Borboletas no estômago





Melhor do que o Dia dos Namorados seria celebrar o Dia dos Enamorados. E qual é a diferença? Você vai perguntar. Toda, respondo. O namorado é palpável, concreto. É um produto pronto e acabado, digamos assim. O enamorar-se é uma ação, um fazer, um processo; algo sutil e abstrato. 

Melhor, portanto, ser enamorado/a do que ter namorado/a. Porque ao enamorar-se você pode até mesmo encontrar um namorado/a que valha a pena e se transforme no seu grande amor. Mas ter apenas o namorado/a, sem estar enamorado/a, não vai lhe levar para muito longe da solidão. 

Enamorar-se é uma atitude diária de romance com a vida. É se apaixonar pelas delicadezas que se apresentam na rotina de atribulações que cada um conhece muito bem. É ver graça patética no café derramado na roupa; na chave do carro desaparecida dentro de casa; no atraso corriqueiro que seu filho proporciona por levar anos tomando o Nescau da manhã. 

Sei, é difícil amar tudo isso todo dia. Mas que tal se hipnotizar por aquela árvore que fica na frente do seu prédio, tão linda, anciã e ainda verde? Pela réstia de sol que entra sem se fazer de rogada bem no meio da sala? Ou com o Lulu da Pomerânia que cruza a sua calçada com leveza e peraltice? 

Você não é do tipo que se abala com os espetáculos da natureza e odeia cachorros? OK, tudo bem, porém você pode se enamorar das histórias de superação compartilhadas nas redes sociais. Na grandeza e na fortaleza que existem nos gestos humanitários; na solidariedade de desconhecidos para desconhecidos; na honestidade de pessoas que movem céus e terras por uma boa causa. 

Não, você não é sensível às dores do mundo? Então quem sabe se enamora da sua cidade-natal ou da cidade que escolheu para fincar raízes. Derreta-se pelas opções gastronômicas e culturais que estão à sua espera, a cada nova programação, por que não? Verta lágrimas ao beber aquele cabernet sauvignon ou suspire emotivamente diante de um quadro de Leonardo da Vinci no CCBB. E se de repente você se enamora pelo livro que está lendo ou trava a garganta ao som da orquestra sinfônica de Quixeramobim? 

Não curte Caderno Dois? Então se arrepie no passeio de bicicleta; sinta borboletas no estômago descendo de rapel; paquere aquele horário para malhar como algo sensual, saudável e bonito que você faz para você mesmo. Não? Não faz o estilo esportivo? Então mergulhe no amor platônico das massagens terapêuticas; da meditação. Caminhe pelas alamedas e descubra que tem pulmões para aspirar o perfume do amor. 

Todavia se você for do tipo caramujo, enrosque-se na sua família. Se enamore dos seus filhos, do/a seu esposo/a, de seus pais, tios e primos. Chore de felicidade por tê-los por perto. E deixe esse sentimento bem claro para que eles entendam como são imprescindíveis para você. E brigue um bocadinho com todos também, pois um bom enamorado é passional, vibra e se levanta para demonstrar sua paixão. 

Agora acredito que você já tenha entendido porque enamorar-se é muito mais vantajoso do que ter namorado/a. Enamorando-se você pode ser bígamo e adúltero sem infringir a lei ou sem machucar ninguém. O coração lotado de pessoas, paisagens, situações, surpresas, sustos e desafios.

Ser enamorado é uma postura de aproveitar a estadia no planeta com olhos recém-nascidos. É ter taquicardia e sudorese pelo simples fato de ser um ser humano pronto para o que der e vier, inclusive, namorar.


Comentários

  1. A não ser que você vá passar por um exame chamado PET Scan, que lê até maus pensamentos hahahaha!!!!! Enamorar-se é delicioso...

    Ana Cristina

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo, Luluca!

    Lourdes Costa

    ResponderExcluir
  3. ..."enamorar-se é uma atitude diária de romance com a vida"...ser enamorado é uma postura de aproveitar a estadia no planeta com olhos recém-nascido.."
    Uau amiga vc se superou, não tive como não transcrever, a essência que a minha Alma captou como um resumo deste belo texto.
    PARABÉNS!!!!!
    Cynthia

    ResponderExcluir
  4. Profundo, hein? Legal. Gostei!

    Antônio Augusto

    ResponderExcluir
  5. Lu, que texto lindo. Obrigada por tornar esse dia mais bonito! 🥰

    Onívia

    ResponderExcluir
  6. Não podia ser agraciada 🙏com texto mais lindo, nesse dia dos “enamorados”💙🩷e como gosto Lu desse termo…sim, vc descreve um ser humano da mais alta qualidade, um entusiasta pela vida, pelo agora, pelo presente, penso que pra que a gente consiga verdadeiramente ter esse sentimento, passa primeiramente pelo “enamoramento” de nós mesmos a partir daí, tudo o mais será sentido, percebido como dádivas 🙌🙌bjão! Amei💕
    Cynthia

    ResponderExcluir
  7. Concordo adorei, o importante é o amor nas mais diversas formas.♥️♥️♥️

    Renata Assumpção

    ResponderExcluir
  8. Que bela crônica, digna de um bom jornal! Obrigada ♡♡

    Ana Cristina Aguiar

    ResponderExcluir
  9. Fiquei enamorada pelo seu texto.
    Para nós, casadas a tanto tempo, enamorar-se é o segredo da vivência a dois e também familiar.

    Priscila Mattos

    ResponderExcluir
  10. Querida Luciana.
    Texto muito bonito!!
    "Namorar", e "enamorar-se".
    Realmente, são ações muito diferentes!!

    "Você não é do tipo que se abala com os espetáculos da natureza e odeia cachorros?"
    Esse seu amigo aqui, é o oposto!! A Natureza sempre me impressionou muito!!
    E, gosto muito de cachorros!!

    "OK, tudo bem, porém você pode se enamorar das histórias de superação compartilhadas nas redes sociais. Na grandeza e na fortaleza que existem nos gestos humanitários; na solidariedade de desconhecidos para desconhecidos; na honestidade de pessoas que movem céus e terras por uma boa causa."

    Eu poderia ir comentando todas as partes do seu texto. Muito legal mesmo!!

    Depois vou tentar ler junto com a Eliane.
    Vamos ver se dá certo!!

    Um abraço para o Bernardo.
    Um beijo pra você.

    Paulo Magno

    ResponderExcluir
  11. Ah, Lu, eu amei esse texto, que texto maravilhoso! Você e a sua sensibilidade ímpar! Bom demais ler você! Feliz Dia dos Enamorados!

    Cândida Veloso

    ResponderExcluir
  12. Excelente Lu. Família, família, família.

    ResponderExcluir
  13. Adorei o amor platônico das massagens terapêuticas. Haha!
    E o q dizer da bigamia do penúltimo parágrafo?
    Grata pelas inúmeras - e criativas opções q vc sugeriu. Beijocas- bolhas.

    Claudia Boudrini

    ResponderExcluir
  14. Estou encantada 😍 enamorada com esse texto! Lindo demais! Parabéns!
    Joyce

    ResponderExcluir
  15. Simplesmente encantador!!
    A vida tem que ser vivida e sem enamorar-se, se perde a essência, os detalhes que a locupletam...
    Adorei seu otimismo vibrante!
    Amo muito você, irmã!!

    ResponderExcluir
  16. Ameiiiii! Como eu me enamoro com as suas escritas!!! São tão refrescantes e inspiradoras!!! Amo! 🥰😍✨

    Cyva Abreu

    ResponderExcluir
  17. Genial 👏🏻👏🏻👏🏻😍😍😍

    Roberta

    ResponderExcluir
  18. Me sinto lida completamente nesse texto.

    Re Osório

    ResponderExcluir
  19. Que texto maravilhoso! Um refrigério!

    Luciana Barreto

    ResponderExcluir
  20. Enamorei-me do seu texto...olha que você escreve muito bem sempre, mas para escrever este vc devia estar profundamente enamorada! Belo para ler e reler!!!
    BJ,
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  21. Uauuuuuuu! Arrasou muito! Que texto lindo! "...aproveitar a estadia no planeta com olhos recém-nascidos." Que lindo isso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos