entediar com a rotina geograficamente limitada. Não sofrem de autocomiseração nem buscam aprovação.

Deslizam entre os móveis, escalam as janelas, fecham os olhos e deixam o sol amornar o corpo num salutar abraço.

Às vezes, concedem aos bípedes um pulo de gato e vêm para o colo. Ficam o tempo que lhes convém e retornam à existência lânguida, impávida e reservada de suas almas plenas.

Gatos não perdem a curiosidade. Por isso, encontram prazer em qualquer distração. 

Eles encaram os humanos de igual para igual, não como os cães, geralmente submissos.

Felinos domesticados, mas só até certo ponto. Não atendem pelo nome se não estiverem a fim, por exemplo. Não pedi para me chamar Leopoldina, o problema é seu.

Gatos são muito fotogênicos. Sua figura esguia e flexível é a elegância que gostaríamos de refletir no espelho.

Eles são autênticos e descolados de verdade. Não têm pretensão ou prepotência, apenas são e estão no tempo presente, sem arrependimentos e sem expectativas. 

Gatos cabem em brechas, em cantos e em caixas pequenas. Eles colocam a pata pelas frestas das portas e arranham o ar com golpes literalmente baixos. São assustadores como o olhar de Jack Nicholson em O Iluminado, porém zombeteiros como a deliciosa Jeannie é Gênio: aparecem e desaparecem num piscar de dedos com aquela expressão safadinha. 

Incrível a materialização e a desmaterialização dos gatos. Estão e não estão ao seu lado, nos cômodos da casa... Somem e ressurgem quando bem entendem e em lugares inusitados: no varão da cortina, embaixo do armário do banheiro, dentro da mala, detrás da samambaia, na gaveta de calcinhas.

As unhas afiadas e retráteis resistem. Perene aviso da selvagem essência, ainda que encarcerada por metro quadrado. Se soltos estivessem, caçariam. Embora presos, mantém a dignidade Mandela.

Gatos apreciam a própria companhia. São inteiros, hipnóticos e lisérgicos. Convivem com pessoas há tantos séculos e não se contaminam com mesquinharias. 

Todo gato é Buda (esfinge, bruxo, mago), Exu e São Francisco. 

Comentários

  1. hahaha, adorei!

    Débora Cronemberger

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a gente aqui de casa não sabe? Temos o gato Wilson, deste jeitinho, jeitinho.Agora maus velho dorme o dia todo! Acordado de noite! Guloso, quer comer a ração da Zara..

      Excluir
  2. Amoooo gatos por tudo isso que eles são e representam: independentes, afetuosos adaptáveis, manhosos, altivos.. Tenho um gato, meu xodózinho!😍

    ResponderExcluir
  3. Haha, ótima. Mas discordo de uma coisa, gatos se acham (e possivelmente sejam) superiores.

    Marisa Reis

    ResponderExcluir

  4. Vixe, eu vejo tantas características felinas em você! É um elogio! :) Como eu disse, amo cachorros (bichos em geral, apenas raras exceções), mas admiro muito o amor-próprio que o gato transmite. E quando ele se doa para alguém, é uma baita deferência. Como já li por aí, "o cão aceita você como chefe, o gato quer ver o seu currículo".

    Débora Cronemberger

    ResponderExcluir
  5. São instigantes. Mas tenho uma certa apreensão com eles... não sei explicar o motivo, só tenho medo. Rsrsrs.
    Ano passado levei um passa fora de um. Ele estava deitado na entrada da transportadora que fui, quando me aproximei ele pulou em mim e ficou me seguindo me espreitando, nunca tremi tanto.

    Anna Luiza

    ResponderExcluir
  6. Quase (ênfase hiperbólica no "quase") me convenceu a ter um.

    Valdeir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha vida e a do meu esposo é mais completa por causa deles. Burroughs, por exemplo, chegava a dizer: "Meu relacionamento com os meus gatos me salvou de uma ignorância mortal, absoluta."

      Excluir
  7. Perfeito. Ponho aqui o selo ISO9001 da Compliance. "São lisérgicos", adorei!

    Adriana Capelloza

    ResponderExcluir
  8. Que texto lindo!

    Marcus Vinícius

    ResponderExcluir
  9. Você nos civiliza com estes gatos tão invejáveis. Adorei!

    Lunde Braghini

    ResponderExcluir
  10. Amo gatos! Sempre gostei, eles combinam com a minha personalidade. Tinha uma gata, que morreu e agora tenho o Nino.

    Andreya

    ResponderExcluir
  11. Oi Luciana! Tenho lido aqui e ali... Muito bom!
    Emprestei seu livro pra uma amiga. Ela adorou! Disse que são textos maravilhosos! Bons de ler e refletir!
    Excelente final de semana! Quinta já é quase sexta! Kkkkk
    Bjo,

    Ana Cristina

    ResponderExcluir
  12. Um tal Freud já dizia que tempo gasto com gatos nunca é tempo perdido. Aliás, o arremate da "dignidade Mandela" ficou demais, hein?

    Wainer Martins

    ResponderExcluir
  13. Oi Lu ! Amei. Já mandei para amigas gateiras.
    E aqui na Vila Mariana, onde ainda há muitas casas, tb há muitos gatos. Eu e as meninas adoramos andar à pé p ver os gatos nas janelas.
    Uma coisa que eu adoro na minha gata é que ela me ajuda a me conectar com a natureza. Às vezes parece que está meditando.Quieta sem fazer nada; só sendo gata mesmo.

    Karla Liparizzi

    ResponderExcluir
  14. Nossa geração viu os gatos migrarem dos telhados e muros pros apartamentos e tenho saudades de vê-los andar pelos telhados e desafiar a gravidade andando em cima dos muros, como me lembro de ter visto uma gata levando um a um seus filhotes pelo cangote andando sobre um muro estreito que, à certa altura, tinha um degrau de 1,5m por onde ela saltou sem exitar!

    Elisabeth Ratz

    ResponderExcluir
  15. Sensacional esse texto. Muito fidedigno ao felino. Muito bem escrito, gostei muito.

    Dorvalina

    ResponderExcluir
  16. Lu amei demais esse texto, você conseguiu descrever os nossos gatos com tanta elegância e gentileza, até me emocionei lendo e lembrando das coisas que minha jhully apronta como vc mesma já escutou varias vezes nos nossos momentos de beleza, o que mais amo na minha jhully e a autenticidade dela e como se impõe, como sabe que faz parte da família, que é uma igual comigo, e não submissa sabe que é minha filha de coração ❤️

    ResponderExcluir
  17. Descrição perfeita. Rs. Isso mesmo.

    Sebastião Reis

    ResponderExcluir
  18. Adorei! Incrível como descreveu meu mais novo e especial amigo, Lótus. Obrigada por isso! Só me resta compartilhar.

    Maria Aparecida

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos