Ópios





Mais um Copa se inicia apesar dos protestos, das injúrias e das difamações. Afirmo difamações porque coitado do futebol, sempre culpado por “alienar as massas”. Pão e circo, dizem os ditos politizados; os que pairam acima do bem e do mal com seus jargões politicamente corretos de quem frequentou mestrado e doutorado e se acha mais ciente das coisas do mundo.

Ópio do povo sempre vai existir, e de vez em quando é bom ficar doidão de alegria, pegar leve, se divertir. O problema dessa geração engajada de hoje é essa chatice de debater tudo seriamente até os ossos. E é fácil utilizar o futebol como alvo perfeito para levar flechada, como se as mazelas do Brasil se perpetuassem por causa dele.

Os EUA são o que são e a população é viciada em basquete. O Japão é o que é a população reverencia o Sumô. A Alemanha é o que é e investiu com garra nas categorias de base para ter jogadores de futebol do nível que tem. O Canadá é o que é e o hóquei no gelo arrasta multidões (para os padrões canadenses) aos jogos. Espanha, Portugal, França, Inglaterra (onde o esporte inventado por eles é sacralizado) são o que são e as nações seguem evoluindo bem, obrigado.

Então, seria legal parar de falácia e atacar os reais dilemas de frente. A questão não é o ópio, porém a falta do contraponto fundamental: a lucidez.

Outubro tá chegando, galera! Não vai dar para fazer muita coisa diante dos candidatos que nos restam. Mas tentemos ser lúcidos. E viva a Copa! Dá-lhe, Brasil!


Comentários

  1. Ai, Lu... teu gosto por esportes contagia! Eu sou bem alheia, minha caracolice não combina com o dinamismo atlético e aeróbico rsrs... Mas tua tese é ótima, a foto linda e acho que vou compartilhar a reflexão. O mundo tá chato demais com a dissecação politicamente correta....

    Ana Cristina

    ResponderExcluir
  2. Se pudesse, via todos os jogos. As mesas da noite não perco. Comprei camiseta pra turma toda! Meus netos estão aprendendo a torcer, não desgrudam dos álbuns. Estão aprendendo português, geografia, história, que adversários não são inimigos e que todos os amigos torcem por um mesmo time como deveriam torcer para o Brasil.

    Ângela Sollberger

    ResponderExcluir
  3. Ontem li um post assim: enquanto você assiste à Copa eles te roubam; enquanto você assiste a seu filme iraniano, ele te roubam igual.
    Adorei!

    Ceci

    ResponderExcluir
  4. O esporte faz parte de educação (cultura) de qualquer lugar civilizado! Devemos torcer respeitando os limites da civilidade. Torcer pelo esporte brasileiro é muito bom! A corrupção no Brasil se deve a ausência de valores que deviam ser parte obrigatória do ensino. É ausência de formação moral e como tal pode ter consequências na política, no futebol, na economia e na vida diária de todos nós! Se temos democracia devemos ter formação moral para exercê-la!

    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  5. Também acho que o culpado não é o futebol! Obviamente o futebol entretém e pode ser uma distração do problema real. Ok, então tratemos do problema!
    Futebol é o esporte mais popular do mundo!
    Eu gosto!
    Viva a copa!

    Rodrigo Holanda

    ResponderExcluir
  6. Ausência de discernimento e bom senso, de visão do todo...
    Falta muito e para muita gente, mas cortar a alegria é demais!!!

    Marilena

    ResponderExcluir
  7. Disse tudo, Lú! Vou compartilhar.
    Bjcas,

    Renata Assumpção

    ResponderExcluir
  8. Pão e circo é melhor que depressão. Tomara que a seleção apresente um bom trabalho.

    Lara

    ResponderExcluir
  9. Excelente!

    Juliana Cruz Brandão

    ResponderExcluir
  10. Se os 11 em campo forem tão afiados e precisos como você no teclado, a gente vai se dar bem!

    Valdeir Jr.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos