Intangíveis e Fundamentais



Related image


O laço sutil e, muitas vezes, quase sobrenatural do afeto. Conexões telúricas, gosto de afirmar, sobre as coincidências de almas que, um belo dia se esbarram e se misturam numa ligação tão forte e autêntica que sentem quando uma necessita da outra. Amizade intuitiva, sexto sentido. Será mesmo que a gente pressente os anseios de quem carregamos no coração? 

Estava no submundo, porão, enterrada por toneladas de concreto que praticamente impossibilitam o acesso às redes sociais; dificultam a interação humana atrás de portas fechadas e corredores extensos e frios e, pior, bloqueiam os raios salutares do Sol. Num ambiente adverso assim é fácil se sentir, literal e metaforicamente, uma topeira. Subsolos de Niemeyer que, lógico, deveria ter uma linda sala com vista panorâmica da marina de Botafogo com o Pão de Açúcar ali atrás. 

A falta de luz natural cabe aos animais que não precisam da visão para se alimentar da beleza do mundo. Não é o caso dos humanos, exceto dos cegos, coitados. E nessa pena expressada não há preconceito, entretanto a constatação de que eles perdem grande parte das coisas boas da existência: cores, expressões faciais, peripécias caninas e felinas, paisagens... 

Mas onde é que esse texto vai parar? Ideias têm caminhos próprios, peço perdão, pois comecei sugerindo algo e fugi completamente do tema, que pretendia exaltar o bem que me fez o primo-irmão ao me resgatar dos sentimentos lúgubres provocados pelo upside down world. Sua simples intervenção pelo what’s app se transformou no clarão debaixo da terra, transportando-me do tédio solitário de uma sala vazia e sem janelas para uma brincadeira instigante e divertida. 

Não sabia ele que estava me salvando. Todavia, creio nas tais conexões telúricas que presenteiam os que se amam com encontros intangíveis. 

Reproduzo, a seguir, nossa conversa e convido você a fazer a sua lista. Tenho certeza de que vai passar o resto do seu dia rindo de bobeira quando pensar em acrescentar mais um nome a ela! 

Primo: Tem um livro póstumo do Renatão (o Russo) causando sensação nas livrarias. Um livro de listas. Já ouviste falar? Nesse livro ele faz listas aleatórias. Ou não. As pessoas com quem ele queria sair pra jantar; os lugares que queria conhecer. Os livros que mais gostou; os filmes que mais assistiu. Coisas assim. 

Inspirado nisso, montei minha lista de pessoas que eu gostaria de ter numa mesa de boteco. Vai ter que ser uma mesa grande. 

Tem um lado muito revelador nessas listas. A minha revela minha futilidade. Não tem nenhum economista, pensador, intelectual, sociólogo, filósofo, político. 

Prima: Soube desse livro do Russo, mas não sabia que estava fazendo sucesso. Mesa de boteco tem de ter gente comédia, gente leve... Também não colocaria nenhum desses profissionais, principalmente antropólogo e sociólogo, Deus me livre, o povinho chato!!! Kkk! 

Quem estaria na sua? Na minha, a amiga Marisa, claro, ela me faz rir demais!!! E você!!! E o Webster e o Bruno, sobrinho do Bernardo, que também me fez rir muito em NY. Gente sarcástica e irônica não pode faltar. O pai da Marisa, Tio Raimundo, seria uma boa. Gente que fuma e bebe, of course, pra fazer contraponto comigo, uma careta sem graça. 

Sua irmã, prima Dje, que gosta de rir e tem uma risada ótima! E a Ceci, perfeita: boa de copo e divertida pacas! Geysa, JJ, a risada mais sensual do universo e o marido dela, Paulo, que é músico bissexto. O meu amigo Rodrigo e o meu sobrinho Rodrigo, o contemporizador. E pessoas que gostam de livros e filmes, pra rolar muitas dicas boas. 

Primo: Ô, prima...assim você me comove. Todavia, a proposta da lista é ser mais utópica. Com gente viva ou morta que você só alcança nos sonhos. Vou te mandar a minha e, depois, montar uma mais *possível*: 

Tim Maia 
Paulo Francis 
Tônico Pereira 
Pedro Cardoso 
Fernandas 1 e 2 
Maria Beltrão 
Leandro Karnal 
Regina Casé 
Viviane Mosé 
Adélia Prado 
Rubens Alves 
Ariano Suassuna 
Tatiana Werneck 
Fábio Porchat 
Marcelo Médici 

Prima: Eco, detesto o Fábio e a Tatiana!!! Uns chatos egocêntricos!!! 

A Viviane me parece intelectual demais, estilo antropóloga xiita. Não chamaria, estou traumatizada com os acontecimentos recentes envolvendo antropólogas! KKK! 

Adélia, ok! 
Ruben, ok! 
Karnal, não sei. Talvez o Pondé. 
Tim Maia, claro! 
Tônico Pereira, ótimo! 
Paulo Francis, sem dúvida! 
Fernandas, sim! 
Casé, acho mascarada, meio fake. 
Beltrão, boa! 
Ariano, sim. 
Pedro Cardoso, pode ser. 

Vou pensar na minha utópica aqui... Esqueci de dizer que uma boa mesa de bar tem de ter o rabugento, o do contra, o pessimista. A minha lista utópica seria recheada de escritores e artistas, menos da TV e Cinema do que das artes plásticas em geral. 

Poderia ter: 

André Abujamra 
Paulo Tiefenthaler 
Adélia Prado 
Papa Francisco 
Obama 
Woody Allen 
Robert Redford 
Elke Maravilha 
Sandra Annenberg 
José Simão 
Chico Pinheiro 
Sandra Passarinho 
Meryl Streep 
Raul Seixas 
Mozart 

Sei lá, dezenas de músicos e escritores, todos uns beberrões inconformados:). E há de ter pessoas espirituosas e espirituais. A monja Cohen de repente... 

Primo: É um exército gostoso, né? A lista não acaba nunca. O Paulo Tiefenthaler foi uma ótima lembrança. O cara é meu guru, meu xamã, meu pajé, minha referência máxima desde que vi *Larica total* pela primeira vez. 

Pra mim, Adélia Prado, Rubens Alves e Ariano Suassuna preenchem a cota *espiritual*. Eles fazem bem ao meu espírito e alma. Estranhei não ter nenhum atleta ou esportiva na sua lista 

Prima: Sim, esse trio faz um bem danado ao espírito!!! E Larica total é obra-prima! Pois é, fiquei pensando nisso. Geralmente os atletas profissionais têm um papo limitado ao universo deles. É uma galera meio rasa! Kkk! Ou são jovens demais e não tenho paciência com a inconsistência da juventude! Kkk! Mas talvez a Martina Navratilova... 

Primo: Mas pense nas histórias saborosas que um Nelson Piquet teria. Hã? E ele teria um duplo papel: poderia ser também o chato rabugento da mesa. Falando em Nelsons, faltaram o Rodrigues e o Mandela. 

Prima: Ah, sim, mandou bem! Piquet, sem dúvida!!! Mas nunca penso em Fórmula 1 como esporte. Nelson Rodrigues e Mandela, dupla perfeita! 

Agora passo a bola pra você que me leu até o fim! Conecte-se a um afeto e brinque! 




Comentários

  1. Exercício difícil este de montar uma mesa de bar com celebridades...Minha mesa real tem sempre a galera Tropical, garantia de ótimos momentos.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que ótima idéia!!!
    Me inspirou...😋

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos