Avance uma casa






“A vida só é possível reinventada”, adiantou Cecília Meireles muito antes de eu vir ao mundo. E amanhã eu renasço. Embrião que cresceu sem pedir licença, dando susto na mãe de cinco, cobaia das pioneiras pílulas anticoncepcionais. Pedante, furei o bloqueio. Tinha de vingar para dar o último sopro de vida ao pai moribundo que me viu nascer, fez honras de churrasco de batizado, encomendou fotos chiques de álbum grande e morreu antes que eu desse os primeiros passos. 

O anjo torto assim quis que seguisse canhota e solitária entre as gentes grandes. Medrosa de ficar sozinha e obcecada com uma história sobre baratas. Sentada ao pé da mãe que lia o jornal e noutras vezes sumia em longas viagens. 

Fazer aniversário é paradoxal. Alegria de chegar até aqui, com a mala cheia de cicatrizes e memórias agridoces. Mas também melancólica certeza da passagem dos anos que galopam selvagemente ao encontro do futuro de inevitáveis outras perdas. Quanto mais avançamos, mais nos expomos ao risco da ausência. 

Ainda assim, gosto de relógios. Gosto de marcar os momentos por números e datas. Gosto da ideia de avançar, apesar da angústia. Gosto também de encomendar bolos cada vez mais densamente achocolatados, num ritual de purificação do paladar. 

Não obstante aniversários sejam indefectivelmente anuais, não custa renovar os votos, reconhecer as dádivas, redobrar os cuidados, reabrir os olhos, reanimar a alma, redescobrir as delicadezas, reatar laços, reagir à inércia, revolver os sentimentos, readaptar os óculos para o grau a mais de cansaço; refazer as rotas, repetir os abraços, relaxar; repor o copo meio vazio com água benta de esperança; rediscutir o sexo, o casamento e os problemas do Brasil; reciclar roupas e papéis literais e metafóricos; reduzir o pessimismo e o colesterol; recobrar a leveza e reutilizar o amor até ficar puído. 

Afinal, a vida só é vida reinventada e, além do mais, hoje é sexta! E as sextas são sublimes desculpas esfarrapadas para ser feliz.


Comentários

  1. Luciana,

    em todos estes anos acho que este foi o parágrafo mais inspirado que você já escreveu. Pelo menos, foi o que mais me tocou...

    "Fazer aniversário é paradoxal. Alegria de chegar até aqui, com a mala cheia de cicatrizes e memórias agridoces. Mas também melancólica certeza da passagem dos anos que galopam selvagemente ao encontro do futuro de inevitáveis outras perdas. Quanto mais avançamos, mais nos expomos ao risco da ausência. "

    Parabéns por mais um ano. Espero poder dar um abraço amanhã.

    Beijos,

    Lara

    ResponderExcluir
  2. Graças à Deus vc existe e continua a nos inspirar em reflexões tão profundas...e adorei ..."ao encontro do futuro de inevitáveis outras perdas", essa a vida, a mais nobre expressão da Consciência, tendo como extensão o corpo e a mente.
    Beijo no coração...Namastê!
    Cynthia

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas lindas palavras e por nos fazer acreditar que somos feitos nelas e delas. Seu dom e sua vontade de usá-lo nos ilumina!
    Um grande e carinhoso abraço,

    ResponderExcluir
  4. É isso...
    Com o passar do tempo, vamos sempre reavaliando tudo!! Legal !!

    E assim, selecionando, e separando o que é importante, do que não é.

    Minha amiga Luciana,

    QUE AMANHÃ VOCÊ TENHA UM ÓTIMO DIA!!
    VIVA O SEU DIA!!
    E VIVA VOCÊ!!

    Um beijo,
    Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Ahhhh, Luzinha! Sem palavras! Você consegue se superar, sempre! :) Obrigada pela enxurrada de sentimentos com que você nos atropela!!! Feliz aniversário, lindona! Que seu dia seja só de alegrias!!! :)

    ResponderExcluir
  6. Parabéns mais uma vez! É uma dádiva poder envelhecer com dignidade ao lado de pessoas queridas, e poder aceitar e conviver com os nossos próprios defeitos, manias, etc etc, que todos nós temos, não tem pra onde correr!

    beijo grande Lu!

    Leila

    ResponderExcluir
  7. E viva os seus anos vividos. Posso te dizer que é doce envelhecer, a vida fica mais leve e o desejo por ela é cada vez mais intenso. Com certeza a reinvenção dos anos é nossa maior e mais prazerosa aventura.

    Ana Paula

    ResponderExcluir
  8. Hoje é dia do seu aniversário e tenho certeza de que você fará o dia render felicíssimo. Procurei as melhores palavras, acabei só encontrando as dos outros para exprimir algo bonito, sensível e original... Ontem li um post da Roseana Murray (minha amiga de face rsrsrs), que achei a tua cara:


    "Ontem minha amiga Monica me disse: já somos uma tribo.
    Amo a palavra tribo. Mas depende do que une a tribo.
    Saramago uma vez disse numa conferência, eu estava na plateia:
    "Existe no mundo a tribo da sensibilidade".
    E os amigos são a tribo mais maravilhosa do mundo. Um grande exercício de amizade é ficar atento. Se meu amigo(a) precisa de algo e eu posso ajudar, tento ajudar. Para mim é quase um ofício. Sou exímia tecelã de redes.... (grifo meu)

    Vejo em você a capacidade de ficar sempre atenta às amizades e uma capacidade enorme de tecelar redes de amigos!
    Parabéns! Pelo aniversário e por completar mais um ano de vivacidade sempre à flor da pele, a qual sempre contagia os que estão perto de você.

    Um beijo grande da sua amiga nômade, diretamente de sua concha ora estacionada num "banco de areia" imaginária em Curitiba,
    Ana
    Ana Cristina de Aguiar Bernardes
    VIKING Consultoria Editorial/Produção de Conteúdo/ Traduções
    (41) 3501 8087/ 9255 5553

    ResponderExcluir
  9. Que você possa avançar cada vez mais em direção aos sonhos que ainda estão para ser alcançados :) muita paz, serenidade, saúde, sucesso, tudo de bom :)))

    bjs!!

    Fabiana

    ResponderExcluir
  10. Vc é uma peixinha valente e sensível ao mesmo tempo! Continue nadando por essas águas turbulentas e se reinventando todos os dias! Parabéns!

    Evelyn Lara

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ousadia

Presentim de Natal

Horizonte de Eventos